1293-A RAPOSA E A CEGONHA-(6)- FÁBULA de Jean de La Fontaine.Séc. XVII- SÉRIE: “O mais BELO VALE de Minas” Nº 133

1293-A RAPOSA E A CEGONHA-(6)- FÁBULA de Jean de La Fontaine.Séc. XVII- SÉRIE: “O mais BELO VALE de Minas” Nº 133

Acróstico-alegórico com Preceitos

aprendidos em Belo Vale

Por Sílvia Araújo Motta

A-A cegonha deu seu troco à esperta

R-Raposa que lhe convidou pra jantar.

A-A forma de servir traz alerta:

P-Prato raso com caldo, para bico longo?

O-Ou carne em vasilha de bico estreito

S-Sem sucesso, para focinho largo?

A-A vingança trouxe reação imediata!

-

E-Em nódoas de desgosto, há infelicidade!

-

A-A Lei Física explica a “Lei do Retorno”

-

C-Circuitos de causa e efeito refletem

E-Em diversos tipos de raios mentais,

G-Ganham importância,os ressentimentos!

O-O perdão carregará sempre a prudência...

N-Não permitirá ódio e nem vingança.

H-Haverá sempre a modificação de opiniões,

A-A esquecer o ciclo perverso das decepções.

-

Comentário:

A vingança é uma pedra que se volta contra quem a atirou, mas não diminui o mal sofrido e ocasiona freqüentemente males ainda maiores.

As farpas da vingança ou revide são mais difíceis de extrair do universo interior do que as farpas de espinho do cosmo orgânico. Por meio da empatia, podemos atenuar ou reduzir o abalo íntimo que sofremos de alheios. Para o perdão é preciso remodelar nossas atitudes, entender com clareza que os individuos têm dificuldades semelhantes às nossas.Perdoar é uma nova forma de ver a vida dentro e fora de nós.Vale a postura de nos colocarmos no lugar ou na condição do outro.

A posição evolutiva de vida leva-nos à solidariedade, a relacionamentos saudáveis e a uma convivência de fundo ético.

“Amar seu inimigos, não é, pois, ter para com eles uma afeição que não está na Natureza; o contato de um inimigo faz bater o coração de maneira bem diferente quando ao encontro de um AMIGO; é não ter contra ele nem ódio, nem rancor, nem desejo de vingança(...)”

“Eis que vos envio como ovelhas ao meio dos lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e mansos como as pombas.”

Resumo da Fábula:

A raposa convidou a cegonha de bico fino e longo, para tomar caldo ralo, servido em prato raso. Para revidar a cegonha serviu-lhe a carne cheirosa em vasilha de gargalo fino e longo para lembrar-lhe que: “Quem planta colhe”. “Assim como o fizer, assim o receberá”.

“Podemos ser mais astutos que o outro, nunca porém mais que todos os outros.”(François VI, duque de La Rochefoucauld e príncipe de Marillac-Paris:1613-1680).

Belo Horizonte, 28 de junho de 2007.

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 28/06/2007
Código do texto: T543957
Classificação de conteúdo: seguro