COMO SER UM POETA DA OPB

Ser um poeta na construção da OPB (Ordem dos Poetas do Brasil) é, sobretudo, um privilégio e uma honra muito grande. É, também, indiscutivelmente primar pela qualidade de cada poeta e de seu compromisso com a poesia, gênero literário que é tão pouco valorizado nos dias de hoje, mas que, ao mesmo tempo, talvez nunca tenha sido tão explorado pelos poetas e poetisas do nosso Brasil.

Com efeito, o que vejo na atualidade da Literatura Brasileira é uma tentativa de resgate da poesia humana em todas as suas nuances sentimentais, enfim, em todos os seus aspectos. Mas, quais seriam as outras razões para ser um poeta na construção da OPB? Penso que esta pergunta lateja na mente de cada membro desta instituição ainda incipiente, é bem verdade, mas que em seu pouco mais de um ano de vida já fez muita coisa com seus poetas e poetisas. Penso também que há um longo caminho a percorrer pelos seus membros que, constantemente tem dado valor à poesia através de um fazer poético requintado e, ao mesmo tempo, saboroso de se apreciar.

Por outro lado, posso pensar: "Como ser poeta num mundo em que se dá tão pouco valor à literatura? Como ser poeta num mundo em que a educação vai de mal a pior e a desigualdade social caminha com tamanho impacto na estrutura social brasileira? Mas, antes de tudo, o que me vem em mente é a coragem e o interessante compromisso de ser poeta da Ordem dos Poetas do Brasil. Uma instituição que não tem fins lucrativos e que está a serviço da poesia e vê nela uma forma de valorizar as pessoas que fazem poesia. Isso, quero crer, é muito importante!"

Sem sombra de dúvidas, embora o seu pouco tempo de vida, cada membro já marcou a história na Ordem dos Poetas do Brasil; seja através das participações em concursos literários, seja através dos espaços proporcionados na internet. Aliás, seria leviano de minha parte pensar em não considerar a informática neste contexto. As redes sociais são uma evidência no mundo de hoje, isso é uma constatação que vem em minha mente. Com efeito, as redes socias estão alavancando, sobremaneira, o fazer poético. Ninguém pode fugir disso.

Segundo o Poeta Maurício de Azevedo, presidente da Ordem dos Poetas do Brasil, a OPB é uma ordem livre , cultural , artística e filosófica que pretende contribuir e muito para desenvolver os caminhos da poesia no Brasil. A Ordem possui três princípios, a expansão, defesa e divulgação da poesia e tem como o objetivo maior o resgate da poesia humana (...). Assim, é muito bom ser um membro de uma instituição que valoriza a cultura e tem princípios, pois além de cada poeta e poetisa dar a sua contribuição para um mundo melhor, estão dando mais sentido às suas vidas, pelo valor a uma causa, isto é, a missão do fazer poético.

Penso que cada membro da OPB é como se fosse uma ilustre presença numa instituição que caminha vagarosamente, mas com muita cautela pelos poetas e poetisas que com as suas contribuições estão lutando por uma causa digna, justa e sem preço, ou seja, o resgate da poesia humana.

Finalizando, é necessário que se diga, que é um prazer imenso ser membro da Ordem dos Poetas do Brasil que, com certeza, está fazendo a sua parte, colaborando com a sociedade brasileira que tanto carece de uma educação de qualidade, de uma educação cidadã e de pessoas de boa vontade.

Marcelo Canto
Enviado por Marcelo Canto em 10/05/2015
Código do texto: T5237209
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.