Sobre a brevidade da vida - Sêneca



O Jovem, no geral, pensa que a vida é longa e talvez por isso pense que esta obra de Sêneca não é para ele.

Mas penso que ao jovem esse tema deva merecer mais atenção, pois ainda possui o tempo em suas mãos. Logo, esse conhecimento pode ainda modificar o seu destino.

Quanto ao ancião que no geral olha para trás e diz que a vida passou rápido e o tempo lhe faltou, esse tema serve para jogar luz as nossas mentiras internas e por isso nos fazer melhores.

Sêneca disse:

"Não recebemos uma vida breve, mas a tornamos."


"Não temos pouco tempo, mas desperdiçamos muito. A vida é longa o suficiente e nos foi dada generosamente para a realização da mais altas empreitadas, se toda ela for bem empregada."


"não permitem que ninguém ocupe seus móveis, ... não se encontra ninguém que queira dividir seu dinheiro... São sovinas quando se trata de gastar o patrimônio, ao passo que, com relação a gastar o tempo, são perdularíssimos com a única coisa em que é justo ser avarento."

"vocês vivem(gastam o tempo) como se fossem viver para sempre."

"Vocês não podem atrasar, capturar ou reter a coisa mais veloz que há, mas permitem que ela parta como algo supérfluo e renovável."

"pequena é a parte da vida em que vivemos."

"Reclamam por causa do desprezo do superiores...alguém que nunca tem tempo para si mesmo ousa reclamar de soberba de outro?"

"Como é estúpido esse esquecimento da mortalidade e deixar os melhores planos para os cinquenta e sessenta anos e ainda querer começar a vida em um ponto ao qual poucos chegam."

"Deve-se aprender a viver por toda a vida, e, por mais que você se admire, toda a vida é um aprender a morrer."

"Acredite, é próprio de homem magnânimo e acima dos erros humanos não permitir que seja retirado nenhum momento de seu tempo, e por isso a vida dele é longuíssima, porque, por toda a extensão que tenha durado, tomou tudo para si. Nada, assim, ficou descuidado e ociosos, nada na dependência de outro, e nem, certamente, encontrou algo digno de ser trocado pelo seu tempo, guardião parcimoniosíssimo dele."

"Eu digo, revise e reconte os dias da sua vida, verá que sobraram para você poucos e sem valor."

"Mas aquele que concede o tempo ao seu próprio uso, que dispões de cada dia como se fosse o último, nem deseja o amanhã nem o teme. Pois que novo prazer alguma hora já lhe poderia trazer? Tudo foi compreendido, tudo foi colhido até a saciedade."

"Não se deve julgar que alguém viveu por muito tempo por causa dos cabelos brancos e rugas: ele não viveu muito tempo, mas existiu muito tempo. De fato, consideraria ter navegado muito quem, logo que tivesse saído do porto, fosse carregado para lá e para cá por uma cruel tempestade e vicissitudes dos ventos de diversas direções, tivesse sido forçado a mover-se em círculos pelo mesmo lugar? Este não navegou muito, mas foi muito sacudido."

"Você está ocupado(para as coisa devidas); a vida se apressa; nesse ínterim, a morte vai chegar, e, querendo ou não, para ela você deverá estar disponível."

"O maior obstáculo da vida é a expectativa, que depende do amanhã e perde o hoje."

"Tudo que ainda há de vir jaz na incerteza. Viva já!"

"Brevíssima é a vida dos ocupados."

"A vida se divide em tres momentos: o que foi, o que é, o que será. Destes, o qual estamos vivendo é breve, o que vamos viver é dúbio, o que vivemos é certo. ..esta(as boas recordações) é a parte sagrada e intocável de nosso tempo... sua posse é perpétua e inabalável.
... não importa quanto tempo nos é concedido se não houver onde guardá-lo (cofre de ouro)"

"... não importa quanto tempo nos é concedido se não houver onde guarda-lo(cofre de ouro) ... É próprio de uma mente segura e tranquila percorrer todas as partes de sua vida."

(uma vida duradoura é aquela em que) nada dela foi delegado a outro, nada foi desperdiçado aqui e ali, nada depende da fortuna(sorte,destino), nada foi levado pela negligência, nada perdido pela prodigalidade, nada supérfluo."


"Dentre todos, apenas são - ociosos(bom sentido) - aqueles que estão disponíveis para a sabedoria, só estess vivem; pois não apenas cuidam bem de seus anos, mas também a eles adicionam toda a eternidade."

"não aproveitam o ócio(se recolher na filosofia) aqueles cujos desejos ocupam muito de seu tempo"

"(em relação aos escritores) ainda que voce conceda que eles contam tudo de boa-fé, ainda que se responsabilizem pelo que escrevem, essas histórias diminuirão os erros de quem? De quem refrearão os desejos? Quem farão mais corajoso, quem, mais justo, quem, mais generoso?"

" Aqueles mais famosos fundadores de pensamentos sagrados nasceram para nós, para nós prepararem o caminho....já que a natureza das coisas nos permite marchar em comunhão com toda a eternidade, por que não nos voltarmos inteiramente deste espaço de tempo exiguo e caduco para os períodos que são eternos, que são partilhados com os melhores?...
é possível discutir com Sócrates, dúvidar com o Céticos, acalmar-se com Epicuro, vencer a natureza humana com os estóicos, ultrapassá-los com os Cínicos."

"podemos dizer que se aplicam a verdadeiros deveres aqueles que desejam ter intimidade com Zenão, com Pitágoras, (pré-socrático) Demócritos, Aristóteles. Nenhum destes estará ocupada, nenhum vai se despedir de quem os procura sem torná-lo mais feliz, mais amante de si mesmo, nenhum permitirá que alguém parta de mãos vazias; eles podem ser encontrados por todos os mortais de noite e de dia."

" É repulsivo aquele que, já bastante idoso, perde fôlego no tribunal em defesa de litigantes totalmente desconhecidos, desejoso de capturar a atenção de uma audiência ignorante."
Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 21/05/2021
Reeditado em 02/08/2021
Código do texto: T7260914
Classificação de conteúdo: seguro