Qual o verso-chave para entender a música Soldados, da Legião Urbana?

A letra da música Soldados, da Legião Urbana, é uma das mais desafiadoras e simbólicas de toda a obra da banda. Por usar uma linguagem metafórica, a letra da música pode ser interpretada de diversas maneiras. Há um verso da canção, porém, que é como se fosse a resposta da charada, a chave criptográfica para desvendar o significado da mensagem. Com esse verso em mente, a gente pode se aproximar ao máximo do que Renato Russo quis dizer:

“Não sei armar o que eu senti”.

Nesse verso, sintetiza-se como toda a letra da canção foi construída: armar relacionado a sentir; arma referente a sentimento. Trocando em miúdos: a canção não se refere a uma guerra campal, com armas e canhões, mas a uma guerra íntima, a um conflito pessoal, a uma crise de identidade.

E a imagem trazida por esses versos é muito poderosa: não saber armar sentimentos. Soldados, na acepção literal, armam canhões, metralhadoras, fuzis, etc. E eles sabem fazê-lo. Soldados despidos desse conhecimento nem merecem ser chamados de soldados. Não estão preparados para a guerra. São andarilhos incautos numa fábrica de pólvora.

Não sei armar o que eu senti significa que a pessoa não está sabendo lidar com seus próprios sentimentos, com seus desejos mais íntimos. Significa que não sabe dizer o que sente, até porque essa pessoa nem entende o que sente.

Tudo na canção relacionado ao universo de soldados, as referências a guerras e armas, tudo diz respeito, na verdade, ao mundo dos sentimentos. É da nossa guerra interior, do nosso conflito íntimo, de nossas trincheiras e lutas privadas, de nossa inaptidão para lidar com o arsenal sentimental de nossas entranhas que versa a canção.

Walter Schel Raposo
Enviado por Walter Schel Raposo em 15/01/2022
Código do texto: T7430007
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.