EXAME DE SANGUE PODE DETECTAR RISCO DE CÂNCER

Esta foi a sensacional revelação do ilustre Professor Karol Sikora, do Imperial College de Londres, recentemente divulgada , através da Internet.

Xodó dos cientistas, a busca da cura do câncer tem se transformado na principal meta de todos os que se dedicam à pesquisa médica, há séculos.

A notícia revela que, com um exame de sangue, poderá ser descoberto o mapa genético da pessoa, e qualquer gene associado ao risco do câncer.

Muito embora saibamos quão distantes estamos da cura da doença, em se confirmando a informação, descortinam-se alvissareiras perspectivas.

E assim, de passo em passo, graças aos abnegados cientistas, caminharemos para a completa erradicação da moléstia, que tanto pavor nos causa.

De acordo com o Professor Sikora, em vinte anos o câncer provavelmente será uma doença crônica mas tratável, graças à ênfase dada à prevenção.

E afirmou também que ainda não é possível, através de análise simples do sangue, conhecer de 50 a 60 genes que aumentam o risco de contrair o mal.

Sintetizou seu ilustre pensamento, ao dizer que a face do câncer pode mudar, e, em 2025, disporemos dos meios necessários para seu controle.

A terrível doença, a despeito dos avanços que a ciência médica tem conquistado, ainda constitui uma das maiores pragas que assolam os humanos.

Ninguém está livre de contraí-la, pois todos consumimos verduras com agrotóxicos, adoçantes artificiais, além de aspirarmos monóxido de carbono.

Globalmente, há ainda a nos ameaçar o buraco na camada de ozônio, sempre aumentando, em conseqüência dos poluentes lançados na atmosfera.

Uma solução apontada pelos signatários do Protocolo de Kyoto, propondo a redução do efeito estufa via redução da emissão de gases poluentes,

Encontrou a forte resistência do maior poluidor do planeta, que, para proteger seus interesses, negou-se a assinar o documento, aumentando o risco.

Portanto, a humanidade continuará sujeita a contrair câncer de pele através dos raios ultra violetas, se não forem tomadas as providências propostas.

O avanço dos processos de tratamento tem registrado vários progressos, dentre os quais a cura da leucemia, através do transplante da medula óssea.

Deve-se salientar ainda que o câncer nos seios também pode ser totalmente extirpado, desde que descoberto precocemente, através de exames .

E muitas vitórias vão sendo registradas, como a retirada de tumores no cérebro, que , há poucos anos, representavam atestados antecipados de óbito.

Desmistificar a doença tem sido fundamental para o processo de cura, modificando o estigma que a reveste, pois até seu próprio nome é omitido.

Especialmente as mulheres têm contribuído, com muita dignidade, para mudar a face fantasmagórica da peste, enfrentando-a até com intrepidez.

Temos visto lindas mulheres, maravilhosas, a desfilar garbosamente com seus lenços, para encobrir os efeitos do terrível tratamento quimioterápico.

E com essa força a humanidade encontrará os meios que necessita para sobrepujar o mal , que já mostra sinais de arrefecimento, ante tanta bravura.

Como membro de uma família estigmatizada pelo câncer, que já ceifou uma preciosa vida e continua a nos ameaçar, enalteço cada nova conquista.

Tenho certeza que, ao completar o mapeamento do cérebro, graças à Informática, o homem estará próximo de desvendar a origem dessa doença.

Acelerar as pesquisas, portanto, deverá ser o objetivo comum, para reduzir os efeitos danosos deste e de tantos males que persistem em nos afligir.

Resta-nos incentivar esses valorosos benfeitores, que dedicam às vezes todo seu tempo para desvendar a forma de concepção da célula cancerosa.

Revelado esse segredo, estará aberto o caminho para a definitiva cura, certamente a maior dádiva que poderíamos desejar, no âmbito da saúde.

Interagem no metabolismo humano, transportadas pelo sangue, uma infinidade de células, e a mutação do DNA de uma delas inicia a neoplasia.

Sem que saibamos, de alguma forma esses organismos findam por gerar um tumor cancerígeno, a mais terrível forma de vida jamais concebida.

Combater esses tumores tem sido a luta constante da ciência médica, na tentativa de prolongar a vida humana, recorrendo até mesmo a mutilações.

O agravante é que, como circulam no sangue, esses organismos causam metástases, provocando o surgimento de outro tumor, em local diverso.

Devemos enaltecer o profícuo trabalho de pesquisa desses valorosos cientistas, bem como dos destemidos cirurgiões, além de tantos estudiosos,

Empenhados na árdua tarefa de pesquisar meios de livrar a humanidade dos devastadores efeitos dessa praga, que já ceifou tantas preciosas vidas.

Cresce a suspeita, no meio médico, de que a mente desempenha importante papel, influenciando o desenvolvimento dos tumores cancerígenos ...

A suspeita é que estados emocionais graves, a exemplo do estresse e da depressão, podem estimular o crescimento anormal de uma doença maligna.

Não resta dúvida que são apenas teorias, mas os sentimentos negativos, o derrotismo, contribuem para suprimir a função imunológica do organismo.

Claro que não existe ainda uma relação direta de causa e efeito comprovada da malignidade da infelicidade, mas parece lícito supor seus prejuízos.

Embasados nessas premissas, e, considerando a gravidade do perigo que nos ameaça, convém que elevemos o espírito para alcançar uma vida feliz.

Rir, ler bons livros, assistir excelentes filmes, comer com moderação e curtir a família e os amigos constituem um antídoto para qualquer doença.

Em 17.11.2005

João Augusto Maia Gaspar

jaugustogaspar
Enviado por jaugustogaspar em 22/07/2011
Código do texto: T3110966