O TERRIVEL POTENCIAL DE MALDADE DOS HUMANOS

O ser humano está demonstrando, no século atual, um terrível potencial de maldade, que surpreende aos mais criativos autores de histórias policiais.

Tivemos notícia, em tempos recentes, da prática de bárbaros crimes, executados por frios assassinos, revelando instintos absolutamente demoníacos.

Entre tantas selvagerias, lembramo-nos aquela cometida pelos cinco rapazes, que arrastaram o garoto pelas ruas da Cidade, dilacerando o seu corpo.

Refeitos da dor causada pelas tristes imagens que nos são mostradas cotidianamente, sempre ficamos na esperança de que será impossível coisa pior.

Recentemente, todavia, constatamos que os humanos estão se esmerando na prática de crimes bárbaros, e a cada dia aperfeiçoam as suas técnicas.

Indiferente ao trauma que causaria, o sinistro homem abandonou a criança de três anos na estação ferroviária, em atitude que revelou péssimo caráter.

Vimos, através de imagens gravadas pelas câmeras da estação, que ele usou a inocente, supostamente sua filha, apenas para facilitar o plano diabólico.

Em seguida, após as investigações policiais, divulgou-se que o marginal havia matado a própria esposa e colocado o corpo no porta-malas do carro.

Logicamente que, invertendo os valores, o assassinato não chocou tanto as pessoas quanto o abandono da filha pelo pai, após ter matado a mulher.

Por mais que tentemos atinar com as causas que levaram aquele homem a tal atitude, não conseguimos decifrar, pois nossos valores são diferentes.

O troglodita que largou a filha à própria sorte não demonstrou qualquer resquício de piedade, descaracterizando-se, portanto, como um ser racional.

Temos assistido, em tempos recentes, a cenas que nos parecem absolutamente inexplicáveis, com a violência despropositada, em diversas situações.

E nossa dificuldade em entender tais reações decorrem, principalmente, da formação cristã que recebemos, em confronto com a total ausência da fé.

Não adianta tentar avaliar sentimentos absolutamente distintos, para se chegar a uma base comum, e assim percebermos a causa de tamanha anomalia.

Como nossos princípios morais, em essência, são desiguais, precisamos exercitar o raciocínio para penetrar na mente do animal que praticou o crime.

Insensíveis ao mal causado às vítimas, os praticantes de crimes colocam seus interesses imediatos acima de qualquer coisa, não admitem obstáculos.

A inocente criança, a despeito do forte vínculo que a ligava ao indivíduo, foi simplesmente ignorada, para que a fera pudesse alcançar seus objetivos.

Logicamente que trata-se de pessoa destituída de sentimentos comuns aos humanos, e a filha constituía apenas um obstáculo a ser transposto, na fuga.

Do mesmo modo, quando um País é invadido e as cidades bombardeadas, causando a morte de seus cidadãos, os invasores só revelam insensibilidade.

E a exacerbação da violência, que temos assistido, é reflexo da beligerância dessas nações, que banalizam a vida humana, gerando essa triste revolta.

Monstruosidades também são praticadas por nossos políticos, ao malversar as verbas destinadas à saúde pública, ignorando seus drásticos efeitos...

A população que paga impostos que permitem os exorbitantes salários e mordomias desses crápulas, é simplesmente ignorada pelos reles facínoras.

Logo que assumem, elaboram planos para perpetuar-se, engendrando composições partidárias, e assim avacalhando o mandato que lhes foi confiado.

Devemos nos conscientizar de que somente através do voto teremos chance de transformar este País, fazendo prosperar a Democracia que desejamos.

A prática do corporativismo é amplamente utilizada entre a abastada classe política , com legítimos e fervorosos adeptos do é dando que se recebe.

Diversas vezes eles têm demonstrado seus verdadeiros propósitos, sobretudo na atualidade, quando se reúnem para livrar da cassação os cúmplices.

Embora nem todos compactuem com essas atitudes desprezíveis, por constituírem minoria, não reúnem forças suficientes para derrotar os marginais.

Democracia estranha essa que a atual legislatura vem praticando, na qual os interesses do povo vêm sendo amplamente desprezados, pelos espertos.

O País da impunidade está se transformando no paraíso, para aqueles que se elegem para usufruir, para levar vantagem em tudo, para se locupletar.

Se não forem tomadas medidas drásticas, urgentes, provavelmente o sonho de viver em uma democracia não será alcançado por nossos descendentes.

Hoje cedo, ao ler meu jornal, deparei-me com a triste manchete, relatando que uma patrulha policial metralhou um carro, ferindo seus passageiros.

Um casal retornava do Aeroporto de Fortaleza, em sua caminhonete, após apanhar dois amigos procedentes do exterior , para conhecer nossa Cidade .

Momentos antes, um grupo de assaltantes havia roubado o caixa eletrônico de um Banco, e estavam sendo perseguidos pela Polícia, em uma viatura.

A infelicidade dos passageiros da caminhonete foi terem sido confundidos com os ladrões, pois seu carro se assemelhava ao utilizado pelos marginais.

Numa ação absolutamente inconseqüente, balas de pistola e metralhadora foram disparadas contra os dois inocentes casais, causando-lhes ferimentos.

O espanhol que vinha com a companheira no banco traseiro foi gravemente ferido, sendo baleados ainda o italiano que dirigia o carro e sua esposa.

Sempre que procuro justificativa para atabalhoadas ações policiais, fico a imaginar a razão da violência gratuita, que tem vitimado cidadãos inocentes.

João Augusto Maia Gaspar

Em 28.09.2007

jaugustogaspar
Enviado por jaugustogaspar em 19/07/2011
Código do texto: T3105169