Cantos do Pássaro Encantado - impressões pessoais

O livro é apaixonante de uma forma que faz jus à temática principal: o amor em todas as suas fases e estações, desde o deleite primeiro da paixão até o término sofrido ou até o simples fim que se esvai, quando o sentimento não se eterniza. É interessante o quanto a morte se faz presente quando se fala em amor, sendo ela o combustível da paixão. A escrita simples de Rubem Alves, mas que mergulha na profundidade da palavra, ecoa uma prosa poética que prende o leitor do início ao fim, como um convite ao amor que alude a grandes histórias de amor da literatura mundial, como Abelardo e Heloísa, e a exímios pensadores que se debruçaram sobre o nobre sentimento de amar. Diversas referências literárias mencionadas pelo autor são apresentadas, como meio de comparação entre as épocas no ofício da contemplação amorosa. Por exemplo, a alusão ao Amor nos Tempos do Cólera, de García Márquez, meu amado escritor. Como se não bastasse, o autor deixa claro sua admiração pela tecitura das relações românticas tão bem exploradas na obra A Insustentável Leveza do Ser, que aliás, é um dos meus livros estrangeiros favoritos. Fiquei impressionada ao descobrir essas surpresas que tanto agregaram a esse singelo livro e que contribuíram para a construção dos contos e para a própria concepção de amor, que de certa forma, guiou o olhar do escritor. Recomendo a leitura fortemente, principalmente àqueles que são propensos ao amor, aos que têm um coração poeta, aos que leem pelas sensações que um livro provoca, e claro, aos eternos apaixonados que sempre mantêm a chama acesa em seus corações.

Flora Fernweh
Enviado por Flora Fernweh em 07/04/2022
Código do texto: T7489730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.