Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Revolução dos Bichos

     'A Revolução dos Bichos', lançada em 1945 no Reino Unido, por George Orwell, pseudônimo de de Eric Arthur Blair, é uma fábula de crítica ao totalitarismo da União Soviética Comunista durante a Segunda Guerra Mundial. A obra tem como cerne a corrupção, traição e desigualdade como principais temas.
    Na obra, Orwell expressa a insatisfação da classe operária da Inglaterra, nos meados de 1930, que se via pressionada por desigualdades sociais e econômicas. A narrativa analisa a evolução do sistema socialista — que se apresenta como uma solução ideal aos trabalhadores[os animais] da Granja do Solar — mas que, gradativamente acaba se transformando num regime ditatorial.
      O enredo começa na fazenda Granja do Solar. O Sr Jones é proprietário da fazenda e é dono de uma porção de animais de todos os tipos. Major, um velho porco, prestes a falecer, decide partilhar com os bichos o sonho que tivera na noite anterior: a liberdade dos animais, livrando-se da exploração dos humanos. Pior que o sonho vira realidade. Aproveitando-se de um descuido do Sr Jones, os animais expulsam-no e e acabam tomando o controle da fazenda. Chamam-na de 'A Revolução dos Bichos' e decretam os Sete Mandamentos.
        Após a revolução, dois jovens porcos inteligentes, Napoleão e Bola-de-Neve são os favoritos à eleição. Percebe-se que Napoleão é a favor do totalitarismo, da censura e da repressão à liberdade de expressão. Já Bola-de-Neve adota políticas socialistas e de cunho democrático. Napoleão vence. Aos poucos, nota-se o socialismo dar lugar ao regime opressivo. Rebeliões, desigualdade, escravidão, corrupção e traição são os temas corriqueiros na fazenda. Chega o momento em que é impossível distinguir quem é homem e quem é animal.
      Em suma[não quero prolongar muito o texto], o autor busca tratar de questões políticas e sociais da humanidade com uma forma leve e direta. Ajuda-nos a pensar e identificar também certos líderes déspotas e regimes opressores, que buscam técnicas de alienação e manipulação psicológica para tomar posse da população.

Pedro Viegas
Enviado por Pedro Viegas em 17/02/2018
Código do texto: T6256628
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Pedro Viegas
Joinville - Santa Catarina - Brasil, 25 anos
22 textos (2621 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/09/18 15:52)
Pedro Viegas