Análise de comportamento - fuga intelectual

Uma noite destas de inverno batendo na porta, eu e minha esposa recebemos para um jantarzinho, um amigo recém- chegado das terras do Tio Sam. Meu amigo trabalha para um grande grupo empresarial e a função dele é "descobridor de tendências ". Em resumo: o cara anda pelo mundo em vôos de primeira classe e se hospeda em hotéis cinco estrelas, para anotar o que no nosso linguajar quer disse: "o que está pegando", moda, modismos, tendências. Então, perguntei à queima roupa qual era a tendência mundial e ele me respondeu por ordem: Indianos, Chineses, Árabes e Brasileiros. Sim, ele constatou a presença em massa da inteligência destes três países no contexto da base que move os fatores de desenvolvimento da maior economia do planeta. Só para se ter uma ideia, no famoso Vale do Silício, a presença da inteligência dos países citados é inconteste. E, para provar, meu amigo mostrou algumas fotos do "Vale", onde se via claramente a miscigenação da inteligência, com os estrangeiros marcados com caneta colorida. Depois que ele se despediu, eu e a minha esposa ficamos em silêncio, numa espécie de réquiem pelas brilhantes mentes , que o Brasil perdeu e vai continuar perdendo, enquanto aqui vigorar governos que não sabem governar e não oferecem condições de sustentabilidade do nosso patrimônio intelectual, bem maior que um Povo pode ter. Lamentável.

Ondina Martins
Enviado por Ondina Martins em 18/07/2022
Reeditado em 01/12/2022
Código do texto: T7562301
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.