Obviedade

Homem

Veneno

Água

Produção

Alimentos

Homem

Documentário apresentado pela TV Bandeirantes de São Paulo (julgo ter assistido em 1975). Divulgava caso de Indústria, sediada no Japão, condenada a pagar polpudas indenizações, pelos seus resíduos industriais (contendo chumbo e mercúrio) terem acometido a comunidade, cuja alimentação principal era o peixe, de vários males. Os que mais me chocaram foram os casos de nascidos, alguns definitivamente incapazes, com graves problemas de deficiências cerebrais. No final desse documentário o narrador perguntava se valera a pena, inclusive economicamente.

O diário "Estado de São Paulo", em abril de 1977, divulgou: "as crianças nascidas em São Paulo já carregam em si taxa de 2,2 ppm de DDT (inseticida utilizado na agricultura e também para combater doenças transmitidas por insetos como a malária), transmitido pelo cordão umbilical".

Não faz muito tempo, na capital do Pará, Belém, a mídia estava divulgando em nome do governo (estou em dúvidas se municipal, ou estadual) uma relação de peixes, com grandes possibilidades de envenenamento por mercúrio, que deveriam ser retirados dos cardápios.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 22/12/2022
Código do texto: T7677397
Classificação de conteúdo: seguro