Sobre Vago-Mundo

Terminei de ler o livro Vago-mundo do autor Pitanguiense (Pitangui MG) e cidadão do mundo William Santiago. Gostei muito

Vamos dividir os textos do William em dois tipos, os do lado de lá, e os do lado de cá. Os do lado de lá, retratam sua sina cigana de andar pelo mundo e contar historias, ótimas historias, os do lado de cá, são as histórias de Pitangui MG, da nossa terra, da nossa gente, e do glorioso beco dos canudos e coisas vividas por cá.

Nas crônicas do lado de cá conta histórias interessantes, curiosas, divertidas. Fala do beco dos canudos, das expressões por nós usadas, e nos transporta para outras épocas. E o homem narra assim de forma descontraída. Parece até que está aqui do meu lado num papo informal. Até posso ver duas cadeiras numa das calçadas do beco numa gostosa noite outonal de boa prosa.

Fala da família, Sr. Dininho, dona Terezinha me lembro deles. Das brincadeiras de rua, coisas boas de um tempo bom. De coisas como o bambu que era o suporte da antena de tv, passei por isso também, vira pra lá, desvira, aí tá bom... A história da radiola tocando O Casamento do Uruguai do Patesko, marchinha que minha mãe cantarolava enquanto lavava as vasilhas da janta. Conheci um menino que se distrai pelos caminhos e um cachorro ladrão de carne. Aprendi que o “capa não” tem um significado diferente do eu imaginava. E fez todo o sentido. O pitanguês o mineirês e até o bequês. Tudo de uma vez.

Nas histórias do lado de lá as curiosidades dos nossos irmãos latinos na tríplice fronteira; a travessia a pé da ponte da amizade; a hilária história do professor Reinaldo (que morava do lado de cá, mas foi para o lado de lá, passear) e o frio psicológico (a que eu mais gostei), as complicações da língua, as atrapalhadas de quem tenta se comunicar em outro idioma. muito

Tudo isso e muito mais.

O texto é muito bom, excelente qualidade literária, claro, divertido, de fácil entendimento, com pinceladas de poesia, ironia... texto elegante, porém sem usar linguagem rebuscada expressões difíceis ou coisas que meu pouco conhecimento não possa alcançar.

Gostei e recomendo. Parabéns William

Para adquirir ebook ( ou ler no Unlimited) acesse:

https://www.amazon.com.br/Vag.../dp/B0BJL38QSB/ref=sr_1_1...

Para adquirir livro físico acesse:

https://caravanagrupoeditorial.com.br/?s=VAGO-MUNDO...