"Motivo" de Cecília Meireles - Análise Semântica

"Motivo

Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste:

sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,

não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

no vento.

Se desmorono ou se edifico,

se permaneço ou me desfaço,

— não sei, não sei. Não sei se fico

ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que estarei mudo:

— mais nada."

(Cecília Meireles MEIRELES, C. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.)

* Resposta ao Poema Motivo

Escrevo

porque o sentimento existe

e minha vida não está bem certa

eu sou alegre e sou triste

também sou poeta

* Análise

O poema é um convite a viver o agora "Cape Diem", "o instante existe", por isso existe o canto, um convite a esquecer o passado e futuro. E por ora, Cecília compreende sua vida como completa, como se escrever poemas fosse suficiente para sua vida.

É como uma resposta à sociedade, que cobra a satisfação e a felicidade humana, a poeta se despoja desses conceitos, como se o poeta fosse uma espécie de "fingidor" como diria Fernando Pessoa: um ator que empresta suas habilidades de escrever versos à Palavra, seja ela alegre ou triste, não importa, é um estado amortecido dos sentimentos.

Assim como todas as outras coisas, se acaba "irmão das coisas fugidias" o poeta existe naquele instante. Cecília não está bem certa se seus versos são para edificação de quem lê ou para a destruição, viver ou morrer já é indiferente, contanto que ela escreva.

Sua canção é absoluta, é o fim de todas as coisas, o único motivo válido; sua vida ou seus sentimentos já não necessitam ser descritos. O poema vai permanecer eternamente e a poeta não, assim ela relata a fugacidade da vida, a única certeza é a morte, se vivermos o hoje teremos a sensação que nossa vida está completa.

* Fagner - Motivo

https://www.youtube.com/watch?v=-xyOd2n6c2s