As Virtudes do Sermão da Montanha

Eu li o livro "O Código do Monte - As Virtudes do Sermão da Montanha", do autor Sérgio Luis da Silva Lopes, médico psiquiatra e psicoterapeuta.

No livro em questão temos, pela visão do espiritismo, uma interessante análise do Sermão da Montanha, o sermão dito por Jesus no evangelho de Mateus.

O que posso dizer sobre o livro? Na realidade, é como descobrir uma receita... Antes haviam os ingredientes e agora há o modo de preparo. Embora seja bastante difícil nos mantermos plenamente de acordo com as Leis Divinas, o livro nos traz a esperança de que com o nosso esforço é possível nos tornarmos melhores, e nos aproximarmos cada vez mais de um caminho de felicidade, um caminho de paz interior. Um caminho em que não serão tão importantes as coisas materiais, pelo contrário, importante é que possamos andar conforme a vontade de Deus.

Pessoalmente, acredito que devemos seguir com aquele ensinamento de Jesus, que nos diz que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. E em síntese, o Sermão da Montanha nos ensina a amar o próximo. E sinceramente, como não amar Deus, nosso Criador, Criador do Universo? Como não sermos gratos por tantas belezas que existem e por tantas oportunidades que nos são dadas? Deus é muito Bom e Justo! Essa é a visão do espiritismo. É assim que passei a entender as situações pelas quais passamos nesta terra, desde as guerras até o nascimento de um bebê. Os maravilhosos planos de Deus são para a nossa evolução. Haverá dor e sofrimento, mas ao buscar as virtudes do Sermão da Montanha teremos mais habilidade, mais entendimento, mais força para lidar com as dificuldades.

Que a nossa Fé em Deus e em Jesus se faça cada vez maior. Que o amor aumente cada vez mais em nosso coração, e de nossos amigos e familiares. Que a nossa Fé nos faça perceber que Deus é muito Bom e Justo. Que possamos dar a este mundo a melhor versão de nós mesmos, que nos esforcemos para isto! Que busquemos as virtudes!

Finalizo minhas impressões do excelente livro, mas faço uso da tradução que ali consta, em Mateus 5:

"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados os aflitos, porque eles serão consolados.

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão saciados.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles receberão misericórdia.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus."

E apenas para constar, não faz parte da análise do livro, porém sabe-se que de nada adianta ter o conhecimento e não colocar ele em prática. De nada adianta "acreditar em Deus" e não se esforçar para seguir o que Jesus nos ensinou. Em João 14:

"Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

Se me amais, guardai os meus mandamentos."

Guardai os mandamentos!! Esta é a grande questão!!!

Claudia RS
Enviado por Claudia RS em 07/04/2016
Reeditado em 29/03/2021
Código do texto: T5598058
Classificação de conteúdo: seguro