Homenagem ao Dia Internacional da Mulher e um Dueto Poético de Jacó Filho e Fábio Brandão

Hebe Camargo, Joana D’arc, Princesa Isabel, Pagú, Magic Paula.

Olga Benário, Rute Cardoso, Maria de Nazaré, Maria Madalena.

Maria Quitéria, Maurren Maggi, Fabiana Murer, Luiza Erundina.

Elis Regina, Luz Del Fuego, Marina Colassanti, Marilia Gabriela, Xuxa.

Nadia Comaneci, Glória Perez, Frida Kahlo, Fernanda Montenegro.

Anita Garibaldi, Zuzú Angel, Zulaê Cobra Ribeiro, Heloisa Helena.

Gabriela Sabatini, Marilyn Monroe, Leda Nagle, Cora Coralina, Lya Luft.

Elza Soares, Bibi Ferreira, Joyce Pascowitt, Cecília Meirelles, Marina Silva.

Marta Silva, Margareth Thatcher, Madonna, Marilia Pêra, Ângela Maria.

Ana Nery, Maria Bethânia, Rita Lee, Janis Joplin, Ângela Merkel, Twiggy.

Olga Bongiovanni, Bilie Holiday, Risoleta Neves, Tati Quebra Barraco.

Daiane dos Santos, Deise Nunes, Vera Fischer, Glória Maria, Taís Araújo.

Indira Gandhi, Sara Kubitschek, Helena Meireles, Dercy Gonçalves, Alcione.

Adalgisa Colombo, Dona Zica, Dona Neuma, Denise Frossard, Odete Lara.

Inês de Castro, Marquesa de Santos, Glória Kallil, Amália Rodrigues, Cher.

Nina Hagen, Dorothéia Werneck, Rita Camata, Nair Belo, Deolinda Rainha.

Tarsila do Amaral, Lucélia Santos, Marina Montini, Inezita Barroso, Piná.

Evita Perón, Janete Clair, Madre Teresa de Calcutá, Lady Dy, Dina Sfat.

Regina Gordilho, Lucinha Araújo, Duda Yankovich, Vera Mossa, Angélica.

Nana Caymmi, Zilda Arns, Condoleezza Rice, Virginia Lane, Dona Canô.

Ana Carolina Oliveira, Viviane Sena, Márcia Haidé, Helô Pinheiro.

Cristina kirchner, Anna Paquin, Gal Costa, Anne Sullivan, Ivete Sangalo.

Irmã Dulce, Danuza Leão, Dedé Gadelha, Carmem Miranda, Débora Kolker.

Olívia de Havilland, Clementina de Jesus, Chiquinha Gonzaga, Maria Callas.

Norma Bengell, Georgete Vidor, Glória Pires, Dalva de Oliveira, Edith Piaf.

Ana Moser, Dilma Rousseff, Tisuka Yamasaki, Chanel, Mercedes Sosa.

Luiza Brunet, Sônia Abrão, Marta Rocha, Cláudia Raia, Clarice Lispector.

Dolores Duran, Maria Ester Bueno, Leci Brandão, Pitty, Vera Lucia Couto.

Ana Botafogo, Naomi Campbell, Montserrat Cabalé, Manoela D’Ávila.

Maysa, Martha Vasconcellos, Marta Suplicy, Maria Antonieta, Mirea.

Uma Thurman, Janete Arcain, Raquel de Queiroz, Gretchen, Zélia Gattai.

Leila Diniz, Benazir Bhutto, Doroty Stang, Yoko Ono, Michele Obama.

Hortência Marcari, Yeda Crusius, Bruna Surfistinha, Benedita da Silva.

Eliana Zagui, Maria da Penha, Regina Casé, Sônia Braga, Clara Nunes.

Regina Duarte, Simone de Beauvoir, Helena Camargo, Elke Maravilha.

H**

Apresentadora de TV desde a década de 50/ Heroína francesa e santa católica/

Filha de Don Pedro II que assinou a Lei Áurea / Escritora e jornalista /

Jogadora de basquete brasileira.

O**

Militante comunista alemã/ Antropóloga e professora / Mãe de Jesus Cristo/

Discípula de Jesus e considerada santa pela igreja católica.

M**

Ex -Militar e heroína da guerra da independência/ Atleta olímpica brasileira /

Atleta olímpica brasileira e recordista mundial do salto com vara /

Assistente social e política.

E**

Cantora / Bailarina, naturista e feminista / Escritora e jornalista /

Jornalista, cantora, atriz e apresentadora /...

Apresentadora, cantora, atriz, modelo e empresária.

N**

Ginasta romena / Escritora e única autora de novelas brasileiras a ganhar o prêmio emy internacional por “Caminho das Índias” / Pintora mexicana / Única atriz brasileira a concorrer ao Oscar e ganhadora do Leão de Ouro em Berlim em 1998.

A**

Guerrilheira da revolução farroupilha / Estilista e mãe do militante político Stuart Angel Jones e da jornalista Hildergard Angel/ Advogada e militante feminista/ Enfermeira, professora e política.

G**

Tenista Argentina/ Atriz americana / Jornalista e apresentadora de Tv / Poetisa e contista / Romancista, poetisa e tradutora brasileira.

E**

Cantora e sambista/ Atriz, cantora, diretora e compositora/ Jornalista e colunista social/ Poetisa, pintora, professora e jornalista/ Política, ambientalista e pedagoga.

M**

Jogadora de futebol / Política britânica e primeira -ministra de 1979 a 1990/ Cantora, compositora, atriz e dançarina/ Atriz, cantora e diretora/ Cantora.

A**

Pioneira brasileira da enfermagem/ Cantora / Cantora, compositora e instrumentista/ Cantora e compositora/ Chanceler da Alemanha e líder do partido União Democrata Cristã / A Primeira Top-model do mundo.

O**

Jornalista e apresentadora de TV/ Cantora de jazz / Ex-Primeira – dama / Cantora e compositora de funk.

D**

Ginasta brasileira /Apresentadora de TV e a primeira e única Miss Brasil negra em 1986/ Atriz e Miss Brasil em 1969 / Jornalista, repórter e apresentadora de TV/ Atriz, apresentadora de TV e jornalista.

I**

Primeira ministra da Índia de 1966 a 1980 e de 1980 a 1984 / Primeira -dama do Brasil de 1956 a 1961/ Violeira, cantora e compositora/ Atriz e comediante/ Cantora, instrumentista e compositora.

A**

Miss Brasil e Vice-Miss Universo em 1958 / Sambista da velha guarda da mangueira e esposa de Cartola/ Personalidade do carnaval / Professora, política e juíza de direito.

I**

Heroína portuguesa que se tornou rainha depois de morta/ Primeira e única viscondessa que atendia pelo nome de Domitilia de Castro e Canto Melo/ Jornalista, empresária e consultora de moda / Cantora de fado e atriz portuguesa / Cantora e atriz norte-americana.

N**

Cantora alemã/ Economista e política/ Jornalista e política/ Atriz, humorista e locutora de rádio / Líder do movimento dos sem terra.

T**

Pintora brasileira/ Atriz e cineasta/ Atriz, modelo e musa inspiradora de Di Cavalcanti / Cantora, atriz e apresentadora / Passista da escola de samba beija - flor.

E**

Atriz, líder política e primeira – dama da Argentina/ Autora de novelas de rádio, TV e peças teatrais / Missionária católica albanesa / Ex -princesa de Gales / Atriz.

R**

Dona de casa e política/ Empresária e Presidente administrativa da Sociedade Viva Cazuza / Boxeadora sérvia radicada no Brasil/ Jogadora de vôlei / Apresentadora de TV, cantora e atriz.

N**

Cantora/ Médica pediatra e sanitarista/ Secretária de estado dos EUA/ Atriz, cantora e vedete/ Mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia.

A**

Mãe de Isabella Nardoni / Empresária brasileira e irmã de Ayrton Senna / Bailarina clássica / Modelo, empresária e musa inspiradora de Tom Jobim e Vinicius de Morais na música “Garota de Ipanema”.

C**

Presidente da Argentina e advogada / Atriz que recebeu o Oscar aos 11 anos de idade como coadjuvante em “O Piano” / Cantora / Professora e educadora americana pioneira na linguagem dos sinais/ Cantora e compositora.

I**

Religiosa católica que se chamava Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes/ Jornalista e escritora /Empresária/ Cantora e atriz luso - brasileira / Bailarina e coreógrafa.

O**

Atriz anglo – americana que atuou em “E o Vento Levou” / Cantora de samba/ Compositora, pianista e regente/ Cantora lírica.

N**

Atriz, cineasta, cantora e compositora/ Técnica de ginástica olímpica/ Cantora/ Cantora francesa.

A**

Jogadora de voleibol / Economista e política brasileira / Diretora de cinema e televisão/ Estilista / Cantora nascida na Argentina.

L**

Empresária, modelo e atriz / Apresentadora, radialista e jornalista / Modelo e Miss Brasil 1954 / Atriz e bailarina / Escritora naturalizada brasileira nascida na Ucrânia.

D**

Cantora e compositora/ Tenista/ Cantora e compositora de samba/ Cantora de rock / Miss Beleza Internacional 1964 que inspirou a marchinha “Mulata Bossa Nova’’ em 1965.

A**

Bailarina clássica/ Modelo e atriz inglesa/ Cantora lírica espanhola com voz de soprano / Jornalista que ingressou na política aos 23 anos.

M**

Cantora, compositora e atriz/ Miss Brasil e Miss Universo 1968/ Política, psicóloga e apresentadora de TV/ Arquiduquesa austríaca que morreu decapitada / Jogadora de vôlei cubana.

U**

Atriz estadunidense/ Jogadora de basquete / Escritora, jornalista e dramaturga/

Cantora, dançarina e atriz/ Escritora, fotógrafa, e memorialista.

L**

Atriz/ Política paquistanesa / Religiosa norte-americana naturalizada brasileira/ Cantora, artista plástica vanguardista e viúva de Jonh Lennon/ Primeira – Dama americana.

H**

Jogadora de basquete / Economista e política/ Ex-Prostituta, modelo e escritora que se chama Raquel Pacheco Machado de Araújo/ Política.

E**

Vítima da poliomielite que se tornou uma grande pintora / Biofarmacêutica cearense, líder do movimento dos direitos humanos que inspirou a lei contra a violência doméstica que leva o seu nome/ Atriz e humorista/ Atriz / Cantora.

R**

Atriz/ Escritora, filósofa existencialista e feminista francesa / Dona de casa aposentada e mãe dos filhos de Francisco/ Modelo, manequim, jurada e atriz russa naturalizada brasileira.

Mulheres na Sociedade (Texto de Jacó Filho)

Antes confinadas ao lar ou outras atividades submissas,

A mulher é afastada das decisões e lutas por soberania...

Sua guerra é defender o lar e tribulações do dia a dia...

Alguns países ainda impõem rigores em piores premissas...

Confinadas e curiosas não restaram muitas alternativas,

Para saber da vida do marido e filhos, a intuição nasce...

Com os seus maridos em guerra, cada uma que se virasse,

Com afazeres da casa, antes do homem, tarefa exclusiva...

Previsto em profecias, mulheres conquistam a igualdade,

Esse equívoco temporário lhe sobrecarrega nesta luta...

Mas foi previsto, que será breve o tempo dessa disputa...

Destinada a assumir a liderança, o fará com sobriedade...

Mas ombro a ombro com os homens que desta vez a escuta...

Seremos em algum tempo união de intuição e força bruta...

Mulheres (Texto de Fábio Brandão)

Mulheres em sua essência são todas iguais.

Analfabetas, jovens, senhoras ou intelectuais.

Dividem sonhos em comum e os mesmos ideais.

Anônimas, famosas, pobres, ricas ou símbolos sexuais.

Religiosa ou despudorada, no fundo só quer ser amada.

É mãe, avó, filha, tia, amiga, namorada, esposa, cunhada...

Agüenta mau humor de marido, filho folgado, dupla jornada...

Mesmo assim é apaixonada, dedicada, no trabalho aplicada...

A maior de todas as suas missões ainda é a maternidade.

E a força da natureza vai resistindo firme à modernidade.

Descobriu a mulher que queimar sutiã nada tem a ver com liberdade.**

A mulher atual não quer mais buscar no homem um grande rival.

Sabe que ambos podem caminhar juntos na sociedade matrimonial.

Na igualdade entre homem e mulher é necessário algum diferencial

** Alusão há um protesto realizado no dia Sete de setembro de 1968 em que algumas mulheres queimaram os seus sutiãs demonstrando repúdio contra a realização do concurso de beleza Miss América em Atlantic City, no Altlantic City Convention Hall.

Interação de Angélica Gouvêa

F ez do teu cantinho

A colhedor e cheio de carinho

B uscou uma forma feliz

I sto no teu coração que diz

O brigada mulher por voce existir.

J untos num só coração

A nós mulheres trouxe a emoção

C ada qual deu o seu melhor

O brigada amigos pela consideração.

Interação de Edycyr Seu Amigo Fiel

** JACO E FABIO**

Já nasceste com a alma nobre

Apaixonado por todas as formas de ser

Consciente de cada ato,

Ombro amigo e carisma com simplicidade sabem ao próximo oferecer Encanta em cada verso, trazendo paz aos corações

Falam sempre com a pureza de alma, agindo com determinação Autênticos em tudo o que faz ver na mulher grande fonte de inspiração

Bendizendo ao Criador por todos os momentos,buscam viver em união

Iluminados, sejam por todo o seu viver

Orientando-nos com amor, paciência e humildade, ainda que muitos nas estradas da vida nos façam sofrer Parabens tio e paizão do coração por essa linda homenagem Que DEUS os iluminem sempre com amor

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 01/03/2010
Reeditado em 02/03/2013
Código do texto: T2113707
Classificação de conteúdo: seguro