Contemplação da obra: Filosofia Final (VEDANTA) editada pranto para postar

Quantos livros você precisa ler para ser feliz?

Quantos livros para a dita sabedoria do "saber viver"?

E aqui já vai as primeiras citações deste livro:

" intelecto e ignorância são as mesmas coisas."

" Aceitamos, com total naturalidade, que nossos dedos não pensam; assim devemos admitir também que na mente não há lugar para a Verdade."

Isto posto, não depositemos na mente ou na leitura de livros a tábua da nossa salvação.

Por muito tempo, caminhei de um livro para outro e me convenci à época, de que livros espiritualistas não era mero intelectualismo.

Hoje carrego uma convicção - fora do silêncio, tudo é ignorância.

Essa convicção, confesso, também é intelectualismo e, portanto, também terá que ser abandonada em algum momento.

Convido o leitor, ainda que este leitor seja apenas minha própria consciência, a não ter pressa de sair de um livro para outro. Espero antes que possamos digeri-los, vivencia-los e quiçá transcendê-los pela contemplação.

"Entende-se por contemplação esse poder de penetrar além do intelecto"

Ora. Se intelecto é ignorância, contemplação é ultrapassar a ignorância.

Etimologicamente, contemplar é "adentrar ao templo". É captar o "nome interno das coisas."

Talvez possamos, por meio da leitura, formar uma imagem, uma sensação, um sentimento. Depois passamos a contemplar essa imagem/sensação/sentimento até trancendê-las no silêncio do TAO.

Captar as palavras do livro e do mundo, mas depois "perder-se para o mundo, a fim de encontrar-se em Deus."

Não quero aqui tentar dar fórmulas prontas. Estamos, na verdade, como bem diz esse livro, " a tentar tirar um espinho(ilusão) por meio de outro espinho(mente)"

A imortalidade da Alma não é um direito. Ela é uma conquista. Embora ela esteja disponível a todos nem todos podem usufruí-la, assim como um mendigo que passa fome com risco de morte não pode usufruir do dinheiro que ignora possuí-lo, pois que foi colocado generosamente em seu bolso enquanto dormia.

"só aqueles que se entendem como essências podem escapar da morte."

De repente paro e penso: Não estaria eu, trocando o intelectualismo por mais intelectualismo no tempo em que demoro refletindo sobre este livro?

Nesse universo mental há que ter muita cautela.

Para percorrer o caminho da sabedoria iluminada, segundo esta obra, exige-se um animo especial. Exige-se um estado de maravilhamento, uma espécie de embriagués divina, regozijo teofanico, um espanto misturado com apreço pela obra e pelo autor, um prazer transbordante pela oportunidade da caminhada.

" a filosofia final requer, dos homens que a procuram, um estado de ânimo especial: a alegria"

" se não existir um estado de embriaguês divina, de infinito regozijo, esta filosofia suprema será uma porta fechada para aqueles que cheguem até ela; não abrirá seus lacres a nossas solicitações.

"um ardente desejo de Liberação, queimante ansiedade por emergir do Oceano tenebroso de Maya para a luz Una.

Mas donde tirar essa alegria, este entusiasmo pelo espiritual?

Não tens que tirar de nenhum lugar. Apenas lembrar desse entusiasmo natural pelo divino.

" o vedantismo diz: Tu és Deus.

Jesus, o Cristo, exclamou "O Reino dos Céus está em vós.

Platão disse: "Deus sois e o haveis esquecido"

E assim, recortes aleatórios vão transformando esse texto em que? Transformam o leitor em que?

Foi dito que a alegria, o entusiasmo é a energia necessária para caminhar na espiritualidade.

Mas teria outro ponto essencial?

Sim. A limpeza de nossas impressões mentais, crenças consolidadas para abrir espaço para uma verdadeira Devoção à Deus.

"render culto às plantas, aos animais, às pedras, culto ao Sol, à Lua, aos filhos, à esposa, aos irmão... são formas de ir preparando o sentimento para a devoção, que resulta na devoção ao Guru, imagem da Verdade, para terminar por florescer totalmente na devoção pela Visão de Deus."

"para meditar é necessário estar convencido de que o Eu pode encontrar-se mais dentro que fora, mais no Uno que no mundo, mais na Essência que somos que na mutável presença das coisas. Fé absoluta de que "Eu sou Deus" e consequentemente devo buscar dentro de mim e nunca em outra parte."

" Guru é aquele que teve a Visão de Deus", que chegou a seu templo interior, unificando-se com seu íntimo Ser. Ainda que por um instante, realizou a Visão de Deus. Por isto está capacitado para ensinar o Caminho."

"Olha bem. Todo caminho começa e termina em Ti mesmo. Assim sendo, não sigas a ilusão de sua projeção, mas sua essência que permanece em Ti."

Mas não posso perder o ponto central desse debate. O intelectualismo, a mente, a opinião, quanto mais me aprofundo neles, mais longe estou.

"Ao maior desdobramento intelectual corresponde menor possibilidade de Absorção na Unidade."

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 03/02/2023
Código do texto: T7710557
Classificação de conteúdo: seguro