MUDANÇAS...

Éramos meio ciganos...

Mal começávamos a nos adaptar numa cidade,meu pai era destacado para outra.E lá íamos nós de mala e cuia.

Eu já estava então com 6 anos quando fomos parar numa cidade mais ao sul de SC.

Novos vizinhos...novos tudo.

Eu não me conformava de já saber ler e escrever corretamente e não poder estar na escola(naquele tempo as crianças entravam no primário somente quando completassem 7 anos de idade).Queria estudar!!!

Pedi ao meu pai para me levar na escola,eu mesma tentaria convencer a diretora da minha capacidade.

E lá fomos eu e ele...rindo e brincando pelo caminho.

As sequelas da pólio ainda não haviam se mostrado,assim eu andava,corria...levava uma vida normal.

Na escola..a diretora com aquele ar austero de quem tudo sabe,e acha que está perdendo seu precioso tempo com uma garotinha idiota...que pensa que sabe ler...entrega-me um livro da quinta série primária e manda que eu leia.

Prontamente...pigarreei e começei a ler com todos os pontos e todas as vírgulas.

Ela somente olhava estupefata.

-Impossível...disse ela ao meu pai.

Voces devem ter esse livro em casa e ela decorou.

Meu pai sugeriu : Escolha outro livro a senhora por favor.

Foi quando eu conheci O pequeno Príncipe.

Li majestosamente.

E ela não se convencia.

Optou por fazer um ditado...queria saber se eu somente conhecia letras ou conseguia escrever também.

E eu escrevi certinho tudo que ela me ditava.

Ela não teve dó...foram paralelepípedos..helicópteros e outas coisas que seriam bem difíceis para uma menina que até então nunca tinha estado numa escola convencional.

Ela chamou meu pai num canto e disse:Sua filha é precoce demais,

nem mesmo meus alunos da quinta série sabem o que ela sabe.

Não me resta outra alternativa,senão a de fazer a matrícula dela.

E foi a minha primeira vitória.Sem glórias,pois ao chegar em casa,todos se revoltaram.Minhas irmãs,todas mais velhas que eu,teriam que sentar comigo no mesmo banco da sala de aula,pois as mesmas ainda cursavam a primeira série,e para elas isso era vergonhoso.Mas não dei muita importância ao fato;eu queria era estudar,tinha ansia de aprender coisas novas,descobrir novos horizontes.O resto...

Na manhã seguinte eu me encaminhava para a escola.

Levando num saco de matéria plástica,(não tínhamos como comprar uma pasta escolar)um caderno,um lápis e uma borracha.

ERA O INÍCIO DA CAMINHADA PARA A MINHA INDEPENDÊNCIA.

Mulher de Luz
Enviado por Mulher de Luz em 01/06/2009
Código do texto: T1627027
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.