Celebração - Memória Poética de Três Meninos

     Livro de 2013, da editora Escritório de Histórias, de Belo Horizonte, nasceu da parceria de Osias Ribeiro Neves, Danilo dos Santos Pereira e Geraldo Felix Lima. A obra é composta de poemas em versos livres, escritos a partir de 2013 para celebrar uma amizade iniciada na infância, no final dos anos 60, começo dos 70, numa Belo Horizonte em plena expansão. Essa amizade perpassou as décadas seguintes e chegou até os dias de hoje, reforçada pelas famílias que os três meninos formaram. Tem que respeitar essa amizade: começou no Brasil rural e alcançou o Brasil digital. Uma grande lição de afetividade aplicada, muito mais que literatura. 

 

     Minha ligação com o trio tem origem no contato que fiz com Osias e Danilo no início dos anos 70, a propósito do jornal alternativo "Oi, Bicho!, Não conheci Geraldo. Contato perdido com eles pela minha mudança para Brasília em 1974, fui refazê-lo com Osias, presencialmente, no começo deste setembro, em Pitangui, por ocasião da I FLIPIT. O contato pela mídia moderna foi proporcionado no começo de 2022 por Eugênio Gomez, médico e músico, parceiro de Osias em muitas composições. Aliás, foi Eugênio quem me enviou o Celebração. E, também aliás, Osias mudou de patamar este ano pela Astrolábio Edições, de Lisboa, que publicou seu primeiro romance, Sumidouro, Aquele menino ia longe mesmo.

 

     Voltemos ao Celebração. Enquanto se acompanha pelo livro o desenvolvimento dessa tríplice amizade, temos como pano de fundo a transição do Brasil rural para o Brasil urbano e a passagem de Belo Horizonte, em muitos aspectos ainda um Curral d'el Rey, para metrópole em poucas décadas. Dando um zoom nos poemas,  dá quase pra tocar com os dedos a origem dos enormes problemas ambientais que circundam a nossa capital e região na atualidade. 

     

     Parabéns aos três amigos por provarem que afetividade pode muito: escreveu um livro. E poesia é o que não falta nessa Celebração

William Santiago
Enviado por William Santiago em 30/09/2022
Reeditado em 30/09/2022
Código do texto: T7617331
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.