Doctor Who e a Alegoria da Caverna.

No episódio três de "Doctor Who", eles voltam para 1869 numa cidade onde os mortos estão levantando dos túmulos. O Doutor então descobre que existe uma espécie de alienígenas que estão tomando os corpos dos mortos para poderem andar livremente pela Terra. Nesse meio termo, Charles Dickens( aqui representado como um personagem da serie) tem um choque, porque ele não acreditava que nada daquilo fosse possível. Primeiro, ele reluta em aceitar que existem alienígenas, depois ele começa a entender que aconteceria muitas coisas ruins se ele não saísse da caverna e começasse a ver o "outro lado da moeda", então ele aceita e ajuda o Doutor e a Rose a salvar o mundo. Nesse episodio eles fazem uma referencia direta (ou indireta) a alegoria da caverna , Dickens estava dentro da caverna, então, quando ele descobre que existem outras coisas alem das sombras que ele enxerga, quando ele vê o caminho para fora da caverna, com ajuda do Doutor, ele entende que existe diversas coisas que ele ainda não sabe e consegue ajudar a todos. Logo, podemos entender que quando nós saímos da caverna, isso está representando o conhecimento adquirido e o entendimento que não sabemos de tudo e que temos muito a aprender.

Debora B Ribeiro
Enviado por Debora B Ribeiro em 12/01/2022
Código do texto: T7427783
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.