Minha primeira proposta de leitura desse ano de 2022 foi o livro do autor português José Saramago: Caim. O livro foi o último lançado por Saramago em 2009 (ele faleceu em 2010) e é mais um livro do autor com crítica aos dogmas religiosos. Em 1991, Saramago lançou “O Evangelho segundo Jesus Cristo” e foi bastante criticado por católicos em todo o mundo. Caim é a segunda leitura crítica da bíblia pelo autor. É um texto irreverente, irônico e mordaz. Caim questiona o Deus do Antigo Testamento descrito como rancoroso, vingativo, mau e injusto. Os diálogos mostram um Deus que quer impôr suas vontades aos sofridos seres humanos abusando da sua superioridade. Saramago, em várias entrevistas à época do lançamento do livro, fala que interpreta a bíblia de acordo com suas convicções.

Porque a escolha desse livro? Simplesmente porque eu queria ler mais Saramago, já que amei ler “O ensaio sobre a cegueira”. Esse ano ainda me propus a lê-lo novamente em novembro (o livro é “O memorial do convento”). É um autor que nos faz questionar as “verdades” absolutas e o mundo ao nosso redor. Só por isso vale muito a pena lê-lo. Além disso, sua forma de escrever é muito peculiar. Ele narra todo seu texto em parágrafos únicos com diálogos transcritos dentro do mesmo parágrafo. Acho fascinante. Você precisa ler o texto de forma atenta. Isso te faz ser um leitor mais atento e a leitura flui de forma incrível. Da primeira vez que entrei em contato com o texto dele minha cabeça virou. Fiquei fascinada.

 

Caim é um livro que mostra a inteligência do autor, sua criatividade, seu domínio da escrita, além da sua veia irônica espetacular. Eu gostei muito do livro e sugiro a você conhecer o autor, se ainda não conhece. Confesso que gostei mais do “Evangelho segundo Jesus Cristo” e ainda mais do “Conto da ilha desconhecida”. Se você for católico fervoroso, vá sem “pre-conceito” pra leitura. Lembre-se que essa é uma história de ficção, Caim e todos os demais são PERSONAGENS e a crítica sempre é uma forma de questionar nossas verdades. Assim você conseguirá ler e aproveitar o livro.

 

Indico a leitura de uma ótima resenha: https://www.bonashistorias.com.br/single-post/2019/04/25/Livros-Caim-O-ultimo-romance-de-Jose-Saramago