1526- CRUZEIRO ESPORTE CLUBE (BH-MG-BRASIL)- EX SOCIETÀ SPORTIVA PALESTRA ITÁLIA (Série : ITÁLIA 26)

1526-CRUZEIRO ESPORTE CLUBE (BH-MG-BRASIL)-EX-SOCIETÀ SPORTIVA PALESTRA ITÁLIA (Série : ITÁLIA 26)

Acróstico-histórica

por Sílvia Araújo Motta

S-Sonho da Colônia Italiana encaminhado!

O-O Clube de Futebol idealizado em 1920,

C-Com a presença do Cônsul de Itália,

I-Iniciou-se a organização da Società Sportiva

E-Em Belo Horizonte, chamada Palestra Itália.

T-Teve a fundação oficial aos 2 de janeiro de 21.

À-As cores do uniforme, as da Bandeira da Itália.

-

S-Seu primeiro Jogo: 3 de abril de 1921, no Campo do

P-Prado Mineiro, quando venceu por 2X0.

O-O primeiro Clássico Oficial: 3X0 contra o Atlético-MG.

R-Revisto o Estatuto, em 1925, abrasileirou-se.

T-Também passou a admitir brasileiros e descendentes.

I-Início de 42,aos 30 de Janeiro, novo nome: Palestra Mineiro.

V-Várias denominações teve durante a 2ª Guerra Mundial

A-Alteradas por imposição de Leis do Governo Brasileiro.

-

P-Passou a ser entidade totalmente brasileira

A-Aos 29 de setembro de 42 foi batizado Ypiranga.

L-Logo após o primeiro jogo chamou-se Cruzeiro Esporte Clube

E-Em 7 de outubro de 42, com a Constelação Cruzeiro do

S-Sul, transformou-se no GRANDE TIME de FUTEBOL de Minas

T-Torcedores, Jogadores, Dirigentes e Associados

R-Receberam o nome sugerido pelo ex-Presidente do Clube:

A-Amigo e maior Torcedor: Osvaldo Pinto Coelho.

-

Belo Horizonte, 26 de setembro de 2007.

---***---

POESIA EM ITALIANO

POETAS ,

Participem da SEMANA DA LÍNGUA ITALIANA NO MUNDO E ENVIEM SEUS POEMAS EM ITALIANO, NESTA SEMANA,

PARA

silumotta@hotmail.com

GRAZIE,

SILVIA ARAÚJO MOTTA

Cônsul Z-NO-POETAS DEL MUNDO -Belo Horizonte/MG/Brasil

Leia mais:www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

VII SETTIMANA DELLA LINGUA ITALIANA NEL MONDO - LA LINGUA ITALIANA E IL MARE (22– 28 OTTOBRE 2007)

“La Lingua italiana e il mare” sarà il tema della VII Settimana della lingua italiana nel mondo, organizzata dal Ministero degli Affari Esteri, dal 22 al 28 ottobre 2007, tramite la rete delle Ambasciate, Consolati e Istituti italiani di cultura, i Lettorati universitari e le scuole italiane all’estero.

L’iniziativa, che gode dell’Alto Patronato del Presidente della Repubblica, rappresenta dal 2001 il principale evento internazionale di promozione della Lingua italiana e ha registrato un successo sempre crescente, con 1300 eventi in 80 Paesi nell’edizione del 2006. Alla Settimana collaborano intensamente l’Accademia della Crusca, che fornisce la consulenza scientifica, la Società Dante e la Rai, con un’attenzione particolare di Rai International e Rai Educational.

Perché dedicare un’edizione della Settimana al mare? Perché il mare d’Italia ha ispirato artisti e poeti di tutto il mondo, incoraggiato esploratori e visto milioni di italiani mettersi in viaggio in cerca di fortuna verso Paesi lontani. La Storia dell’Italia è stata costruita in gran parte sul mare, dalle colonie della Magna Graecia alle Repubbliche marinare. E attraverso il mare, la Lingua Italiana ha rappresentato un ponte indispensabile al riconoscimento e all’apprezzamento dell’Italia all’estero.

Fonte:

http://www.esteri.it/MAE/IT/Stampa/Sala_Stampa/Evidenze/2007/10/20071004_settimanalingua.htm

LEIA MAIS:

www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 02/10/2007
Reeditado em 05/01/2008
Código do texto: T676935
Classificação de conteúdo: seguro