2859- ITAVERAVA-MINAS GERAIS-CULTURA-ARTE-POLÍTICA-EDUCAÇÃO-aos 316 anos.(1694-2010) -Homenagem acróstica n. 2859-Por Sílvia Araújo Motta/BeloVale-BH/MG/Brasil-(1º de10)

2859-CIDADE DE ITAVERAVA-MINAS GERAIS-CULTURA-ARTE-POLÍTICA-EDUCAÇÃO-aos 316 anos.(1694-2010) (1º de 10)

Homenagem acróstica n. 2859

Por Sílvia Araújo Motta/BeloVale-BH/MG/Brasil

C-Cidade de Itaverava, do Séc. XVII,

I-Importante, primeiro Arraial aurífero

D-Das Minas de Entradas e Bandeiras,

A-Apresenta a valiosa referência, em 1694,

D-Da expedição de Manoel de Camargo...

E-Em registros na mineiridade altaneira,

D-Deve-se ao Cel. Salvador F. de Mendonça

E-Evidência Bandeirante de 16-07-1696.

I-Inesquecível entrada na Vila do Carmo,

T-Tendo colocado o marco em Mata-Cavalos.

A-Aí, foi construído o 2º Altar-Sacro/MG,

V-Venerado pelos Cristãos do Arraial.

E-Em 1698, chegou outra Expedição ao local:

R-Resgate histórico na Fazenda do Engenho

A-Afirma a apreensão de duas ÍNDIAS,

V-Vistas e batizadas com os nomes de Célia e Aurora,

A-(Arquivo:Museu da Inconfidência/Ouro Preto.)

M-Matriz de Santo Antônio recebeu

I-Inúmeras alterações nas construções...

N-No dia 16-jan-1752, desde a fundação;

A-A pintura do teto da Capela-Mor

S-Sinaliza o recibo do Mestre Athayde.

G-Guarda a fotografia tirada em 1922,

E-Em honra aos jogadores do campinho,

R-Reconhecidos do time “Sul América”;

A-A Corporação Musical Santo Antônio

I-Irradia até hoje muita alegria no Coreto...

S-Solares Antigos estão tombados no IEPHA.

C-Cultura e tradição de Itaverava guardam

U-Um passado da terra, gloriosa no presente...

L-Luz da sabedoria, mais que tricentenária,

T-Traz a recordação feliz, extraordinária,

U-Um belo Folclore local, festas religiosas,

R-“Reis, rainhas e cortejos” ainda atuantes,

A-As Serestas até hoje, famosas e vibrantes.

A-A prosa, poesia, teatro e música encantam;

R-Resgatam samba no carnaval, valsa, tango,

T-Traz o “rebolation” funk, dançam, cantam...

E-Extensão territorial é de 714 km2.

E-Escola Estadual Conselheiro Antão

D-Desde sua fundação há mais de 50 anos,

U-Única, na área central da cidade

C-Conserva a tradição educacional,

A-Avaliada pela excelente qualidade...

Ç-Com Ângela Ma. G. Carvalho, Diretora atual,

Ã-Aliada à Prefeitura Municipal e Comunidade,

O-Ostentando cultura e educação profissional.

P-Prefeitura foi inaugurada em 29-10-1967.

O-O atual prefeito é Luis Estevam Barbosa;

L-Legado do Município, criado em 30-12-1962.

Í-Infindos apoios socioculturais-religiosos-políticos...

T-Todos merecem esta Mensagem HONROSA:

I-Itaveravenses, nesta data, recebam os aplausos do

C-Clube Brasileiro da Língua Portuguesa.ning.com

A-Ao partilhar desta comemoração dos 316 anos

de Chegada da Expedição de Manoel de Camargo.

PARABÉNS!

Itaverava, MG, 19 de março de 2010

---***---

Nota: Sílvia Araújo Motta

silumotta@hotmail.com

(*) Presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa(8 países lusófonos)

(*)Cônsul Poeta del Mundo (115 países)

(*) Embaixadora : Circle Embassadeurs de la Paix Brasil/France/Suisse.

(*) Dra. Em Filosofia pela Academia de Letras do Brasil.(Cad. 2)

---***---

PRECE DE GRATIDÃO

Senhor Jesus, como povo de Deus, assinalado pelo amor de Cristo,aqui nos reunimos para participar desta Celebração Eucarística para agradecer mais um encontro pelos 316 anos de Fundação e dos 47 de Emancipação de nosso Município.

Reconhecendo o seu poder de Pai, pedimos:

Eduque-nos como famílias santas e missionárias.

Exerça o seu poder Celestial em Itaverava, nossas famílias, pastorais , em nossas crianças,em nossos jovens, em nosso Clero e em nossa Pátria.

Pedimos que revele a luz eterna sobre nossos antepassados, que muito lutaram pela nossa cidade e às vezes não conseguiram realizar seus objetivos e hoje se encontram na eterna morada.

Senhor, continue enviando-nos cidadãos com entusiasmo,justos e solidários, a favor do desenvolvimento: sendo assim, pautaremos uma jornada feliz,nobre ,digna , progressista e abençoada.

Suplicamos, neste momento tão sublime:

Olha para os jovens de Brasil de Itaverava e do mundo inteiro! Proteja-os dos maus caminhos defenda-os dos vícios e traga-os para morar no coração de todos nós e no seu coração de Pai.

Abençoa as crianças doentes,abandonadas e principalmente aquelas que nunca ouviram falar o nome Jesus.

Senhor,estamos vivendo um tempo de insegurança, infidelidade,desamor,desrespeito,corrupção,falta de fé e sexualidade.

Proteja, Senhor a nossa juventude, inquieta desobediente, e afastada das mensagens do evangelho de Cristo.

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil,envie-nos o Espírito Santo,para que nossas orações cheguem ao seu coração de Mãe e permaneçam no coração de todos nós.

Fazendo uma retrospectiva do passado, não podemos omitir os nomes dos Bandeirantes paulistas Francisco Rodrigues Siqueira e Manoel Pires Rodovalho. Rompendo densas matas com imensos sofrimentos,chegaram aqui. Posteriormente o povoado recebeu o nome Itaverava, devido as suas grandes jazidas de ouro e pedras preciosas no subsolo.

Aos Construtores da Matriz, aos escravos e ao exímio pintor Manoel da Costa Athayde, que nela deixou maravilhosas pinturas, de grande valor e de uma inigualável beleza exuberante capaz de deslumbrar qualquer poeta.

Vejamos o teto! Que obra magnífica e divinal! E logo a entrada,quantas inscrições em latim,das quais, menciono esta,traduzida pelo cônego Acrísio

“ ESTE LUGAR NÃO É OUTRO,

SENÃO A CASA DE DEUS

E PORTA DO CÉU”!

Agradecemos e oramos para todos os sacerdotes por que passaram e que deixaram marcas indeléveis nos corações de seus paroquianos, transformando-os em verdadeiros Cristãos.

Aos ilustres itaveravenses que já partiram como: Escritores e autores de monografias referentes à história de Itaverava, do livro “Itaverava Núcleo de Bandeirantes”.

Poetas, Poetisas, Prefeitos,Trabalhadores,Cantores e Cantoras do Coral,que alegravam as festividades com suas músicas sacras e harmoniosas,as Bandas de Músicas e Congado.

Aos Compositores do Hino Itaverava, Senhores: José Severiano da Silva e José Gonçalves Martins,Todos esses e outros mais fizeram parte de um cenário lindo,deixando marcas profundas em nossos corações e que jamais serão apagadas.

A todos nossos eternos agradecimentos e a Paz de Cristo!

-

Ouviremos, agora, um cântico dedicado ao itaveravense de escol:

Padre Luiz Martins Neiva.

Para encerrarmos esta Celebração Eucarística, recebemos das mãos do Sacerdotais a sua bênção. Logo estaremos o Hino de Itaverava.

Olímpia Gonçalves de Carvalho

(Diretora da Escola Estadual Conselheiro Antão durante 20 anos)

Itaverava, Minas Gerais, Brasil:

Em 18/03/2010

Nota:

(Prece de Gratidão

Escrita e apresentada às 10 horas na Matriz Santo Antônio de Itaverava - MG)

---***---

Comentário:

1-Assunto: Saudade

Domingo, 21 de março de 2010 19:43:42

Nome: Maria Elizângela Leão Damasceno

Itaverava-MG-Brasil

-

Sílvia,

adorei te conhecer, espero revê-la em breve, sua visita deixou a nossa Itaverava com um ar de poesia.

Abraços.

Profa. Elizângela da EE Conselheiro Antão

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 16/03/2010
Reeditado em 25/03/2010
Código do texto: T2141777
Classificação de conteúdo: seguro