Oração é amizade com Deus

O uve Senhor minha prece

R ealiza teu projeto que enriquece

A minha vida e dos meus irmãos

N a forÇa da oração

A licerce da amizade

O nde em nós Se faz realidade.

É em ti Senhor

A certeza que conduz

M eus passos a cada dia

I luminando com sua luz

Z elando pelo caminho

A colhendo em seu coração

D esviando dos espinhos

E levantando do chão.

C om fé e coragem, quero

O uvir a tua voz

M e chamando sem cessar

D ando a oportunidade de

E m cada passo

U nir meus pensamentos e

S elar em mim o firmamento.

COM CARINHO

ANGELICA GOUVEA

Oração é amizade com Deus

Padre Paulo Ricardo

Neste 17º domingo do tempo comum, a Igreja nos propõe a vida de oração como caminho de santificação. Se seguirmos o tempo litúrgico a Igreja sempre nos ensina alguma coisa. Neste tempo comum ela [Igreja] nos ensina como devemos viver o nosso dia a dia, e o tema deste domingo é a oração.

1Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um dos seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”.(Lucas 11,1) O cristão vê Jesus que reza e quer aprender a rezar com Ele.

Jesus nos ensina a vida de oração na conclusão deste PHN. Quero convidar a você que volte para casa com a firme decisão de ser amigo de Deus, e para ser amigo de Deus você precisa de assiduidade, pois ninguém é amigo de uma pessoa se não passa tempo junto com ela, se não liga para ela.

O evangelho de Lucas nos coloca Jesus como modelo de oração, por 9 vezes ele nos mostra que Jesus estava orando. Agora para você jovem, falar de oração parece alguma coisa monótona, mas é na sua vida de oração que você vai encontrar o suporte para sua vida espiritual, na amizade com Jesus.

A primeira palavra de Jesus aprece quando ele estava perdido no templo entre os doutores, sua primeira frase é: “não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai, cuidar das coisas de meu Pai”. A primeira palavra de Jesus se refere ao Pai. Depois Jesus vive sua vida e sua última palavra na cruz é “Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito”. Veja a amizade que Jesus tem com o Pai. Jesus sabe viver sua vida inteira com o Pai. Ele diz: “o meu alimento é fazer a vontade do Pai”.

Eu quero que você entenda isto, eu fui reitor do seminário por 15 anos e continuo sendo professor, e nestes longos anos, um dos cursos que dei foi do Teodiceia, que fala sobre a existência de Deus. E nós descobrimos que muitas pessoas põem em dúvida a existência de Deus. E muitos vivem sua vida sem querer se preocupar se Deus existe ou não. Mas eu sempre digo, Deus não é indiferente. Se Deus existe nós existimos para Ele, e se ele não existe, eu posso existir para mim, posso fazer o que quero. Mas se Deus existe, muda totalmente, se Deus existe eu existo para Ele, pois foi Ele que tudo criou e para Ele tudo existe. Se Deus existe minha vida tem sentido n'Ele e para Ele. Se Ele não existe minha vida não tem sentido.

"Em nós existe uma fome, que comida nenhuma é capaz de saciar-nos, pois neste mundo somos peregrinos"

Se Deus existe minha vida é para ele, se não existe minha vida é uma piada de muito mal gosto. Pois se a felicidade é só o agora é muito pouco, mas nós sabemos que temos uma felicidade eterna. Aqui não temos onde reclinar a cabeça, mas haverá um dia em quer repousaremos nossa cabeça no peito do Pai.

Em nós existe uma fome, que comida nenhuma é capaz de saciar-nos, pois neste mundo somos peregrinos, ninguém está em casa, a nossa casa é no céu, com Deus. Somente no céu, com Deus encontrarei a razão da minha existência.

E para termos uma pequena experiência que teremos com Deus no céu, é na oração. Jesus estava o tempo todo voltado para Deus e mesmo assim ele tinha necessidade de passar noite em oração ao Pai, porque existe uma amizade.

Para nós é muito difícil viver essa amizade com Deus, eu lembro que no final do dia eu ligava para meus amigos e ficava 15 minutos com um, 15 minutos com outro, e na hora de rezar, eu lembrava que estava cansado e ia dormir. Isso é uma vergonha, um padre não cultivar a amizade com Deus. Muitas vezes eu preferia outras amizades que a de Deus.

Deus é o nosso melhor amigo e nós precisamos estar com Ele. Precisamos ir até Ele, ir até o sacrário e nos ajoelhar e adorá-Lo. Adorar significa que é em Deus que encontro a razão da minha existência.

Quando estamos recém-convertidos, passamos horas na frente do sacrário, mas depois de um tempo, não sentimos mais a presença de Deus. Jesus nem sempre sentiu a presença de Deus. A oração que você faz e não sente, tem muito mais valor do que a que você faz e sente. Pois é nessa hora você reza por amor. Quando você reza e diz a Deus que não tem vontade de estar lá, mas está porque O ama, está é a oração mais valiosa. Pois vem de um amor maduro. O amor de um homem e uma mulher, quando começa é um fogo, uma paixão e as horas parece que são minutos, mas depois de 10, 20,30 anos de casado, você acorda de manhã e pensa, onde eu estava com a cabeça. Mas é nesses momentos que você diz por amor a Deus eu permanecerei fiel e levarei o casamento para frente, é nesse momento que o amor amadurece, cresce raiz.

Se você não sente nada na oração, saiba que Jesus está com você, pois Ele também passou por isso, onde parece que o Pai está longe, onde você sente que não tem onde reclinar a cabeça. Ele te chama a viver essa experiência e ir para o céu onde lá terão onde reclinar a cabeça.

Eu quero convidá-los a confiar em Deus, confiar em Deus é saber que Ele me ama, mesmo quando eu não entendo, quando o que está acontecendo com a minha vida, não tem sentido nenhum.

A vontade de Deus mesmo que pareça má, é ótima. Eu não sei o que tira o teu sono de noite, tira a tua paz, mas saiba, abrace a cruz de Cristo na sua vida e confie, pois se Deus está permitindo que isso aconteça na sua vida, é para que você entre no céu. Precisamos atravessar essa vida sabendo que Deus é bom.

Na sua vida de oração, se você está perdendo noites de sono, está perdido no sofrimento, peça que Deus te faça ver o próximo passo, pois na novela da nossa vida, queremos que Deus nos mostre como vai terminar, mas Deus não quer nos mostrar o nosso futuro, por isso é pecado ficar olhando horóscopo. Pois Deus quer apenas que sabemos o próximo passo que devemos dar, e saber que nosso futuro é o céu.

Saber apenas o próximo passo que devemos dar, é PHN, pois é com o hoje que devemos nos preocupar, “a cada dia basta seu cuidado”, não queira se preocupar se você vai conseguir viver a castidade por 5 anos, queira viver a castidade hoje. Se você quer crescer como Jesus em estatura, sabedoria e graça, você precisa de uma vida de oração. Peça para Ele iluminar o seu próximo passo.

As vezes você fala que Deus não te responde, mas é que você quer saber do seu futuro e Deus não é uma cartomante, Deus quer te revelar o próximo passo que você deve dar. Ele nos mostra o próximo passo. E essa realidade que Ele quer para nós, essa confiança n'Ele.

"Jovem saindo daqui, não tenha medo, nós temos um Deus bondoso"

Assim como uma criança não tem medo quando está com seu pai, assim devemos confiar em Deus. O medo é um sentimento que vem da solidão, hoje está na moda a síndrome do pânico, e para o medo não tem remédio, o medo é sempre uma solidão. Se uma criança está num corredor escuro ela tem medo, mas se um adulto segura sua mão, ela não tem mais medo, pois não está mais só.

Muito de nós podemos sentir esse medo e não tem remédio clínico, mas tem o remédio espiritual, é nós lembrarmos que na cruz Jesus se sentiu só, e se entregou nos braços do Pai. Nos momentos de medo, saiba que você não está sozinho, o Pai está contigo. O cristão não tem direito de olhar para céu e dizer que Deus não sabe o que ele está sentindo, pois Deus sabe o que ele está sentindo, pois Deus passou por muito mais, Deus nos amou e nos amou na cruz, Ele é nosso amigo, sejamos amigos de Deus.

A vida de oração é uma vida de amizade com Deus. Escolha bons amigos e tenha uma amizade com Deus. Você precisa dessa amizade, se você tem medo, sabe que Deus está contigo. Mesmo que você não tenha noção do que está acontecendo com a sua vida, entregue sua vida ao Senhor. Tenha essa confiança. Não queira entender tudo, só queira que Ele ilumine seu próximo passo.

Jovem saindo daqui, não tenha medo, nós temos um Deus bondoso que está conosco. Se Deus está conosco o mundo não é nada diante da grandeza de Deus. Ter essa confiança é crescer em graça diante de Deus.

Os três inimigos do homem

Padre Paulo Ricardo

O evangelho de hoje quer nos relatar o que é o dia a dia da vida cristã, neste mundo que precisamos combater com o mal. De onde veio o mal, esta maldade toda que vemos no mundo? Jesus na primeira frase esclarece “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. (Mateus 13,24). O mundo que Deus criou é bom. Deus semeou bondade, nós vemos na primeira página de Gênesis, Deus viu que era bom, Deus olhou para o homem e viu que era muito bom. Somos bons, criados por Deus, mas Jesus não para por ai “Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora.”(Mateus 13,25), o mal entra enquanto dormimos.

O inimigo do homem são três: o inimigo, o mundo e a carne.

O homem veio e semeou o joio e o dono do campo, disse deixa crescer juntos. Não temos ideia, pois nosso país cria muito pouco o trigo. O joio é um vegetal parecido com o trigo, são muitos parecidos, mas um determinado momento eles se diferenciam, o trigo tem um grão pesado e ele se dobra, o joio não, fica sempre em pé. O trigo é um pouco marrom e o joio é preto, e então percebemos a diferença. O joio tem uma semente que é tóxica, se o agricultor coloca os dois para fazer a farinha, quem consome, pode diversas reações.

O mundo matou nosso Rei e ele quer matar você também.

Jesus sabia de agricultura e estava falando com quem tinha conhecimento disso e usou desta parábola, e Jesus fala que só devemos separar o joio quando eles tiverem grande, quando conseguirmos perceber a diferença.

Durante toda a sua vida, você terá que conviver com o joio, não existe nenhuma forma de extirparmos a maldade do mundo, antes da vitória de Deus, no juízo final. Até isso teremos que aprender a conviver, lutando contra ela, sem querer eliminá-la, pois não tem como separar antes do juízo final. Temos que lutar contra o mal, sabendo que ele existirá sempre.

O nazismo queria acabar com o mal, eles identificava que a maldade estava nos judeus, e em quem seguia suas ideologias por isso Hitler mandou milhões de judeus e cristãos para o campo de concentração, ele queria extirpar o mal e por isso matou muitos.

O comunismo, matou muito mais que Hitler. Mais ou menos 100 milhões de pessoas, que a loucura do comunismo matou, com a desculpa de acabar com o mal, de fazer uma sociedade perfeita.

Nós cristãos sabemos que não podemos esperar o mundo perfeito. O papa Bento XVI diz: “neste mundo o que podemos esperar é de termos força para acabar com o mal dentro de nós até os últimos dias”. Os revolucionários querem fazer um mundo sem males, e matam milhões. As nossas democracias matam 46 milhões de crianças todos os anos. Que Deus afaste esta desgraça que é o aborto do nosso país.

Esta é a mentalidade revolucionária para acabar com o mal: basta matar. O conforto vale mais que uma vida, por isso abortam crianças. Não estou dizendo isso para incriminar pessoas, mas para levá-las a conversão.

Nós cristãos acreditamos que o combate do mal acontece sobretudo dentro de nós. Os revolucionários acham que o mal é o sistema, é a ideologia da Igreja Católica, dos judeus. Nós cremos que o mal está sobretudo dentro de nós, e é dentro de mim, que devo combater o mal, a maldade e não querer mudar o mundo e continuar sendo egoísta.

O inimigo que semeia o joio é diabo, o mundo e a carne, segundo São João da Cruz. O diabo é espírito, mas as pessoas colocaram na cabeça que a Igreja Católica é contra o corpo, não somos contra o corpo, o mal é uma realidade espiritual em primeiro lugar. Quem inventou o mal é um espírito puro, o diabo, e seduziu nossos primeiros pais para o mal. Saiba que nós somos a única criatura que caminha no planeta terra, que é capaz de desobedecer a Deus, a vaca, as árvores não são capazes de desobedecer a Deus. Deus nos deu essa capacidade pois queria filhos livres para amá-lo. Nós somos livres para amá-Lo e desobedecê-Lo. É uma alegria ver a liberdade de um jovem que ama a Deus, que se entrega a Deus.

No início essa entrega é cheia de flores, mas é na fidelidade que vamos caminhando para Deus. É uma alegria vermos como a fidelidade com que monsenhor Jonas se entrega a Deus, e como ele milhares de sacerdotes vivem essa entrega, mas os meios de comunicação só se lembram dos judas, dos infelizes gatos pingados que traíram a Deus e a Igreja.

O segundo inimigo é o mundo, que na na linguagem da bíblia é a parte que rejeitaram a Deus, um mundo não criado por Deus.

O terceiro inimigo é a carne, na linguagem da bíblia, a carne não é o corpo, o corpo não é mal, é bom, é criação de Deus, carne é o homem que se afastou de Deus. Dentro de você existe carne, existe uma pessoa que não está convertida, dentro de nós ainda há território de missão, que precisa ser evangelizada, e essa luta existirá enquanto tivermos vida. Por isso Jesus diz: “não arranque o joio”, as coisas ainda não estão decididas enquanto não se decide.

'Dentro de nós cresce o trigo e o joio, mas só no final poderemos falar o que somos, se somos trigo ou joio, não se precipite.'

A Igreja nunca canonizou uma pessoa viva, pois a santidade consiste em santificação, é uma luta a vida do homem na terra, vamos lutar todos os dias, por isso existe PHN, vamos dizendo todos os dias por hoje não, é uma luta diária. Nenhum dos santos deixaram de lutar, até o último momento eles lutaram. Neste mundo temos que esperar ter força moral, para lutarmos contra o mal dentro de nós.

Em nós existe uma bondade que vem Deus, mas existe também o mal. O mundo com suas ideologias vê que você está insatisfeito com o mal. Sabemos que existe o mal, o problema não está em constatar o mal, mas saber qual é a raiz do mal.

Tem gente que fala que o Brasil é mal porque é católico demais, não é isso. O mundo é mal, porque existe uma maldade dentro de mim, que precisa ser combatida. Nós temos uma tendência enorme em olhar para causa das maldades fora de nós.

Dentro de nós existe um filho de Deus e um “filho da mãe”. Enquanto tivermos neste mundo, temos que conviver com os dois, lutando para que este “filho da mãe” morra. Na linguagem bíblica, é o homem novo e o homem velho, mas este homem velho tem um saúde de ferro, por isso prefiro chamar de “filho da mãe”.

Dentro de nós cresce o trigo e o joio, mas só no final poderemos falar o que somos, se somos trigo ou joio, não se precipite.

Enquanto tivermos o hoje, precisamos lutar, peça para Deus a força. Te daremos um método bem simples para você viver o PHN, existe uma escola, confissão e comunhão diária e no meio delas tem a adoração. Essa é a escola. O caminho que precisamos trilhar de santificação não é com nossas pernas, não dizemos PHN porque temos a força. Não temos a força, temos a graça de Deus.

Eu tenho a graça de me ajoelhar diante do meu confessor, é uma graça ouvir, eu te absolvo dos teus pecados. É uma graça termos padres. Nós amamos os padres, pois sabemos que não podemos viver sem ter sacerdotes, sem ter a Eucaristia. É natural do cristão amar os padres.

ANGELICA GOUVEA
Enviado por ANGELICA GOUVEA em 25/07/2010
Reeditado em 25/07/2010
Código do texto: T2399488
Classificação de conteúdo: seguro