ANÁLISE E RESENHA DO LIVRO"REVOLUÇÃO IDEOLÓGICA", de De Masta

FICHA TÉCNICA

Autor: De Masta

Edição: AJEA - Associação dos Jovens Escritores Angolanos

Ano: 2021

Páginas: 28

Género: Auto-ajuda

Formato: E-book (PDF)

- SOBRE O LIVRO E O AUTOR

De Masta é o pseudónimo de Victor Malesso António, escritor angolano, C.E.O da A.J.E.A – Associação dos Jovens Escritores de Angola, fundada em 2020. Mergulhou no mundo literário em 2020 após ter enfrentado uma crise existencial levando-o a sérios conflitos internos. Para além da sua carreira como escritor, é também fazedor da arte musical.

A sua escrita esta voltada ao género auto-ajuda, através das letras, levar a mudança de mentalidades, a fim de que o despertar para a vida seja enxergada por todos. Revolução Ideológica é a obra de estreia do autor, lançado com a A.J.E.A em 2021, um e-book simples, composta de 28 páginas, abordando diversos assuntos da vida.

UMA ANÁLISE PROFUNDA

- O MEU OLHAR

O título em si, já parece dar uma alerta, uma chamada de atenção, reflexão essa que incita-nos à uma revolução, uma mudança radical com visão àlguma coisa, aglutinando com o termo ideológica, propriamente, a ideia central está ligada - levar o leitor - a mudança de ideias e pensamentos.

Penso que De Masta, foi original na descrição de cada assunto, posso dizer que, alguns deles já ouviamos por ali, só não idealizávamos completamente no mais profundo, naquilo que realmente e como poderia ser encarado, então, sendo que era levado daquele modo ingênuo, o autor procurou estudar a fundo, e com essas análises feitas, optou por aprimorar cada tema, de acordo as experiências pessoas e não só, na tentativa de persuardi-nos.

O livro é simples, porém, carregando assuntos pesados, um modo de encarar a vida enquanto estivermos no tempo.

Começando por analisar o primeiro texto: A VERDADE QUE NINGUÉM LHE CONTOU(1). Realmente, para subsair e alcançar o nosso auge, tudo depende da nossa força de vontade, o nosso desejo de vencer, nada alcança-se de um dia para outro, até mesmo quando uma entidade religiosa, profetizar que terás que terás um carro, uma casa e tal, isso está certo, mas quando alguém não lutar para tal, não deixar pingar sequer uma gotícula de suor no seu rosto, é quase difícil realizar, e essa verdade ninguém conta, simplesmente providenciam prosperidades, sem ensinar-te os passos para a luta. Gostaria de mencionar aqui um dos trechos "todo mundo hoje prega sobre o sucesso, mas ninguém lhe diz o quão duro terás de ralar para alcançá-lo, ninguém lhe diz sobre as 999 vezes que você tentará e falhará em todas elas, ninguém lhe diz a respeito dos conselhos repletos de armadilhas que poderás ouvir vindo até daqueles que realmente amas..." (ver página 12).

Pegou a ideia? Quando não haver visão e esforço para a realização do nosso sonho, será impossível realizá-los, isso porque não lutamos por aquilo, simplesmente cremos que vai acontecer do nada, creio que todos conhecemos aquele ditado "nada cai do céu", mas parece que nem todos olham no lado filosófico dele, o lado mais profundo da simples frase. É preciso ter fé, sim é ótimo, mas sem uma obra, é nada, até diz-nos às escrituras sagradas "fé sem obras é morta"(2), então, achas mesmo que se nada fizer a respeito daquilo que pretendes, o sucesso, o dinheiro, alcançarás? Esta, tu mesmo encontre a resposta. Você precisa - às vezes - cair 999 vezes e talvez acertar só na milésima vez, às vezes vai dar aquele desejo de desistir, haverá lágrima e dor até, mas só persistindo, no final saberás que vale a penas. O autor foi sábio em abrir a obra com o tema mencionado, certamente era uma verdade que ninguém conta - melhor, poucos contam -, para descobri-lo, há que ter visão do além.

A nossa conversa avança para os dois textos seguidos: 2 - A PADRONIZAÇÃO É UM ACTO SUICIDA (3) e 3 - NÃO CAÍA NESSA ARMADILHA (4). Mais assuntos para abordagens, o fugir da padronização e não cair nas armadilhas, simples, deixar de fora algumas fórmulas dadas para o alcance do sucesso, tudo porque todo ser humano é uma alma, e toda alma é diferente de outra, por mais que pertençam a mesma categoria, eu sou sou eu, De Masta é De Masta, o sicrano é sicrano, o beltrano é beltrano, e assim sucessivamente, todos temos a nossa vida, as nossas vivências e experiências diferentes. Um exemplo prático: eu posso estar na mesma aula ou workshop, mesmo tema e mesmas questões, mas cada um aprender do seu modo, pensar do seu modo; é bem desse modo a vida também. Contudo, é de realçar aqui um dos trechos contido no texto - destacado no texto NÃO CAÍA NESSA ARMADILHA -, o autor descreveu “não pinte o seu quadro como Van Gogh, Da Vincci ou Picasso, pinte o seu quadro como você” (ver página 20). Certamente precisamos ser nós mesmos e fazer com aquilo que somos, aprimorar as nossas habilidades e os nossos dons, desse modo também ganhar a vida, mencionando aqui um dos trechos.

Não obstante, o autor aproveitar tratar um pouco sobre a educação fianceira - destacada no texto: A PADRONIZAÇÃO... -, de facto que, precisamos inovar o espírito empreendedorista, gerir alguma coisa e não depender sempre de outros, por outro, por saber que vivemos na era do desemprego, ultimamente nada está fácil, então é necessário treinar o nosso intelecto financeiro, certamente, com as experiências que temos, podemos gerar nosso próprio emprego e até criar empregadores. De Masta diz: "Quem simplesmente depende do salário do seu emprego para viver, jamais será livre" (ver página 17).

Em Fevereiro do ano em curso, após ler "MUITO OBRIGADO POR ME TEREM DESEMPREGADO", a obra de estreia do escritor angolano Vasco da Gama Candungo, na resenha - num trecho - descrevi: "Em meio às dificuldades há oportunidades, muitas das vezes vem disfarçadas, nos momentos de desespero. Deus concedeu-nos à todos um certo talento, uma habilidade, por esse lado devemos olhar, quando parecemos num sarrilho, beco sem saída. A visão é essencial, o espírito empreendendor parra além da lógica, o pensar fora da caixa, na tentativa de resolver o nosso lado. Muito vale inovar os nossos talentos. O êxito, hoje está longe de simplesmente conhecimentos profissionais, hoje, vence aquele conhece a direcção a seguir, que sentido olhar, não simplesmente o caminho a percorrer."

Vamos lá na próxima análise, é o texto 4: É PRECISO CORAGEM PARA TER SUCESSO (5). Penso que, quase todos já questionamo-nos: o que é preciso para ter sucesso? Bem, as respostas são diversas, cada um tem a sua visão, opto por falar do meu lado, penso que, para ter sucesso na vida, a gente precisa ser ousado, corajoso, firme, trabalhador, motivador, inspirador, focalizador são vários "dor" que aqui rimam e no final encontramos o VENCEDOR. Mencionando aqui um dos trechos do mesmo texto "a vida é a vida, ela é dura e injusta. Por mais que ainda não estejas enxergando a sua vitória, você não está atrasado, é possível que estejas exatamente no seu tempo, por isso, continue simplesmente trabalhando duro pois a vida pode ser surpreendente lá mais para frente." (ver página 23), acho que nesse, as palavras já falam por si, todo mundo sabe que precisa trabalhar para alcançar o sucesso, planejar, perder noites, desfazer-se de algumas coisa, tudo com o objectivo de alcançar, brilhar, demonstrar que nada foi por acaso. É verdade que haverá caídas, mas também haverá motivos para levantar-se sempre.

Aprendi uma lição com o filme "KARATE KID", protagonizado por Jackie Chan e Jaden Smith. O Jackie havia perdido a família num acidente de viação, e passava anos concertando o carro que havia estragado e isso só causava-lhe mais dor, era como viver o passado, o que não fazia era concertar-se a si mesmo, levantar a cabeça e novamente poder brilhar no palco da vida, após a chegada de Jaden e os vários dias treinando Kung Fu no menino, tornam-se bons amigos e conta-lhe tudo, isso de algum modo, era o príncipio do recomeço, erguer-se para viver, levantar para vencer, num dado momento, Jackie diz para ele: aprendi uma lição contigo, a vida nos derruba, mas somos nós a decidir se nos levantamos ou não. Talvez pareça de forma indirecta, mas encaixando a lição no tema é abordagem, veremos que o sentido é o mesmo, é preciso coragem para ter sucesso, fé para a luta e confiança para vencer, não importa quantas vezes a gente caiu, erguer-se sempre e lutar.

E para finalizar, temos o 5º texto: SEUS PAIS NÃO SÃO IMPORTAIS (6). Uma simples frase, mas um monte de verdades, vamos lá aprofundar a análise. Seus pais não são imortais? Mas, afinal de contas, o que levou o De Masta, a escrever sobre isso? Bem, isso só ele sabe (risos), mas tomo algum partido na ideia do autor. Simples, nasci numa família humilde, meus pais não são ricos, mas sempre fizeram de tudo para o nosso bem-estar, somos 8 em casa - sendo os pais e nós os filhos (6) - sempre fomos ensinados que, devemos lutar pela vida com os nossos esforços, para assim ganhar a nossa vida, lutar pelos nossos sonhos e nunca desistir, eles estão ficando velhos, então é o momento de levantar, meus pais dizem-nos "é melhor aprender amarrar as quiquangas enquanto os seus pais estão vivos".

Pegou? Nenhum ser é imortal, se dependermos sempre deles e não fazer nada para nós mesmos, quando o tempo deles acabar, seremos nós a sofrer, simplesmente porque dependiamos dos esforços de outros, sem querer fazer os nossos próprios esforços, e isso, é realmente fatal. É crucial, enquanto os pais vivem, aproveitar cada momento com eles, aproveitar aprender alguma profissão, estudar e enfim viver. Um trecho do mesmo texto: "Aquela mesada que estás para receber no final do mês, procura abrir um pequeno negócio, invista no projeto de alguém e fique sócio ou investidor, aprenda um novo idioma, ganhe novas habilidades, se explore, faça alguma coisa que lhe agregue valor. Só não saia fazendo gastos desnecessários." (ver página 26).

Parabenizo o grande De Masta, pela excelente obra, é na verdade um verdadeiro despertador para todos nós. Sinceramente, o autor foi brutal ao desvendar cada assunto, cada reflexão, realmente é uma para mudar as nossas ideias, fazermos uma revolução ideológica e despertar para o real da vida... certamente, a vida não é nenhuma fantasia, despertar é agora, antes que seja tarde.

Desde já, recomendo a lerem De Masta, há ainda mais revoluções ideológicas por ali.

- Pense nessa: um homem sem história, certamente é um homem inventado.

Notas:

(1) A VERDADE QUE NINGUÉM LHE CONTOU, págs. 11-13

(2) Ver Tiago 2:17, Bíblia Sagrada

(3) A PADRONIZAÇÃO É UM ACTO SUICIDA, págs. 14-17

(4) NÃO CAÍA NESSA ARMADILHA, págs. 18-20

(5) É PRECISO CORAGEM PARA TER SUCESSO, págs. 21-23

(6) SEUS PAIS NÃO SÃO IMPORTAIS, págs. 24-26

Resenhista: Sandro Sebastião✍

#SandroLiteraturas2021

Sandro Sebastião
Enviado por Sandro Sebastião em 21/09/2021
Código do texto: T7347546
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.