O Profeta Oséias

O seu nome no hebraico significa “Salvação” ou “Livramento”.

Procede da mesma raiz da palavra “Josué”.

Refere-se a um hipocorístico (forma carinhosa) deste.

Oséias, o livro, foi escrito por volta de 740 a.C.

Faz parte de uma genealogia desconhecida o filho de Beeri.

Efraim* era o nome da profecia que fez para Israel.(Reino do Norte)

Trinta anos antes da invasão assíria se deu à profecia (722 a. C).

Atendendo uma ordem divina casou-se com uma prostituta.

O nome da escolhida era Gomer, filha de Diblaim.

Segundo a lei de Moisés essa mulher deveria ser apedrejada.

É sentimento de arrependimento que sua história desperta.

Infidelidade de Israel a aliança com Deus era o motivo do casamento.

A condição de marido traído era em relação a Israel perante Deus.

Se dividia o país na época entre os reinos do norte (Israel) e do sul (Judá).

Informações Complementares:

• No tempo de Oséias, a nação viveu um dos períodos mais tenebrosos do ponto de vista religioso.

• O culto a Baal alcançou mais popularidade do que o culto a Deus.(Instalado por Jeroboão)

• A mensagem de Oséias foi alertar ao povo que sua infidelidade resultaria na invasão do povo da assíria em sua terra.

• Nos versículos 1: 10 a 2:1 o profeta expressa cinco bênçãos a nação:

• (1) Crescimento nacional (1:10 a)

• (2) Conversão nacional (1:10 b)

• (3) Reunião nacional (1: 11 a)

• (4) Direção nacional (1: 11 b)

• (5) Restauração nacional (2:1)

• Quem obter outras informações complementares e quiser enviar é só mandar que publicarei com maior prazer.

Interação de Fátima Galdino

O profeta Oséias, chamado por profeta 'menor',refere-se apenas a sua brevidade,não a sua importância.

PROPÓSITO - Oséias advertiu Israel sobre a tragédia de sua traição a Deus e do juízo certo que se seguiria, caso o povo não voltasse para o Senhor. Incluiu uma nota de alegria, mesmo em meio ao juízo. O período de sofrimento e de juízo de Israel seria seguido por alegria e restauração ( Os 1.10;2.14-15 ).

DESTINATÁRIOS - Foi ao povo de Deus que vivia em Israel, o Reino do norte, que Oséias dirigiu sua profecias, embora tivesse, ocasionalmente, incluído o Reino do Sul, Judá, em suas advertências.

CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS - Oséias usou vários artifícios literários para transmitir sua mensagem profética. Há diversos discursos de juízo e de salvação, os quais permitem uma estrutura rítmica do livro. Além disso, Oséias usou provérbios, metáforas e símiles para dar vida a sua mensagem. Um sentimento de espontaneidade, liberdade e paixão dá o tom de suas palavras.

TEMA - Como alguém que conheceu a agonia de uma aliança rompida, Oséias escreveu de modo comovente sobre amor redentor de Deus por Israel. Seu casamento com Gômer é uma demonstração viva de até que ponto o amor verdadeiro chega para manter sua aliança. O livro inflama-se com as violentas vacilações no coração daquele que foi traído: o reconhecimento do pecado e da ira que ele desperta, a propriedade do castigo, todavia um desejo firme, inabalável de reconciliação e uma promessa de restauração amorosa. Ninguém antes de Oséias falou tão repentinamente sobre amor de Deus por seu povo nem se referiu a graça divina em termos de intimidade conjugal.

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 17/05/2011
Reeditado em 20/05/2011
Código do texto: T2975766
Classificação de conteúdo: seguro