RESUMO DE "UNICELULAR" DE TARSIS MAGELLAN

UNICELULAR

UM TECHNO-THRILLER DE TARSIS MAGELLAN

A obra é inspirada em documentos coletados da Agencia de segurança nacional dos Estados Unidos, vazados em 2013, que trata de arquivos de investigação de Edward Snowder da Agencia brasileira de inteligência confidencial (ABIN) que envolve o governo brasileiro e a empresa chinesa Biotech.

A obra traz o amparo da Lei 12.527/2011 que dá livre acesso a informação.

Confidencial – É exposta parte de documentos da investigação.

Prólogo: A coisa Marinha - Emílio Soares navega na Ilha de Rata em seu Barco tecnológico e pesqueiro chamado Carolina, junto com o uruguaio Sr. Gutierrez que junto a três pescadores não consegue salvar Emílio das garras brutais de um ser marinho desconhecido.

I INCIDENTES (trecho do relatório da ABIN, p.12)

Gritos na praia (Mundaú, Ceará) – Kylie Bell uma australiana que vive nos Estados Unidos recém- separada do marido, leva duas crianças para conhecer uma praia perto da vila de pesqueiros bastante sossegada. O filho de 3 anos, Adam acha um bicho gelatinoso em uma poça na areia e brinca até a criatura agarrar sua mão lhe queimando.

Ilha do meio (Fernando de Noronha, Pernambuco) – 5 Mestrandos de Biologia da UFRN estavam em uma excursão acompanhada do professor pesquisador Alex Loureiro que é especialista em Biologia marinha. Um agente do Ibama os acompanha obrigatoriamente na excursão, até que dado momento a aluna Catarina é atacada por um ser flutuante que lhe queima a mão e o rosto, até prejudicar suas vias respiratórias, que obriga Éder a fazer uma traqueostomia para salvá-la.

Adam (Hospital Geral de Trairi, Ceará) – A australiana chega ao hospital com o filho nos braços em pânico, e é atendida pelo médico Dr. Estêvão Trabulsi e um enfermeiro que fazem o processo de ressuscitação em Adam, identificando ossos frágeis além de fortes queimaduras.

Retorno (Fernando de Noronha) – O professor Alex é advertido da existência do projeto TAMAR, da preservação ambiental do local, e o artigo Geology. E ouve a história do fungo de 6 metros, conforme o museu de história natural dos Estados Unidos. E Fica curioso sobre as questões, comprovando que a tal semente que teria provocado o envenenamento de sua aluna, não seria mais uma semente, e sim um ser animal.

Protocolo 77 (Abin-Brasília) – A agente PF Rosa Villar no departamento de investigação é chamada por Ricardo Roriz para investigar algumas situações. Roriz lhe explica a operação Doyle, os casos estranhos, e o projeto da Biotech (Indústria farmacêutica chinesa).

Ascórporo (UFRN, Rio Grande do Norte) – Professor Alex e Éder examinam os filamentos no laboratório de Botânica e descobrem a periculosidade das queimaduras e o envenenamento de Catarina.

Medidas Urgentes – Rosa chega ao local das investigações com ajuda do agente Eduardo Monteiro. Os dois ao chegarem no hospital dizem ser da embaixada americana, e Rosa se apresenta como Rafaela para Dr. Trabulsi, que lhe informa o quadro clínico de Adam mesmo receoso. Dr. Trabulsi conversa com Nancy que lhe explica como acharam o bicho na poça de água.

Descoberta (Litoral de Trairi, Ceará) - Rosa viaja até o local exato da poça de água e encontra aves mortas com a mesma necrose.

Rotas Aéreas (Departamento de geociências – UFRN) – Willian é consultado para investigar no Google Earth sobre imagens via satélite na Ilha de Trindade e as rotas aéreas (Rio de Janeiro, China).

Padrões e estreitamento (Hotel Praeiro, Ceará) – Rosa é surpreendida pela ligação restrita de um relator do processo 77, um senhor aposentado (Alfa) que mora nas proximidades, que lhe explica com mais detalhes as irregularidades da Biotech.

Correções tóxicas (Instituto Butantan, São Paulo) – Dra. Cristina Schneider e Michelle Bellano observam as amostras no laboratório de toxicologia na UFRN e decidem enviar a outro bioquímico em Genebra na Universidade de Kentucky para informações mais precisas no veneno.

Um ser inusitado (Reserva Marinha de Fernando de Noronha) – Victor Lopes ecólogo aposentado junto com sua esposa observa marcações da trilha do Morro com nome “TAMAR” explicando ser uma área de preservação de ovos de tartarugas. Victor salva uma tartaruga engasgada com um ser estranho, mas o ser o ataca e lhe sufoca.

II CONSPIRAÇÕES (trecho do relatório da ABIN, p.27)

A empreitada da Hardcom (Vale do Silício, Califórnia) – Max Carter, presidente e sócio da Hardcom – Hardware company em uma reunião explica o projeto para uma bateria durável. Leon Vogel um investidor quer saber do projeto que diminui custos da produção e John Falkner, outro investidor, expõe o projeto da Biotech e o projeto da bateria com bioenergia informada por Diego Alvarenga, um cientista que lhe explicou. Já o investidor Richard Hallet expõe a concorrência das fábricas de Taiwan e a Índia que pretendem vender uma bateria com genes modificados, a Bacteria, 50% com maior tensão.

Negociação (Porto Sto Antônio, Fernando de Noronha) – Diego Alvarenga, um microbiologista procura representantes da empresa japonesa K. Sumatu. Aparece uma japonesa representante que lhe oferece 30% pelos direitos de exploração do produto e o ameaça com propostas. Diego explica a impossibilidade de acesso.

Os homens da Biotech (Hospital Adventista, RN) – Rosa sonda enfermeiros do hospital de Catarina e investiga o acesso de funcionários da Biotech entrarem no local para possivelmente matar Catarina para apagarem vestígios do envenenamento cometido por seres modificados pela empresa.

A intenção de Kiao (Aeroporto de Hong Kong, China) – Zen Chang viaja a jato com o piloto Lun para encontrar-se com representantes do ICOM (Conselho Internacional de museus). Chang conversa com Kiao sobre o caso de Adam e a queimadura, sobre a ABIN, sobre seus investimentos farmacêuticos, as ideias da bateria e o museu para biólogos.

Kramer (Hospital adventista, RN) – Víviam Kramer, funcionária da Biotech, a mando de Ellen Wankler ao chegar no hospital para aplicar uma injeção em Catarina é surpreendida por Rosa que chega ao local para investigar. Viviam foge. Rosa é mandada para São Paulo para conversar com Roberto Gusmão.

Acidente (Fernando de Noronha) – Em uma visita do ministro à Biotech, Wankler se surpreende com um incidente com o vidro na seção Monera, que foge uma massa negra e mata um funcionário.

Randall (EuroDisney, França) – Kate avisa à Jeff Randal, um funcionário da Disneyland Paris, a proposta de Chang para uma consultoria. Preocupado com uma reunião da Pixar (que logo adia), Randall atende ao pedido de Chang e viaja a jato para ver de perto a proposta do museu da Bioteh em formato Disney. Chang afirma que Alícia Bouvier o indicou pela competência.

Descida (Costa Marítima Brasileira) – Professor Alex e o mestrando Éder decidem conhecer a ilha da Trindade e sobrevoam, por serem negados quanto ao pouso, saltam de paraquedas com muita dificuldade do monomotor.

Partida (Aeroporto de Guarulhos, SP) – No avião em São Paulo rumo à Biotech na Ilha da Trindade, estavam os donos: Chang e Wankler, o convidado Randall para uma consultoria, Alícia Bouvier (museóloga), James Well um britânico pró-reitor da Universidade de Oxford, Dra Odillez uma microbiologista da USP e Diego Alvarenga.

Penhasco (Ilha da Trindade) – Professor Alex e Éder passam apuros no penhasco.

III SISTEMAS (trecho do relatório da ABIN, p. 41)

Visitantes (Aeroporto, Ilha da Trindade) – O avião pousa na Biotech com todos os convidados para conhecer todo o ambiente. Bouvier acedia Randall.

Intrusos (Sala de controle) – Chang e Wankler apresentam todos os compartimentos, as salas, a tecnologia utilizada, até que Zhu identifica pelas câmeras, dois sujeitos invasores (Alex e Éder), mas mesmo assim os convidam para entrarem e conhecerem o laboratório junto com os demais.

Realidade aumentada (Sala de exposições) - A cada vitrine, havia seres como micróbios, fungos, bactérias e cada espécie exposta na vitrine eram identificados e narrados por Fernanda Montenegro às habilidades de cada espécie. Randall quase descobre o disfarce de Rosa (Dra. Odillez) por causa da maquiagem descamando.

Na redoma (sistema de aquários) – Rosa (como Odillez) identifica Manuel como o oriental no hospital de Catarina, pela descrição da linguagem que possuía. É explicada a composição da Polivitrum para as vitrines produzida pela empresa Polichin. Os convidados conhecem a sala contendo grandes amebas, protozoários, vibriões, espirilos, cocos, estafilococos. E todos se encantam com as colorações.

Vitron (Aquário superior) – Wankler explica sobre os seres de genes modificados, e os robôs tecnológicos que limpam os aquários.

Tardígrados (Laboratório A) – Alvarenga apresenta uma ameba na mão sendo inofensiva e explica os identificadores de cada ser, apresenta também o predador Tardígrado que come bactérias e protozoários.

Contato (Sala de controle) – Zhu conta como foi contratada e como adquiriu síndrome do pânico na empresa. Víviam chega e explica o estado de saúde de Adam. Wankler e Chang se sensibilizam com os dedos mutilados de Víviam.

O jardim (sistema de estufas) – Rosa percebe aspectos femininos em Manuel. Manuel leva os visitantes ao sistema de estufas e todos trajados com roupas preparadas (semelhantes à de astronautas). Alvarenga mostra o reino Fungi com fungos unicelulares. Rosa é descoberta disfarçada por Manuel que a empurra 3 metros abaixo da passarela sem a percepção dos visitantes.

Revelação (Sistema de estufas) – Rosa acorda do desmaio e foge de micróbios , luta com seguranças e finalmente se apresenta como Polícia Federal ameaçando prender os donos.

Discussões (Enfermaria) – Mei cuida dos ferimentos de Rosa e aceita contar o que sabe. Wankler expõe a enfermidade incurável da mão à Zhu. Zhu relembra o incidente das duas, e o caso de Manuel se tornar transgênero e obter depressão. Chang revela a intensão de Viviam aplicar o antídoto em Adam para curá-lo.

Explicações (Salão de eventos) – É explicada a função de Nanorobô da empresa indiana Nanon que replica cadeias de DNA para obter hormônio do crescimento modificado. Randall faz cantada para Rosa e revela ser contratado para seduzi-la, a fim de desviar suas investigações. Manuel conversa com Li sobre sua mudança de sexo.

Abruptores – Rosa insiste com Zhu para ver filmagens antigas , e observa Viviam e Gildo encaixando os abruptores para aniquilar tentativas de evasão de organismos unicelulares.

Respostas (Sala de controle) – Chang culpa Wankler a cerca do planejamento mirabolante da Biotech que permite pesquisas em seres. Wankler pede para Zhu mostrar a Rosa a filmagem do dia que sofreu o incidente que resultou em sua esquizofrenia.

IV FATALIDADES - (trecho do relatório da ABIN, p.79)

Autópsia (Enfermaria) – Acham Diego morto por uma bactéria. Mei o inspeciona achando um ser ainda dentro do corpo. Rosa investiga com Zhu nas imagens de câmeras e vê um Vitron robô alterado matando Diego.

Mixomicetos (Sistema de estufas) – Alex e Éder exploram os imensos fungos e encontram Manuel morto. Zhu descobre a manipulação do Vitron executado os comandos da sala de Marketing onde trabalha Manuel.

Amanita Phalloides (Sistema de estufas) – Rosa e Alex descobrem um fungo tóxico na boca de Manuel que seria mastigado para promover seu suicídio. Mas Rosa questiona para um assassinato. Wankler conversa com Li sobre a morte de Manuel. Li explica o tratamento oculto de depressão de Manuel com amanita. Chang entra no Aquário Beta e é perseguido; foge para uma sala com vidros rachados até que vibriões são chamados a atenção e quebram o vidro e atacam Chang até morrer.

Ideonella Sakaiensis (Sala de controle) – Rosa identifica rachaduras em todos os vidros da Biotech, Os Biodigestores são acionados em alta temperatura.

Éder (Biodigestores) – Éder sai para ver os biodigestores e acompanhado por 2 funcionários acham uma armação com um maçarico. Éder descobre não ser Metado o gás armazenado e sim Hidrogênio. Éder cai na armadilha que seria preparada para Wankler e morre em meio há três explosões de biodigestores.

Operação SAR (Comando do 1º Distrito Naval) – Os capitais de uma base próxima acordam. Capital Mendes analisa um nevoeiro e conversa com Sá e Silva. È acionado o comando confidencial que aciona automaticamente um avião para chegar a 3 horas.

As Tecelãs (Dormitórios) – Zhu acorda no dormitório com o estrondo e explica para os funcionários, Bouvier e Well aguardarem o resgate. Wankler tem ataque esquizofrênico. Rosa, Alex e Randall sofrem escoriações com e explosão. Os organismos estão em fuga. Wankler fala das tecelã a Alex como organismo que produz DNA da argila.

Mergulho (Entrada do Complexo) – Vivian chega à Ilha de avião. Diêgo se revela vítima da Biotech com direito a se vingar e a pegar suas patentes no sistema, e expõe todos os assassinatos e tramas cometidos, bem como as bactérias liberadas para decomporem o polivitrum. Mei e Víviam se revelam comparsa, explicando o sumiço e morte de Chang. Alvarenga obriga Zhu, Rosa e Alex a entraram no aquário para coletarem do sistema o HD. Zhu é pega e émorta por Dinophytas. Rosa acessa o Sistema.

Ponto de Implosão (Arquivário digital) - Rosa é reconhecida pelo sistema, e procura Zhu, achando como Yuk Huang Chen, uma agente disfarçada do MSS. É ativado automaticamente o método de implosão por coletar os dados em HD, dando 35 minutos. Na volta, Alex não consegue salvar Rosa de um ataque de Dinophytas e Randall com permissão aciona Vitron para salvar rosa. Rosa mata Alvarenga. Randall corre para salvar os funcionários. Rosa briga com Víviam.

Antídoto (Sala de exposição) - Víviam captura o disco de Rosa. Randall mata Viviam e tira Rosa do local que irá explodir. Tudo explode da Biotech. Rosa se direciona ao outro avião da Biotech e dá o antídoto ao piloto Yan Wu para entregar a Hulton no aeroporto de Thurgood Marshall em Batimore para que ele tente aplicar em Adam nos Estados Unidos. Dentro de outro avião acionado pelo sistema, Alex mostra a Rosa uma tecelã que coletou escondido. Um homem negro entra no hospital de Adam e injeta o antídoto.

Epílogo: Uma sombra no mar, RJ) – A família brasileira Sampaio visita a Arraia do Cabo-RJ, onde Isabel se anima como futura bióloga. Até que sua família se surpreende com a observação de um mostro marinho (ou tubarão, ou lula gigante, ou cardume) e esperam ele ir embora, conforme um salva-vidas dá ordens, para poderem então, entrarem na água.

45 Personagens

Ellen Wankler - Dona da Biotech e sócia do marido Chang.

Emílio Soares – é morto por um ser marinho desconhecido

Senhor Gutierrez – pescador uruguaio

Kylie Bell – Australiana turista

Adam – Filho de 3 anos de Kylie Bell

Alex Loureiro – Professor de mestrado de Biologia e especialista em Biologia marinha.

Catarina – Mestranda em Biologia que é atacada por um ser desconhecido que flutuava no local da excursão.

Eder – Mestrando em Biologia que faz traqueostomia improvisada para salvar a colega Catarina.

Dr. Estêvão Trabulsi – Médico que atende Adam.

Rosa Villar – Agente da Polícia Federal chamada para a investigação.

Ricardo Roriz – Chefe da ABIN

Eduardo Monteiro – Agente que ajuda Rosa a chegar o local.

Nancy Bell – Filha de 6 anos de Kylie Bell que informa o contágio do irmão.

Willian – Bolsista doutorado da Universidade de Alex.

Alfa - Redator aposentado do processo 77.

Dra. Cristina Schneider - Bioquímica da UFRN

Michelle Bellano - Bioquímica da UFRN

Victor Lopes - Ecólogo aposentado que encontra o projeto “TAMAR”.

Max Carter - Presidente e sócio da Hardcom.

Leon Vogel – Investidor da Hardcom.

John Falkner – Investidor da Hardcom.

Diego Alvarenga – Cientista da Biotech.

Richard Hallet – Investidor da Hardcom.

Zen Chang – Dono da Biotech.

Lun – Piloto de Chang.

Kiao – Sócio Chinês de Chang.

Víviam Kramer – (Maria Tereza Akel) Funcionária da Biotech para realização de trabalhos sujos.

Roberto Gusmão –

Ministro – Funcionário do Ibama.

Kate – Secretária de Randall.

Jeff Randall, - Engenheiro de parques temáticos e Funcionário da Disneyland Paris.

Alícia Bouvier – Museóloga e Ex-namorada de Randall.

James Well - Pró-reitor britânico da Universidade de Oxford.

Dra Odillez - Microbiologista da USP (Rosa disfarçada) .

Zhu – Funcionária técnica de controle da Biotech.

Mei – Enfermeira da Biotech.

Manuel – Funcionário oriental e transgênero da Biotech.

Li – Psicóloga da Biotech.

Gildo – Cinegrafista, ajudante de Viviam.

Capitão-Tenente Mendes – Superior do distrito naval.

Capitão Sá – Capitão do distrito naval.

Tenente Silva – Tenente do distrito naval.

Yan Wu – Piloto da Biotech

Hulton – Ex-agente da Cia

Isabel – Filha da família Sampaio, futura Bióloga

LINGUAGEM

A obra contém linguagem médica com características biológicas, etc.

A narrativa inicia datando 08 de fevereiro às 7h 16min, e termina o último capítulo em 11 de fevereiro às 04h53 min.

INTERTEXTUALIDADES

Canção “Samba da Benção” de Vinícius de Moraes (Cantarolada por Victor no percurso das áreas preservadas).

Guerra das estrelas (comparação da sensação visual perante as estufas da Biotech).

Romance de H.G.Wells (ao ver o Brasil e a fábrica de monstros da Biotech).

Frase de Conan Doyle (Sentimento de detetive) “O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa”.

Michael Jackson – o peso das botas.

Nat King Cole – Cantor de Jazz (aparência)

Amber Thompson (Julgar o negro)

TEMÁTICAS

Feminismo/ Machismo

O poder da mulher no ambiente de trabalho

Preconceito e Transgenero

Religião/Ateísmo

Química. Biologia. Medicina. Biomedicina.

Racismo ao negro.

(Muito rico para imaginação. bastante descritiva, informativa, e mui bela arte de prender o leitor)

Angel Angélica
Enviado por Angel Angélica em 14/08/2018
Código do texto: T6418906
Classificação de conteúdo: seguro