Quando o discípulo está pronto, a OBRA aparece.

"Quem não leu este livro NÃO SE HUMANIZOU AINDA.!!"

Assim falou-me um professor há 15 anos sobre a Obra – Crime e Castigo de Dostoievski.

Embora à época eu não tivesse um entendimento firme sobre o que era “humanizar-me”, rapidamente comprei a obra e a consumi com vigor.

Lembro-me que, na obra, me impressionou bastante a ideia de que o homem “ordinariamente bom” jamais consegue agir contra sua própria consciência, sem instalar em si mesmo um perseguidor e algoz indelegável até que construa a própria redenção. A obra é um convite a coerência entre pensamento e ação.

Para Sêneca, uma boa literatura deve responder positivamente as seguintes perguntas: essas histórias diminuirão os erros de quem? De quem refrearão os desejos? Quem farão mais corajoso, quem, mais justo, quem, mais generoso?"

Crime e Castigo me humanizou?

De forma alguma. Mas não culpo a obra.

Penso que “Crime e Castigo” me deu aquilo que eu podia digerir na época.

Hoje, no lugar do meu professor eu teria dito:

Quem não leu a Obra –Cartas de um Estoico(um guia para a vida feliz – Filósofo Sêneca), não se humanizou ainda.

Ainda que desgoste da obra, não a culpe.

Afinal, quando o discípulo está pronto, a “obra” aparece.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 05/08/2021
Reeditado em 05/08/2021
Código do texto: T7314545
Classificação de conteúdo: seguro