“Se Esta Rua Falasse” - de JAMES BALDWIN

Uma das primeiras obras de James Baldwin, escritor estadunidense (1924-1987) – acaba de sair em tradução portuguesa, aliás, uma óptima tradução – "If Beale Street Could Talk" – "um dos seus melhores romances", segundo alguns.

Em SE ESTA RUA FALASSE, a 'acção' retrata o quotidiano no bairro de Harlem e a discriminação que continua a atormentar o dia-a-dia das vidas da população afro-descendente, nos EE UU – dando-nos uma ideia do que sejam a justiça – aliás injusta e desigual no que toca à população afro-descendente – e o ambiente e dia-a-dia nas prisões americanas.

A narrativa é apaixonante, e comovente. Nós, leitores, vivemos o drama do jovem par Tish e Fonny, e a luta de Tish para provar a inocência do seu namorado, injusta e arbitrariamente acusado e metido na prisão. Tish é secundada pela solidariedade da família.

*

Esta obra é um importante documento contra o racismo nos EEUU.

A propósito, recordo o testemunho de Joyce Carol Oates, igualmente romancista estadunidense (nascida em 1938), numa entrevista de 2015:

Ela começa por propor uma questão que divide em dois tópicos:

=A população “branca” não se apercebe dos comportamentos devidos ao seu próprio racismo:

“O racismo branco é uma espécie de nuvem tóxica que se espalha sobre o nosso país, invisível para muitos ou para a maioria dos cidadãos de pele branca, mas terrivelmente visível para os negros e morenos”.

= Qual o efeito da passividade dos “brancos” em relação ao racismo que praticam:

“Podemos acreditar - com razão - que não somos racistas; mas a nossa passividade ou indiferença ao racismo dos outros torna-nos seus facilitadores”.

= Para depois desenvolver o seu testemunho, afirmando que “essa passividade reforça o racismo”:

“É impressionante saber que centenas de milhões de dólares são pagos anualmente em acordos judiciais para vítimas de brutalidade policial ou má conduta - e esses milhões são pagos pelos contribuintes. Com efeito, involuntariamente, ainda que não totalmente inocentemente, todos nós estamos apoiando a brutalidade policial e a má conduta. (1)” (sublinhado meu).

Numa outra entrevista, muito recente (de 2015), a mesma escritora afirma:

“Se você estiver atento à vida americana, estas coisas acontecem a toda a hora” (2)

*

Entre a data da publicação de SE ESTA RUA FALASSE – 1974, e os referidos testemunhos de Joyce Carol Oates, recentes, de 2015, medeiam 41 anos, quase meio-século. E parece que os comportamentos da polícia – ou seja, de grande parte das consciências – ainda não evoluíram para melhor.

A história narrada em SE ESTA RUA FALASSE acaba de ser levada ao cinema e o filme foi apresentado no passado dia 9 de Setembro, no Toronto International Film Festival (3)

*

Um livro de leitura obrigatória, como sói dizer-se.

James Baldwin foi “uma das vozes mais influentes do activismo pelos direitos civis” (4).

NOTAS:

(1): Complicit in racism

https://www.bostonglobe.com/opinion/2015/02/26/enabling-racism-police

brutality/aiZVVtBwS2HQM0CECqeHPN/story.html

(2) - Book Talk: Oates explores racial tensions in 'The Sacrifice'

https://www.reuters.com/article/books-authors-oates/book-talk-oates-explores-racial-tensions-in-the-sacrifice-idUSL1N0UU2MM20150205

(3) - VER:

https://en.wikipedia.org/wiki/If_Beale_Street_Could_Talk_(film)

(4) :

(...) Publicado pela primeira vez em 1974, “Se Esta Rua Falasse” é o quinto romance de James Baldwin, um dos nomes maiores da literatura americana do século XX e uma das vozes mais influentes do activismo pelos direitos civis. Um romance-manifesto contra a injustiça da justiça e uma história de amor intemporal, é hoje tão pertinente e tão comovente quanto no dia da sua publicação.

VER:

https://distopialivraria.pt/produto/se-esta-rua-falasse/

***

Este texto foi publicado no jornal de Moçambique:

"O AUTARCA" Nº3577 - de 24 de Outubro de 2018

Myriam,

Outubro de 2021

Myriam Jubilot de Carvalho
Enviado por Myriam Jubilot de Carvalho em 18/10/2021
Reeditado em 04/05/2022
Código do texto: T7366142
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.