TEMAS DE MINHAS OFICINAS, PALESTRAS E WORKSHOPS PARA 2014...

Curso: CONSTRUINDO CENARÁRIOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS: Práticas de autoconhecimento, superação, motivação e inclusão.

Breve descrição:

“A Formação para a diversidade por uma perspectiva integradora e multidimensional focada nos Pensamentos Complexidade e Ecossistêmico, na Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade, nos possibilita reconhecer a necessidade de construção de ambientes socioeducacionais como espaços de cruzamento de diversos saberes, linguagens, culturas, metodologias e representações voltadas para expressão do conhecimento humano, da criatividade e da sustentabilidade constitutivo da trilogia humana. Neste contexto é possível e necessário reconhecer cada sujeito como único e singular, integrante da Teia da Vida e potencializador do questionar de preconceitos, estimulando a prática compartilhada da generosidade, do acolhimento, da resiliência e do respeito a si mesmo, ao outro e ao Todo. Reconhecendo o valor da diversidade em que TODOS sejam vistos como plenos de potenciais e de IGUAL VALOR. Por que Incluir é estar na inteireza de si-mesmo.”

Públicos possíveis: Professores, Coord. Pedagógicos, Psicólogos, Grupos de teatros, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, T.O.s. Gestão de Pessoas etc. (Educação, Agentes Sociais, Culturais, Saúde e Empresas e quem estiver aberto a construção de um mundo no qual caibam muitos mundos).

Docente: Maria Dolores Fortes Alves e Professores colaboradores

Agendar palestras, cursos, oficinas ou workshops, favor contatar minha Assessoria wakeditora@uol.com.br. Sr. Pedro

Meu blog: http://asuperacoesdeumacadeirante.blogspot.com/

Agradeço a abertura amorosa. Voemos juntos!!!!!!!!

Vejam também...

TEMAS DE MINHAS OFICINAS, PALESTRAS E WORKSHOPS PARA 2014...

Maria Dolores Fortes Alves

PUBLICO: EMPRESAS, EDUCAÇÃO, SAÚDE, CENTROS CULTURAIS ETC.

Veja alguns Temas Abordados entre outros, que possamos desejar e tornar realidade.

1. • AMAR, BRINCAR E LETRAR

2. CAMINHOS DA INCLUSÃO E A INCLUSÃO COMO CAMINHO. FORTALECENDO A TEIA DA VIDA

3. CRIATIVIDADE, ESPIRITUALIDADE E EDUCAÇÃO.

4. TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO

5.

6. DIVERSIDADE E ADVERSIDADE. Construindo tesouros.

7. • Práticas e ideias criativas para superação das adversidades

8. • Novos paradigmas, novos rumos. Em busca da cidadania planetária.

9. • No hospital, na escola, na empresa, na rua ou na lua. Como fazer diferente e fazer a diferença.

10. • Você é seu maior tesouro. Encontre-o!

11. • Enquanto houver vida haverá problemas. Enquanto houver problemas haverá vida. Somos seres autopiéticos!

12. • Os 3 As para o superação das adversidades.

13. • O cuidado essencial: cultivando o humano do humano.

14. • Para além das adversidades. Da deficiência a resiliência.

15. ESTRATÉEGIAS DE APRENDIZAGEM INTERADORAS. Inclusão, integração e motivação no hospital, na escola, empresa, na nação.

16. PRINCIPIOS PARA UM PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO COM SENTIDO.

17. INTELIGÊNCIA, INTUIÇÃO E AFETIVIDADE, CONSTRUINDO A APRENDIZAGEM DE VERDADE.

18. Ser PROFESSOR EM TEMPOS DE INCERTEZAS

19. “LIMITES” SÓ NÃO EXISTEM PARA O AMOR, MAS QUEM AMA CONSTRÓI LIMITES!

20. DIVERSIDADE, AMOROSIDADE E INTEGRAÇÃO: Princípios intertransdisciplinares fundantes para uma formação inclusiva.

21. FAVORECENDO A INCLUSÃO PELOS CAMINHOS DO CORAÇÃO

22. INCLUSÃO. UMA VIA DE MULTIPLOS SENTIDOS

23. CAMINHOS DA CONSCIÊNCIA e da ESPIRITUALIDADE. INCLUSÃO PARA ALÉM DA RELIGIÃO.

24. ECOFORMAÇÃO: EDUCANDO GUARDIÕES DA VIDA E DO PLANETA.

25. ECOFORMAÇÃO: APRENDENDO A CUIDAR DE SI, DO OUTRO E DA NATUREZA. –Oficina ou palestra.

26. OS SETE SABERES NECESSÁRIOS DA EDUCAÇÃO PARA QUE TENHAMOS PRESENTE E FUTURO.

27. INCLUSÃO? QUEM INCLUI QUEM?

28. DIVERSIDADE: FORTALECENDO A TEIA DA VIDA

29. INCLUSÃO: ACRESCENTANDO VIDA A VIDA

30. O “ERRO” COMO CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM.

31. O SER E O FAZER DO PROFESSOR-EDUCADOR (em português ou espanhol)

32. VIVENDO, AMANDO E APRENDENDO.

33. O FUTURO QUE QUEREMOS PARA NOSSOS FILHOS E OS FILHOS QUE QUEREMOS PARA NOSSO FUTURO.

34. MOTIVAÇÃO: PONTO NOSSO MOTOR EM AÇÃO.

35. OS 7 “As” DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-EDUCADOR.

36. ECOFORMAÇÃO, A religação triúnica: Individuo, sociedade e natureza.

37. A Autoria de Pensamento na perspectiva da Complexidade e da Transdisciplinaridade.

38. CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS INTEGRADORAS E INCLUSIVAS: a força e suavidade da diversidade.

39. CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS: A força da diversidade. -OFICINA

40. INCLUIR PARA EVOLUIR. Religando-se a teia da Vida.

41. Um Currículo Para Diversidade!

42. O VÔO DA ÁGUIA: PARA ALÉM DOS NOSSOS SONHOS!

43. RESSIGNIFICANDO VALORES, DESPERTANDO O HUMANO DO HUMANO: Tecendo a teia da vida. -Oficina ou palestra.

44. PSICOPEDAGOGIA: RESSIGNIFICANDO A AUTORIA.

45. APRENDER A SER EDUCADOR

46. OFICINA- ACOLHER PARA CRESCER...

47. INCLUIR PARA EVOLUIR. Religando-se a teia da Vida.

48. PSICOPEDAGOGIA e TRANSDISCIPLINARIDADE: A Sabedoria da Diversidade.

49. TRANSDISCIPLINARIDADE: Libertando-se das gaiolas mentais e alçando vôos de amorosidade e sabedoria

50. INCLUSÃO: DESENVOLVENDO A INTELIGÊNCIA SOCIAL.

51. DESENVOLVENDO O PENSAMENTO ECOSSISTÊMICO E A INTELIGÊNCIA SOCIAL.

O conteúdo, a duração e a infra-estrutura necessários a estas apresentações são flexíveis e customizadas especificamente para o seu negócio, seja ele escolas, empresas, ONGs, Associações etc. algo que aqui não esteja contemplado podem enviar um briefing com os conceitos a serem abordados, assim dialogamos e construímos juntos.

ALGUNS LOCAIS NOS QUAIS JÁ REALIZEI PALESTRAS E OFICINAS

1) Universidade de Barcelona- Barcelona-ES. Fórum INCREA. Escolas criativas

2) Arequipa. PERU. Colégio de Professores- I CONGRESO INTERNACIONAL DE INSTITUCIONES EDUCATIVAS.

3) Prefeitura Municipal de Senador Canedo. Goiás. V Encontro de Pais de alunos com necessidades Especiais.

4) Secretaria Municipal de Educação São Roque SP- 3º. ENCONTRO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO.

5) Secretaria Municipal de Educação Guarapuava – Paraná. Seminário Regional Direito a Diversidade: "A Escola que aprende com as diferenças."

6) Carambeí – Paraná. VI Seminário de Educação Inclusiva. Secretaria Municipal de Educação

7) Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Posse, SP. Fórum internacional de dificuldades de aprendizagem.

8) Prefeitura Municipal de Queimados e Máxima eventos. II JORNADA PEDAGÓGICA DE QUEIMADOS.

9) Rede Municipal de Ensino de Santa Isabel- SP. Encontro Pedagógico e Cultural

10) Prefeitura Municipal de Aracaju. SE. 9° ENCONTRO PEDAGÓGICO E CULTURAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

11) UCB. ECOTRANSD. Brasília. Seminário de Planejamento e Avaliação na perspectiva da Complexidade e da Transdisciplinaridade.

12) PANCAS. Espírito Santo. “SEMINÁRIO PARA ALÉM DA INCLUSÃO” .

13) Prefeitura de Santana do Parnaiba. SP SEMINÁRIO “Inclusão: conquistando meu espaço”

14) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUCSP.- IX Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo.

15) Universidade Federal de Sergipe. Pró-Reitoria de Extensão- I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO & II ENCONTRO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIENCIA.

16) Fortaleza – CE. UNESCO, UEC e UCB. CURSO na “CONFERENCIA INTERNACIONAL SETE SABERES DA EDUCAÇÃO PARA O PRESENTE”

17) Secretaria Municipal de Educação de Praia Grande – SP. Congresso de educação inclusiva. INCLUSÃO, PELOS CAMINHOS DA CIENCIA, DA ARTE E DO AFETO.

18) Aracrus. E.S. “Congresso Conhecer ES 2010

19) Inhapim. MG -II CONGRESSO REGIONAL DE EDUCAÇÃO .

20) Passa Vinte MG. V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PASSA VINTE.

21) POÇOS DE CALDAS. MG. 2º Manhã Cultural do Colégio Integral de Poços de Caldas.

22) PORTO ALEGRE. RS. ONG. PARCEIROS &VOLUNTÁRIOS- GV SEMINÁRIO INTERNACIONAL “PARE PENSE”.

23) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Congresso Internacional WEB CURRICULO

24) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Semana de inclusão e acessibilidade

25) Prefeitura de Barretos. Semana de Educação: Para além da Inclusão.

26) São Paulo- REATECH- IX Feira Internacional de Tecnologia, Reabilitação e Inclusão e Acessibilidade.

27) Rede Globo. Novela VIVER A VIDA. Depoimento de superação

28) Prefeitura de Poços de Caldas. PROJETO RECOMEÇAR.

29) Prefeitura de Poços de Caldas. Projeto “inclusão: direito a diversidade”

30) Prefeitura de Poços de Águas de Lindóia. Fórum de Inclusão

31) Prefeitura de Itanhaem. Fórum de Inclusão

32) Prefeitura municipal de Andradina -Seminário Recomeçar

33) Prefeitura Municipal De Águas De São Pedro- III Congresso De Educação

34) Prefeitura Municipal de Piquete-Fórum de Educação, Gestão e Tecnologia.

35) Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus SP- II Seminário de Inclusão

36) Itirapina – Funep- Unesp.- X Encontro Municipal de Educadores

37) Prefeitura Munipal de Porangaba- 2º Seminário Municipal de Educação de Porangaba.

38) Secretaria Municipal de Educação Ponta Grossa - Paraná - VI Seminário de Educação Inclusiva: “Direito à Diversidade”

• Professora da Universidade Federal de Alagoas-UFAL,

• Doutora e Mestre em Educação – PUC/SP-CNPq (Pontifícia Universidade Católica); e UB (Universidade de Barcelona)

• Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga - UNISA;

• Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem pela UBA (Universidade de Buenos Aires);

• Especialista em Educação em Valores Humanos;

• Pesquisadora GEPI (Grupo de Estudos Pesquisas Interdisciplinares), RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - CNPq), RIEC (REDE INTERNACIONAL DE ESCOLAS CRIATIVAS), colaboradora externa do GIAD (GRUPO DE INVESTIGAÇÃO E ASSESSORAMENTO DIDATICO. UB) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro - Universidade de Barcelona);

• Professora convidada da Universidade de Barcelona

• Docente colaboradora de Pós-Graduação (PUC. UNASP, UNIFESP e outras); Assessora Educacional; Palestrante Nacional e Internacional

• Tradutora da obra DOCUMENTOS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO.,

• Autora de diversos artigos e livros, entre eles: “DE PROFESSOR A EDUCADOR: Contribuições da Psicopedagogia: ressignificar valores e despertar autoria, “O VÔO DA ÁGUIA: uma autobiografia” e “FAVORECENDO A INCLUSÃO PELOS CAMINHOS DO CORAÇÃO: Complexidade, Pensamento eco-sistêmico e Transdisciplinaridade” pela WAK. Site pessoal: www.edupsicotrans.net blog. http://asuperacoesdeumacadeirante.blogspot.com/

e-mail: mdfortes@gmail.com; mdfortes@hotmail.com. Cel. 08281128659 VIVO, 082-96559036 TIM

“Dolores e a sua velha mania de recusar a falência da Esperança... Essa menina, cadeirante inquieta, vai longe e, ainda, nos leva juntos...” Mario Sérgio Cortella.