Sexta-feira 13 – O legado

Por alguns anos namorei o box da 1ª temporada da série Sexta-feira 13 – O legado (Friday The 13th: The Series), sempre a venda na Saraiva, mas o preço impedia a concretização do casamento. Uma generosa oferta do site 1films acabou tornando o sonho possível e até bateu aquele arrependimento por ter demorado tanto a imergir no universo de um dos programas de tevê, dentro do terror, mais subestimados já criados na história do gênero.

No entanto, antes de discorrer sobre a série canadense, com 72 episódios distribuídos ao longo de três temporadas, exibidos entre 1987 e 1990, é necessário sublinhar: a produção não tem praticamente relação alguma (a não ser o envolvimento de parte da equipe) com a franquia que originou o maior serial killer do cinema, o icônico Jason Voorhees.

Se for possível abdicar um pouco do sanguinário mascarado, é possível se divertir diante de um produto inteligente, Sexta-feira 13 – O legado, definitivamente, não precisa do Jason. A série esbanja aquela atmosfera características dos anos 80, conjurando muito saudosismo com uma invulgar trilha sonora, vestuário típico, além de outros tantos elementos que definem a década mágica, além do programa ser inventivo, tendo sido escrito com esmero.

Em relação ao formato, a série não desponta, necessariamente, como uma antologia, por seguir os mesmos personagens, cada episódio tendo enredo próprio e havendo renovação de conflitos. A trama começa com o proprietário de uma loja de antiguidades. Ambicionando dinheiro e imortalidade, firmou um pacto com o diabo, passando a comercializar estranhos apetrechos que levam desfortuna aos compradores. Morto após uma tentativa de desfazer o acordo, a loja é herdada pelos sobrinhos Ryan e Micki que se juntam a Jack, um amigo do falecido tio, formando um divertido trio mobilizado em recuperar os objetos.

Outro atrativo é a abertura da série. Com uma música arrepiante, uma câmera se move paulatinamente pela loja, um aperitivo para o clima sombrio. Clima esse respaldado por alguns capítulos, com enredo aterrorizante, uma boa pedida para uma noite de sábado ou até em uma sexta-feira 13 qualquer.

Rafinha Heleno
Enviado por Rafinha Heleno em 20/08/2022
Código do texto: T7586556
Classificação de conteúdo: seguro