''Amor é ferida que arde sem se ver'' versus ''Soneto de fidelidade''.

No poema "Amor é fogo que arde sem se ver'' há uma construção de sentido a respeito do significado de amor para o eu-lírico. Ele traz para nós o amor como algo extremamente intenso, que causa feridas em nós, mesmo que não percebamos, ele trata o amor como algo voraz, mas ao mesmo tempo do tipo ' 'vejo voce somente em ondas'', do tipo que não é correspondido. O eu-lírico ve o amor como algo trágico, capaz de, ao mesmo tempo, trazer dor e felicidade.

Já o segundo poema, Soneto de fidelidade, trata o amor como algo mais ''carpe diem'' . Ele ve o amor como algo que tem que ser vivido e vívido no momento que está acontecendo, tem que ser importante, pois a qualquer momento pode acabar, pois ele não é algo que dura para sempre. Assim como o poema anterior, ele ve o amor como algo intenso, mas que é de extrema importancia.

Duas coisas em que eles possuem semelhanças é os fatos deles tratarem a respeito do mesmo tema ''amor'' e da intensidade do amor. Porém, algo que eles possuem de diferente é o primeiro tratar o amor como uma série de contradiçoes, como algo cheio de floreios, como algo do tipo ''estar preso por vontade''. Enquanto o outro trata o amor como algo que é para ser vivido, que é para ser importante, que é para ser bom, não somente algo que é dificil a todo instante, mas algo tão somente capaz de enfrentar toda essa dificuldade que é encontrada pelas artimanhas do amor.

Debora B Ribeiro
Enviado por Debora B Ribeiro em 06/11/2021
Código do texto: T7379621
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.