Tooru e Natsuki enfrentam o Kasha, espectro categoria B. 

 

GA-REI ZERO episódio 1: ataques sobrenaturais

 

GA-REI ZERO episódio 1: ataques sobrenaturais

Miguel Carqueija

 

Iniciamos aqui as resenhas da mini-série japonesa de animação “Ga-Rei Zero”, baseada no mangá original de Hajime Segawa; a impressionante saga de Tsuchimiya Kagura e Isayama Yomi, irmãs de criação, as duas garotas “que carregam o fardo do destino”.

Estamos num Japão alternativo, onde são comuns os ataques de seres sobrenaturais malignos, que “corrompem o mundo com a morte”. Por conta disso o governo criou dois departamentos de combate a “desastres sobrenaturais”, um ligado ao Ministério da Defesa e outro ao do Ministério do Meio Ambiente. E os agentes utilizam água benta (mediante mantra budista) e outros recursos bizarros, como espadas místicas e, em raros casos (limitados a algumas famílias) o controle de “ga-reis” ou feras espirituais guardiães.

O episódio 1 é vertiginoso e pouco compreensível. Já começa com um assustador tumulto e conflito num grande entroncamento rodoviário no distrito de Kubukuro, onde espectros “categoria C” estão atacando. Uma equipe do Ministério da Defesa chega, com aparelhagem ótica que lhes permite ver as avantesmas normalmente invisíveis aos olhos humanos. Ficamos também conhecendo Tooru, um rapaz que lida numa equipe especial do departamento, que consegue enxergar os demônios. Ele está no cemitério visitando o túmulo de certa Aoi e lembrando sua morte e a misteriosa visão de um garoto de sorriso cínico que mais parece um grumete, e que está sempre acompanhado de borboletas azuis, e uma garota de negro que lhe diz para desistir. Aoi tornara-se uma zumbi... e Tooru foi obrigado a atirar nela.

Certa Natsuki, membro da equipe, aparece no cemitério. É doce porém decidida, e os dois se dirigem, na motocicleta dela, para o local do conflito. Outros membros da equipe vão aparecendo: Masaki, Kudoh, Konparu, Nacchan, Mami.

A situação é complicada porque a equipe inicial foi dizimada por um gigantesco “categoria B”, um “kasha”, que parece uma tartaruga gigante, e que pode esmagar automóveis.

É significativa a instrução transmitida logo no início da série, “censura e bloqueio de notícias”. Mesmo nas democracias isso acontece e a um grau que nós nem imaginamos — e não precisa ser num mundo alternativo.

 

Tooru e Natsuki após a batalha nas galerias subterrâneas. 

 

Resenha do seriado de animação “Ga-Rei Zero”, episódio 1, “Além do azul”. Estúdio A/C Spirits, Japão, 2008. Direção: Ei Aoki. Trilha sonora: Noriyasu Agematsu.

Elenco de dublagem original:

Kagura Tsuchimiya..............................Minori Chihara

Yomi Isayama......................................Kaoru Mizuhara

 

Reunião da equipe de agentes exorcistas.

 

Alertem a mídia sobre censura e bloqueio de notícias.”

(frase dita na abertura do episódio, instrução de alguma autoridade policial.)

 

“Eu falei para você desistir. Não falei?”

(Isayama Yomi, antes de matar Tooru)

 

“Você mataria alguém a quem ama, por amor?”

(bordão do seriado)

 

O "demônio categoria A" e a completa derrota dos exorcistas. 

 

A grandiosidade da história ainda mal se entrevê neste primeiro episódio feito em ritmo de malhação, como se fosse um filme de ação norte-americano, mas esse ritmo vertiginoso não se mantém, felizmente, é um recurso de impacto. Fica-se sabendo de alguns detalhes fundamentais: a existência de dois grupos de combate aos perigos sobrenaturais, uma rivalidade entre ambos, e algo ocorrido três anos atrás, quando o grupo do Meio Ambiente realizou o exorcismo de um demônio perigoso, mas a finalização desse exorcismo não teria sido obtida. Então, havia alguma coisa pendente. Além disso uma exorcista do Meio Ambiente teria sofrido “danos irreversíveis”.

A originalidade desse episódio é que todos os personagens da equipe DTE (Divisão de Táticas Especiais), cujos membros podiam enxergar espectros sem instrumentos, e dotados da coragem e habilidade que Tooru e Natsuki demonstram, e cujas personalidades aparecem bem nítidas, são mortos no fim pela misteriosa espadachim de negro, reconhecida como um “demônio categoria A” — ou seja, o mais poderoso que existe.

A animação de “Ga-Rei” é perfeita e impressionante e a história, de uma densidade rara, que gruda na nossa imaginação e sensibilidade. É uma história onde o Bem e o Mal se enfrentam.

 

Rio de Janeiro, 23 e 24 de fevereiro de 2023.

 

Monstros que aparecem neste primeiro episódio: acima, um "categoria C", um espectro. Abaixo um "categoria B", "kasha", muito mais perigoso. O aparecimento do "kasha" desequilibrou o combate no entroncamento e resultou no extermínio de todo um esquadrão de guerreiros exorcistas.

 

Isayama Yomi, a Sacerdotisa Negra: aparece no final do Episódio 1 de "Ga-Rei Zero" para matar Tooru e toda a equipe.

 

Tsuchimiya Kagura, a Sacerdotisa Branca: ela comparece a partir do segundo episódio do seriado de terror "Ga-Rei Zero". Bondosa, meiga, tímida, porém corajosa e íntegra, Kagura é irmã de criação, mais nova, de Isayama Yomi, a quem dedica uma afeição profunda e sincera. Yomi, porém, corrompeu-se e se tornou uma criatura do Mal. O grande drama de Kagura, que fere dolorosamente a sua alma inocente, é ter de confrontar a pessoa a quem ela mais ama.