AS DIMENSÕES DA LEITURA
A leitura elementar: Os estágios na alfabetização
Parte 1 de 2 ..................................................................................... Página 43 - 44

 
59) Olá MC, tudo bem com você? Hoje iniciaremos uma nova etapa em nossa viagem, a partir da próxima estação de embarque iremos estudar com mais ênfase a respeito da "Leitura elementar", certo?
Resp.: Olá meu querido leitor, já estava com saudades de você! Estou muito bem, e preparado para continuar nossa viagem literária. Correto, agora iremos dar atenção especial à cada um dos níveis de leitura, iniciando logicamente pelo primeiro nível, que é a leitura elementar, estou pronto e ansioso para responder aos questionamentos.

 

60) Então MC, na aula de Português do Professor Chiquinho, aproveitei para comentar com ele a respeito da nossa viagem. Ele ficou muito feliz e emocionado, mandou-lhe um grande abraço.  Sugeriu que eu perguntasse a você a respeito dos "estágios na alfabetização". O que são estes estágios, e como ocorrem?
Resp.: O Professor Chiquinho é uma pessoa especial, tenho grande admiração e apreço por ele, envie-lhe meu abraço. Quanto a sugestão, não poderia ser melhor. Podemos dizer que são etapas que devem ser percorridas no processo de aprendizagem da leitura. Divide-se em quatro estágios, sendo o primeiro estágio conhecido como "prontidão para leitura". Este estágio inicia-se ao nascer e desenvolve-se naturalmente até seis ou sete anos de idade. 
(Página 43, 2º Parágrafo, Linha 1 - 5)

 

61) MC, então é simplesmente isso? A pessoa nasce e quando chegar na idade dos seis ou sete anos cumpri este estágio?
Resp.: Não leitor, me expressei a grosso modo. A prontidão para leitura irá exigir diferentes tipos de preparações até atingir a alfabetização. Estas preparações consistem nas prontidões física, intelectual, linguística, pessoal e geral para leitura. 
(Página 43, 3º Parágrafo, Linha 1 - 5) e (Página 44, 1º Parágrafo, Linha 1 - 9)

 

62) Humm! Desconfiei que haveriam mais coisas vinculadas à este estágio, estava simples demais. Na prontidão física, a pessoa então terá que praticar esportes para ter condicionamento físico?
Resp.: Rsrsrsrsrs! Desculpe a risada, mas você é uma figura caro leitor. Praticar esportes desde da tenra idade é recomendável à todas as pessoas que buscam ter uma vida saudável. Mas em relação a este estágio, significa dizer que a pessoa deverá ter uma boa audição e visão. 
(Página 43, 3º Parágrafo, Linha 2 - 3)

 

63) Ops! Desculpa, falha nossa, viajei na maionese. Partindo deste raciocínio a prontidão intelectual exigirá da pessoa uma boa memória. Acertei?
Resp.: Quase isso, mas sua resposta tem fundamento. No entanto, de forma mais específica ao caso em tela, a prontidão intelectual consiste em um grau mínimo de percepção visual, que permita a criança aprender, lembrando-se da palavra inteira, bem como as letras que a formam. 
(Página 43, 3º Parágrafo, Linha 3 - 5)

 

64) Desisto, não vou arriscar uma resposta para a prontidão linguística, começo a achar que houve uma falha no desenvolvimento de minhas prontidões. Por gentileza, explique o que é a prontidão linguística?
Resp.: Rsrsrs! Desculpe novamente pela risada! Posso lhe garantir que não ouve falha alguma no desenvolvimento de suas prontidões, e tens a vantagem de ter um ótimo senso de humor. A prontidão linguística é a habilidade que a pessoa possui de falar com clareza, fazendo uso das frases de maneira ordenada. 
(Página 43, 3º Parágrafo, Linha 5) e (Página 44, Linha 1)

 

65) Obridado MC, vindo de você é um baita elogio e uma grande motivação. E a prontidão pessoal, o que é?
Resp.: Aham! Eis a prontidão que tenho certeza, você sempre se destacou, pois consiste na habilidade de interagir com outras crianças, manter-se atento, seguir ordens etc. Seu senso de humor indica que sempre tivestes facilidades nestes quesitos. 
(Página 44, Linha 2 - 3)

 

66) Confesso que interargir com as pessoas e absorver os acontencimentos ao redor, bem como acatar as ordens, sempre foi fácil para mim, até natural, pois gosto deste tipo de convívio e relação. Então para finalizar, por favor, explique a prontidão geral para a leitura, o que significa?
Resp.: Esta prontidão para leitura é avaliada por meio de testes, mas Professores experientes e treinados  também conseguem avaliar quando uma criança possui condições de aprender a ler. 
(Página 44, 1º Parágrafo, Linha 1 - 3)

 

67) MC, muito obrigado pelas respostas. Há mais algumas informações que você gostaria de acrescentar?
Resp.: É sempre um prazer responder aos questionamentos. Gostaria de destacar a importância de não pular as etapas nesse processo, pois isso poderá ocasionar em frustrações nas crianças, caso elas não estejam preparadas e forcem elas aprenderem a ler. O resultado de atitudes forçosas poderá ser de repulsa pelo resto da vida escolar e até mesmo adulta. Por isso, é importante os pais respeitarem o "tempo" de cada um dos seus filhos, não comparando a evolução deles com outras crianças. 
(Página 44, 1º Parágrafo, Linha 3 - 10)


RETORNAR AO SUMÁRIO


DICIONÁRIO / PERSONALIDADES: 
 


Fonte:
ADLER, J. Mortimer; DOREN, Van Charles. Como ler livros: O guia clássico para a leitura inteligente. 3. Ed. São Paulo: É Realizações, 1972.

SEBASTIAO 

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 01/11/2021
Reeditado em 27/01/2022
Código do texto: T7376087
Classificação de conteúdo: seguro