Israel

Poetas com olhos mareados,

Pássaros silenciados,

Noite iluminada,

Qual é o significado?

Se não,

Bandeira branca incendiada,

Paz derrotada.

Luau

Sem olhos de poeta,

Pássaros silenciados,

Céu estrelado,

Sem significado.

Soberania:

Sob um bater de asas coreográfico,

A esbelta Garça desvenda os cumes,

Contempla os baixios,

Desbrava o ocaso.

E o que fazem os ventos que circulam ao lado dEla?

Os ventos podem até interferir, mas não ousam detê-la!

Terremotos, abalos sísmicos, guerras, fome, enchentes, chacina de médicos, ingratidão, egoísmo, caos.

Não se fala mais em Pandemia, no entanto, as mentes humanas prometeram que após o surto, - e estão cumprindo - os braços fechariam-se em fortes e calorosos abraços.

Se os humanos prometem o que jamais farão, a Garça sem dar um pio, sequer, voa todos os campos. Com efeito, Garça é animal de todos os lagos, de todos os rios, de nenhuma Pandemia, de nenhum idioma, contudo abraça todos os mundos.

A lenta Embarcação

Após entranhar mar aberto, sulcar as águas salgadas; e abrindo esbranquiçadas clareiras laterais, o rastro de espuma borbulhante sinalizando a volúpia da aventura, retorno ao paradeiro habitual.

Como todo vivente autodeserdado, chego introspectivo, silencioso, reflexivo. Os primeiros minutos, as primeiras horas, me são estranhas. Possuem o sabor da deselegância. O perfume do vazio.

Abro portas e janelas. Acostumado ao movimento diário, todos os ambientes estão reticentes. Estão tomados pela incompletude.

Aos poucos, vagarosamente, o sol se aproxima. Lança seus raios cálidos, iluminando os ambientes; com eles, vêm a brisa minuana. Acaricia a poeira, que esparrama-se sobre os móveis, inspirando o sorumbático escriba. Faltam-lhe versos, sobra quietude.

Às vezes as palavras escritas perdem o significado, emudecem. Quando isso ocorre, o melhor é recorrer a outra forma de arte: a música, por exemplo. E redescobre-se em "do silêncio para algum outro lugar". E o outro lugar é a missiva, na qual ordena: "viver a vida somente por vivê-la, não é viver; é preciso sulcar as águas, correr estradas, esclarecer os indecisos, cumprir a missão, para a qual, fostes enviado".

Requisitadas por versos soltos, as palavras escritas voltam a adquirir brilho próprio; inspiram o ludismo de caminhar lento. Chegada possível!

Altas velocidades, bastam os pássaros de prata.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 09/10/2023
Reeditado em 13/10/2023
Código do texto: T7904357
Classificação de conteúdo: seguro