ACRÓSTICOS PERFEITOS - Apresentação de Tutorial

São considerados (por mim) Acrósticos perfeitos, aqueles que se inserem dentro de um tema, de um contexto, obedecendo até o final a ideia inicialmente proposta. E não dispensando de maneira alguma a questão da rima, algo que é essencial em sua construção. Rimas diferenciadas e que se desdobram em vários formatos, dependendo do número de versos apresentado no poema.

O Acróstico perfeito tem a obrigatoriedade de possuir um mesmo número de vocábulos por verso, mais precisamente, na mesma quantidade das letras iniciais da palavra chave. Ou seja, um poema de sete versos, por exemplo, terá que possuir, por regra, sete palavras em cada uma de suas frases, a mesma quantidade de letras do nome posto na vertical.

E por último, o desafio maior: Procurar não repetir nenhuma palavra em todo o corpo do poema, desde uma preposição ao mais simples artigo. Fica facultativo a utilização das rimas centralizadas, com palavras que se combinam em versos pares, podendo ou não dar um charme a mais na composição. Veja o exemplo de um Acróstico assim que publiquei na sessão TUTORIAIS, postado aqui no Recanto.

https://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/5239534