Resumo do Livro: A Batalha de Todo Homem

Resumo do Livro: A Batalha de Todo Homem

Autores: Stephen Arterburn

Fred Stoeker

Mike Yorkey

Introdução

Segundo o autor, este livro é uma obra do amor de Deus para o leitor. Diz ele que Deus ouviu um clamor dos homens que vivem em uma cultura sexualmente carregada e respondeu unindo quatro homens de uma maneira improvável.

São eles: Mike Yorkey, Frede Stoeker, Dan Rich e Steve Arterburn. O versículo que inspirou esse trabalho foi: Sl 51:1; 12-13.

O autor diz que o plano de Deus é libertar os pecadores e depois usá-los para ensinar a outros.

Onde Estamos?

Parte 1

Mais dez anos na escuridão

O autor diz que seu inicio de casamento foi ferido, porque ele estava defraudando Sandy de sua total devoção, embora ele não soubesse disso naquele tempo. Ele diz que não estava consciente e que, mesmo consagrando sua vida a Sandy, ele ainda não havia devotado seus olhos completamente.

O autor diz que a medida que examinava mais profundamente, descobriu que tinha mais do eu um sinal de imoralidade sexual. Até mesmo seu senso de humor refletia isso. Segundo ele, as vezes, a frase inocente de uma pessoa até mesmo do pastor fazia ele pensar em um sentido duplo e sexual. Queria rir, mas se sentia desconfortável.

Esperança para o desesperado

Ele diz que toda essa coisa sexual se agitava violentamente dentro dele, destruindo uma pureza que demoraria anos para voltar. Ele diz que quando entrou na faculdade, logo se encontrou afogado em pornografia.

Ele diz que está compartilhando tudo isso por dois motivos: primeiro para que a gente saiba que ele entende o que é está sexualmente preso em abismo profundo. Segundo, porque ele quer nos dar esperança. Porque Deus trabalhou nele e o tirou desse abismo. E diz mais: se houver algum sinal de imoralidade sexual em nossas vidas, ele agirá em nós também.

Pagando o preço

O autor diz que ele estava pagando o preço pelo seu pecado, sua esposa estava pagando o preço, sua igreja estava pagando o preço e seus filhos poderiam pagar o preço. Ele diz que Deus o havia livrado do abismo, mas ele parado de caminhar em sua direção. Quando então decidiu que era tempo de se aproximar de Deus. Ele diz que esperava que a jornada fosse fácil mas não foi porque ele não pôde. Segundo ele o pecado permanecia porque ele nunca mudara realmente, nunca rejeitara o pecado sexual, nunca escapara da escravidão sexual. Ele apenas trocou de mestre.

Vicio? Ou algo mais?

O autor escreve características para ajudar a distinguir entre vicio e sexo e forte apetite sexual.

Ele diz: o sexo como vicio é feito isoladamente e é desprovido de relacionamento. O vicio em sexo é “meramente sexo”. O vicio em sexo é secreto. O vicio em sexo é desprovido de intimidade. O vicio em sexo faz muitas vitimas. O vicio em sexo termina em desespero. O vicio em sexo é usado para fugir da dor e dos problemas.

Como chegamos aqui

Parte II

Misturando padrões

O autor resume o padrão de Deus em relação a pureza sexual dizendo: a imoralidade sexual começa com as atitudes luxuriosas de nossa natureza pecaminosa. Ela está enraizada nas trevas dentro de nós. Portanto, a imoralidade sexual, assim como outros pecados que escravizam os não crentes, atrairá a ira de Deus. Evitar completamente a imoralidade sexual é uma atitude santa e honrada devemos nos arrepender da impureza, fugir e deixar nossos corpos distantes dela, enquanto vivemos pelo Espírito.

Obediência ou mera excelência?

Segundo o autor, uma busca pela mera excelência é uma abordagem inadequada para Deus, deixando-nos vulneráveis a ciladas após ciladas. Nossa única esperança é a obediência.

Se não liquidarmos todos os sinais de imoralidade, seremos capturados pela nossa tendência, como homens, a ser atraídos pelo prazer sexual e pela euforia química através de nossos olhos.

Simplesmente por ser homem

Diz o autor que nosso Pai celestial nos exorta a sermos homens. Ele quer que sejamos como ele. Chama-nos para “sermos perfeitos como nosso Pai é perfeito”. Diz o autor, que Ele está pedindo que superemos nossas tendências naturais dos olhos impuros, das mentes fantasiosas e dos corações errantes. O padrão de pureza dele não nasce naturalmente em nós. Ele nos chama para reagir, pelo poder de sua presença poderosa, e para que façamos o serviço.

Optando pela verdadeira masculinidade

Segundo o autor, a definição de Deus sobre a verdadeira masculinidade é muito simples: significa ouvir a Palavra dele e praticá-la. E a definição de Deus para um covarde é alguém que ouve a Palavra de Deus e não a prática.

Optando pela vitória

Parte III

Diz o autor que sua vida e seu lar estão debaixo de um paredão devastador de uma sexualidade de metralhadora que fuzila a paisagem de forma impiedosa. Neste momento você está em um avião aterrissando, aproximando-se cada vez mais da terra firme e da revelação final dos fatos. Deus lhe deu as armas e o treinou para a batalha.

Diz o autor que você não pode permanecer no avião para sempre. Mas cedo ou mais tarde, a rampa será aberta e, então, chegará a sua vez de correr bravamente e lutar. Deus correrá com você, mas ele não lutará por você. É hora de ir adiante e comportar-se como um homem.

Segundo o autor, santidade não é uma coisa nebulosa. É uma série de escolhas acertadas. Você não precisa esperar que alguma nuvem santa se forme ao seu redor. Você será santo quando optar por não pecar. Você já livre do hábito da imoralidade sexual até que escolha ser até que diga: “Chega! Estou optando por viver de forma pura!”

O autor diz que como um professor de assuntos pré-matrimoniais da igreja, onde ele chega a instruir trinta casais por ano, qualquer falha pessoal em direção ao pecado produzirá ramificações multiplicadoras por toda a igreja. E por ensinar sobre a pureza na igreja, ele deve ser forte.

De acordo com o autor, quando se toma uma decisão a favor da pureza sexual, pode-se enxergar cada vez mais por que é muito perigoso fracassar ao eliminar todo sinal de imoralidade sexual da sua vida. A natureza viciosa das rações químicas nos centros de prazer do seu cérebro amarra com muita força as cordas da escravidão.

Para romper essas cordas, diz o autor, é preciso cortar as imagens sexuais recebidas através dos olhos e da mente.

Vitória com seus olhos

Parte IV

O autor diz que os homens se adaptam a cada período do tempo, seus gostos são formados pelo que eles visualizam. Ele diz que se você limitar os seus olhos a sua esposa somente, seus próprios gostos se adaptarão ao que você visualiza. As forças e as fraquezas dela se tornarão suas preferências.

De acordo com o autor, precisamos utilizar todos os nossos recursos e toda a nossa criatividade para destruir os maus hábitos e cada centímetro de liberdade em Cristo para caminhar livre do pecado. Vale a pena morrer pela liberdade do pecado, de acordo com Jesus.

Vitória com sua mente

Parte V

O autor cita um trecho do livro The Final Quest que diz: “A maturidade especial é sempre ditada por nossa disposição de sacrificar nossos próprios desejos pelos desejos dos outros ou pelos interesses do reino”. O autor também diz que purificar os olhos e a mente é mais do que um mandamento é também um sacrifício.

Ele diz que q uando se faz esse sacrifício e se renuncia os próprios desejos, as bênçãos fluirão. A vida espiritual experimentará uma nova alegria e um novo poder, e a vida matrimonial florescerá a medida que seu relacionamento alcançar novas alturas.

Vitória em seu coração

Parte VI

O autor diz que estimar significa amar sua esposa por quem ela é hoje, e não algum outro dia. É fazer concessões em relação a todas as surpresas e inconsistências que foram escondidas até que a vida a impulsionasse em uma nova direção.

O autor diz que a esposa tem um coração que ainda bate como o coração de uma cordeirinha, um coração que ainda salta pelas campinas da esperança e do desejo, esperando pelo amor.

Confiando em você, ela abandonou a liberdade individual, acreditando que você lhe daria amor e proteção. Esteja contente com a esposa de sua juventude, Deus o presenteou com essa cordeirinha. Deixe sua mente ser transformada pela Palavra. Faça da canção de Salomão a sua canção.

Que belo é o teu amor, ó irmã, noiva minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho, e o aroma dos teus ungüentos do que toda sorte de especiarias!

Conclusão

O autor diz que apesar de consagrar sua vida a sua esposa Sandy ele não tinha devotado seus olhos completamente, e essa divisão foi que fez ele alimentar mais a devassidão do que a devoção completa a sua esposa, e isso foi que o levou a um abismo profundo.

Ele diz que se não for liquidado todos os sinais de imoralidade seremos atraídos pela euforia química através de nossos olhos. Para romper é preciso cortar as imagens sexuais recebidas através dos olhos e da mente.

Ele também diz que purificar os olhos e a mente é mais do que um mandamento é também um sacrifício. E diz que a esposa deve ser amada pelo o que ela é hoje, e não pelo o que ela foi algum dia.

Porque ela tem um coração que ainda bate como o coração de uma cordeirinha que ainda salta pelas campinas da esperança e do desejo, esperando pelo amor.

Evitar completamente a imoralidade sexual é uma atitude santa e honrada. Só que a única esperança é a obediência a Deus, ouvir a sua Palavra e praticá-la.

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 02/08/2018
Código do texto: T6407095
Classificação de conteúdo: seguro