RECORDAÇÕES DO CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

RECORDAÇÕES DO CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

(Continuação)

Continuando com as recordações do Caminho de Santiago,dizíamos o quanto estava frio e chuvoso naquela primeira manhã, quando iniciamos nossa caminhada a partir da cidade de Pamplona. E assim, transcorreriam todos os dias da nossa jornada, uns chuvosos outros com muito sol e calor. Em compensação as flores recém desabrochadas eram lindas, de diversas cores, e permeavam as estradas em extensas áreas de campos floridos com inúmeras borboletas de matizes deslumbrantes que voejavam em vôos curtos, como que beijando uma e outra flor. Admirávamos extasiados com tudo aquilo e, entre uma e outra foto seguíamos. Tal beleza nos estimulava a seguir confiantes e sorridentes, apesar do cansaço que já nos tomava, após vários quilômetros já caminhados naquela primeira etapa.

Lembro-me também do meu encantamento ao ver roseiras que subiam pelas fachadas das casas até altas varandas, como fossem trepadeiras. Eu nunca havia visto tal coisa, a não ser as buganvílias aqui, na nossa terra. Eram rosas tão grandes e tão belas ! Impressionantes! Só mesmo vendo para acreditar.

Abrindo um parênteses na nossa narrativa, voltamos ao tempo da preparação para a nossa viagem à Santiago de Compostela. Obtivemos todas as informações, bem como todo apoio logístico na Casa de Espanha, inclusive a Credencial para esta viagem, é fornecida por eles aqui no Rio,na Sede no Humaitá. Durante alguns meses frequentamos várias reuniões que se realizam sempre numa sexta feira de cada mês,justamente para orientar os futuros peregrinos,e aqueles que estão voltando da viagem, são sempre convidados para relatar como foi e o que mais admirou, etc...

Por oportuno, passamos a integrar a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, que nos informa sobre os diversos roteiros de caminhos que se realizam no Brasil, em vários Estados. São muitos, e quem não conhece e deseja conhecer poderá entrar no site da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela – Brasil – AACS. Existem onze Regionais no Brasil.

Queremos observar que é necessário muito cuidado a ser tomado , principalmente com o nosso corpo físico, mas tudo isto é comentado durante as reuniões e no site.

Retornando a nossa narrativa,vamos falar dos Hospitaleiros, àquelas criaturas maravilhosas que nos recebem com muito carinho principalmente nos Albergues Paroquiais. Muitos são ex peregrinos como a jovem senhora Maria Tereza e seu filho Eloy, um jovem rapaz, que nas férias costumam ser hospitaleiros. Sou muito grata a eles, pela acolhida que me deram quando cheguei ao Alberque Paroquial na cidade chamada Hospital de Órbigo. Ali cheguei com muita dificuldade, pois eu estava com fortes dores no ciático e nos pés. Maria Tereza colocou meus pés em água quente , massageou com uma pomada e colocou novas ataduras, pois desde que as dores ficaram fortes foi necessário o uso de ataduras,para doer menos.Aliás eu já ficara 48 horas a mais na cidade de Leon em repouso, por recomendação médica. Contudo, nada me deteria, como já disse anteriormente.

Prosseguiremos em breve.

Nuvem Clara

Nuvem Clara
Enviado por Nuvem Clara em 23/03/2011
Reeditado em 27/03/2011
Código do texto: T2866067
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.