O tempo e a matéria.

"Não serei o poeta de um mundo caduco", assim Carlos Drummond de Andrade começa seu poema. Com isso, ele procura dizer que não vai ser um escritor em um mundo que falte o brilho, em um mundo sem graça. Além disso, acredito que ele esteja referenciando um acontecimento de sua própria época: a "segunda guerra mundial" ou seja, ele não será um poeta em mundo de brigas e cheio de disputas. Ainda, podemos interpretar esse trecho de uma outra forma, não serei o poeta de um mundo velho, que não evolui, que sempre permanece com os mesmos preceitos.

Com base nisso, podemos dizer que o autor, no inicio do texto, traz essa negativa com o objetivo de levantar um pensamento: "mas que mundo é esse que ele almeja?'', fazer com que as pessoas deixem de se conformar com certos aspectos da vida e passem a se questionar para realmente criar a mudança.

Ainda na primeira estrofe, Drummond diz ''Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças''. Nesses versos, ele passa a ideia de observador e que detalha o mundo ao seu redor. Ele para, observa e reflete sobre eles e, em seguida, apresenta suas conclusões. Acho que ele quis dizer que muitos não sabem por onde começar por isso, se encontram taciturnos e ele acrescenta "Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas" dando uma opção para essas pessoas que estão tristes e cabisbaixas e sendo um símbolo de união.

Indo para a segunda estrofe, o poeta apresenta mais negativas que falam sobre o seu ser enquanto pessoa e escritor e que conversam com o viver o presente e com justo o fato dele querer ''falar'' com o tempo dele, sendo que ele termina com '' O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes. A vida presente''

Durante o poema, o autor interliga os fatos de seu tempo presente com o seu eu interior e seu conhecimento do mundo a sua volta. Ele traz essa necessidade de se entender como ser humano dentro do seu tempo e a urgência de pouco a pouco, mudá-lo. Porque, segundo ele diz, " O tempo é a minha matéria", nós podemos fazer o que quiser com o tempo que temos, mas precisamos ter consciência de que isso trará conseqüências boas ou ruins.

Debora B Ribeiro
Enviado por Debora B Ribeiro em 11/11/2021
Código do texto: T7383265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.