FALTA D’ÁGUA AFETARÁ DOIS TERÇOS DA HUMANIDADE

Foi este o alerta que a Agência para a Agricultura e Alimentação da ONU divulgou, em Roma, durante recente Conferência Internacional.

A preocupação maior da FAO, divulgada no Dia Mundial da Água, decorre do fato de 1,2 bilhão de pessoas sofrerem carência de água, e

Logo serão somados quinhentos milhões de humanos, que se juntarão aos que já são privados do precioso líquido, até mesmo para beber.

Teme-se que, até 2025, dois terços da população mundial estarão submetidos a condições de escassez de água, afirmou o Diretor da FAO.

Atualmente, 70% da disponibilidade de água potável já é utilizada na agricultura, e sua escassez terá influência na produção de alimentos.

Decorrente da poluição dos rios, os mananciais de água potável vão rareando, e a espécie humana continua agindo de forma irresponsável.

A fome já ameaça cerca de 850 milhões de pessoas, e o egoísmo dos homens não permite que se vislumbre soluções para minorar tanta dor.

Governantes irresponsáveis, empresários inescrupulosos, globalização da economia, afinal, estamos decididos a caminhar para a extinção.

Urge que mudanças drásticas sejam tomadas, antes que as atuais vítimas desse injusto sistema se unam contra as forças que as flagelam.

A tragédia que paira sobre a humanidade, incessantemente divulgada pela imprensa, exige atitudes imediatas, para reduzir seus efeitos.

A história econômica registra os ciclos do ouro, do petróleo, e afinal teremos o da água, o principal elemento, vital e de maior importância.

Fome e sede se alastrando em proporções catastróficas, será o cenário que se delineia para este século, o mais dramático jamais vivido.

Especialmente nos países tropicais, carentes de infra-estrutura médica, política, jurídica, e de saneamento, as conseqüências serão drásticas.

Temos recursos hídricos mal distribuídos no Planeta, e algumas reservas seculares estão se exaurindo, em conseqüência da ação do homem.

As camadas polares derretem, em função dos poluentes lançados na atmosfera, e suas reservas de água são desperdiçadas nos oceanos.

Resta à humanidade o recurso da dessalinização da água do mar, e provavelmente esta será a última alternativa, mas a altíssimo custo.

A única esperança que nos resta é a conscientização da gravidade do problema, para evitar o desperdício, certamente nosso maior inimigo.

Deve-se registrar a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que determinou à APA considerar os gases causadores do efeito estufa.

Os prejuízos associados com a mudança climática são muito sérios, declarou um dos juizes, contrariando o inconseqüente governo Bush.

Infelizmente, a despeito de tantas evidências, Bush tem se oposto ferozmente a admitir a redução dos níveis de emissão de gases poluentes.

Sem o apoio das autoridades americanas, que se recusam a assinar o Protocolo de Kyoto, as suas indústrias continuam envenenando o ar.

Teriam os ricos industriais que reduzir a emissão de gases em suas fábricas, além de investir parte dos lucros para minorar efeitos danosos.

Em detalhado relatório, cientistas alegam que um quarto da população mundial vive dentro do limite de até 100 km de distância do litoral,

Resultando em grave risco, dependendo dos níveis de poluição por carbono da atmosfera, que causarão a elevação do nível dos mares.

Como conseqüência, teremos sucessivas tempestades, furacões, enchentes, tsunamis, além da mistura de água salgada com a água dos rios.

O estudo mostra ainda que as geleiras estão recuando rapidamente no Himalaia, na Groenlândia , nos Andes e também nos Alpes europeus.

Segundo estimativa, grande parte da população de Bengladesh sofrerá inundações se a temperatura se elevar em apenas 2 graus centígrados.

Dependendo principalmente da água proveniente do derretimento das geleiras, a população que vive no Oeste da China será muito afetada.

A principal fonte de água doce daqueles povos, na estação seca, em conseqüência do aquecimento, será seriamente prejudicada, brevemente.

Homens em guerra em várias partes do Globo, dirigentes inescrupulosos defendendo interesses corporativistas, enquanto o ódio se expande.

Uma multidão de flagelados, a mendigar pelas ruas, enquanto tantos desfilam em carros de luxo, gastando combustível que nos é tão caro.

Milhões a esbanjar em roupas de grife, enquanto tantos maltrapilhos não têm sequer como se proteger do frio, cobrindo-se até com jornais.

As madames ostentam jóias de luxo nos salões, em caríssimas festas, onde muitas vezes se gasta em uma única noite incalculável fortuna.

Negociatas são feitas em todos os níveis governamentais, em detrimento dos interesses dos cidadãos que pagam impostos e não têm retorno.

Infelizes perambulam nos corredores dos hospitais, carentes de recursos, pois as verbas que lhes caberiam são desviadas para escusos fins.

Deus abençoou Noé e seus filhos e disse : Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra, é o que descreve o Gênesis, da Bíblia Sagrada.

Adiante, podemos ler a maravilhosa frase : Todo aquele que derramar o sangue humano, terá o seu próprio sangue derramado pelo homem.

Deus fez o homem à sua imagem ... sede, pois, fecundos e multiplicai-vos e espalhai-vos sobre a terra abundantemente, sentenciou Ele.

E o homem, criado à Sua semelhança, provoca guerras, derrama sangue de irmãos, destrói a natureza, bem como o lar que Ele nos destinou.

João Augusto Maia Gaspar

Em 21.04.2007

jaugustogaspar
Enviado por jaugustogaspar em 20/07/2011
Código do texto: T3107380