QUAL A REPRESENTAÇÃO E PERIPÉCIAS DA DEUSA AFRODITE?

No primeiro momento, iremos pincelar um pequeno quadro à respeito do surgimento e vida longa da mitologia grega.

Temos como finalidade apresentar ao leitor um apanhado de dados coletados sobre o referido assunto e ofertar apenas mais um ponto de vista no presente Artigo: Qual a representação e peripécias da deusa Afrodite?

MITOLOGIA GREGA

São relatos provindo da Grécia, dos seus rituais religiosos, observação da natureza e do cosmo.

Os gregos explicavam por intermédio da oralidade os elementos fantásticos dos deuses os semideuses e heróis na Grécia antiga, à cerca de 2.500 anos A.C.

Esses povos acreditavam serem eles o centro do universo.

Por serem egocêntricos transmitiram suas narrativas para os romanos e assim as fantasias grega foram disseminadas para outras culturas.

As narrações foram sendo revestidas de outros falares geração pós geração.

Dessa maneira ao longo dos séculos estas ganharam reelaborações por diversas fontes.

Intencionalmente damos por exemplo: As poesias de Píndaro e as tragédias de Esquilos, Sófloques e Eurípedes, já cantadas, teatralizadas.

A Literatura, a História e a Arte, com muita frequência recorrem ao imaginário mitológico como forma de expressão cultural universalista.

Quem representa o sentimento humano no mais alto grau passional?

Afrodite/Grega

Vénus/Romana

Freya/Nórdica

Turan/Etrusca

Ishtar/Mesopotâmia

Inanna/Suméria

Oxum/Africana

Astarte/Mitologia Babilônica.

Como nasceu Afrodite?

- Existem versões quanto seu mirabolante surgimento.

Então,para florear este Artigo, optamos pela leitura da pintura renascentista de Sandro Botticelli.

(O nascimento de Vénus) – 1482.

Esta obra encontra-se exposta na galeria dos UFFIZI, em Florença.

Afrodite nascera das espumas que arrebentam na praia.

Quando saiu do mar, Zéfiro (Vento) a instalou numa concha de madrepérola e soprou a embarcação até Cítara, depois à Ilha do Chipre.

Independente de sua origem, resta-nos classifica-la como sedutora e bela dentre todas as mortais e imortais

E quanto suas características?

- Afrodite, possuía a pele branca como as espumas das ondas marítimas.

Os olhos, profundos quanto o mar.

Seus cabelos, louros brilhavam como a luz do mediterrâneo.

O cheiro dela, emanava fragrâncias de flores.

Leitor, perceba a manipulação discursiva...

Esta figura mitológica foi uma construção, geradora de sentido ao longo dos séculos, um ideal de beleza, um produto da narratividade.

Ela não aceitava ser contestada, não admitia, nenhuma mulher tivesse uma beleza comparável a sua. Ou seja, por intermédio da narrativa secular, Afrodite disseminou no inconsciente coletivo a representação do poder, do glamour, do amor desmedido e destemido, isto é, da paixão sexual, da alegria.

Proprietária de empoderamentos, só poderia ser um marco do Olimpo (Morada dos deuses).

Afrodite contradiz o refrão da composição musical de Chico Buarque de Holanda: “Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas, elas não tem gosto ou vontade, nem defeito nem qualidade tem medo apenas...”

Mas, a deusa da beleza não vivenciou a imunidade no mais grau, foi obrigada por Zeus (Júpiter) se casar com Hefesto (Vulcano) o deus feio e coxo.

Inconformada, o traiu com vários deuses e semideuses.

O marido, sabedor dos encantos da esposa lhe presenteava com joias raras de todo Universo, lhe ofertou inclusive, um cinto mágico, ela os inebriava, quando fazia uso desse adereço.

Afrodite vivenciou a paixão arrebatadora com Ares (Marte) deus da guerra. Com ele teve filhos.

Aliás, a representante da beleza teve a honra de ser considerada também a deusa da fertilidade.

Os filhos de Afrodite, pais reconhecidos:

Anteros

Deimos

Eryx

Enéias

fobos

Harmonia

Hermafrodito

Himileu

Príapo

A prole da deusa, demonstra as várias fases do amor humanizado.

Como Afrodite era cultuada?

Suas festas eram chamadas afrodisíacas, era celebrada por toda a Grécia. O amor passional e a loucura faziam parte dos cânticos de louvor à deusa.

Quem eram os teus protegidos?

- Os marinheiros e os artesões.

E a simbologia?

- O golfinho, pombo, cisne, a murta, rosa, romã e a limeira.

Com o passar do tempo e as mudanças inerentes, Afrodite foi perdendo o glamour de outrora, passaram a descreve-la como promíscua.

Afrodite distribuiu para a humanidade a representação do amor passional por séculos.

Talvez o medo humano e a religiosidade foram a chave para trancar a voluptuosidade, o sexo vivenciado, a natureza incontrolável dos aspectos regido pela deusa do amor.