"A trégua" de Mário Benedetti

 

Mário Benedetti é um famoso escritor uruguaio, mas eu nunca tinha lido nenhum livro dele. Ao receber esse livro da TAG (Clube de experiências literárias) fiquei duplamente animada: finalmente conhecer esse escritor famoso (foram mais de 80 obras publicadas) e ler mais uma obra de um autor da América Latina.

 

A trégua” é uma história de amor, um romance. O livro é o diário de um viúvo: Martín Santomé. Ele está próximo aos seus 50 anos e espera ansiosamente por sua aposentadoria. Seu trabalho é uma jornada maçante em um escritório rotineiro. Sua vida pessoal não tem grande diferença, já que a vida com seus três filhos (Blanca, Esteban e Jaime) é repleta de silêncios. Não há diálogos nem alegria em sua casa.

 

Esse poderia ser um livro tedioso e sem graça, mas não é. A gente acaba gostando de Martín e torcendo por seu romance. Apesar da vida sem graça que Martín vive, ele é extremamente crítico do mundo ao seu redor. Gostei do personagem, ele é um observador perspicaz, ao mesmo tempo sutil e quase ingênuo.

 

Essa não é uma resenha do livro e sim um convite a você para lê-lo. Sendo assim, preciso dizer o que ele me despertou e o que você pode esperar dessa obra. É um livro de leitura tranquila, sem sobressaltos. Mas nem tudo é linear ou previsível. Não posso falar muito nesse sentido para não dar “spoiler”, mas o livro pode surpreendê-lo. Para mim, ele foi uma reflexão para entender a humanidade. O que esperamos da vida? Como reconhecemos a felicidade? Quanto tempo ela dura?

 

Agora é sua vez de ler e tentar responder a esses questionamentos através de Bennedetti. Talvez você vá sair da leitura com mais indagações, mas com certeza terá um novo olhar sobre a vida.