INUYASHA episódio 87: Kikyou revive o passado

 

INUYASHA episódio 87: Kikyou revive o passado

Miguel Carqueija

 

Esta é uma história centrada na sacerdotisa Kikyou, que havia sido o amor de Inuyasha e cuja vida foi truncada por uma armadilha do destino; e agora, como uma zumbi, vaga pelo Japão medieval, num corpo de barro mas com aparência humana. Neste episódio volta-se novamente ao passado, desta vez para explicar o que causou a invalidez de Onigumo, o terrível bandido que apareceu queimado e estropiado perto da aldeia de Kikyou, que cuidou dele numa caverna — até que a maldade de Onigumo atraiu uma multidão de youkais primitivos, que o devoraram e fizeram surgir o Naraku (=abismo), o youkai especialmente poderoso e perverso, que podia assumir uma forma humana e jogou Inuyasha contra Kikyou, provocando uma tragédia de grave consequências: Inuyasha cravado numa árvore pela flecha encantada de Kikyou, e esta morta por um ferimento causado pelo Naraku, disfarçado de Inuyasha. Kikyou ordena que o seu corpo seja queimado junto com a Jóia de Quatro Almas, objeto da disputa.

Cinquenta anos depois Kagome Higurashi vem do futuro, liberta Inuyasha de seu encantamento e a Jóia de Quatro Almas (Shikon no Tama) sai de dentro dela e vai se estilhaçar e se espalhar por vasta região, dando início à jornada dos heróis da série para recuperar os fragmentos.

 

 

Resenha do episódio 87: “A jornada solitária que a Kikyou percorre”, do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

 

Elenco original de dublagem

 

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino

Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi

Shippou..............................................................Kumiko Watanabe

Miroku...............................................................Koji Tsujitani

Sango................................................................. Houko Kuwashima

Rin......................................................................Mamiko Noto

Jaken..................................................................Yuichi Nagashima

Sesshoumaru.....................................................Ken Narita

Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa

Kohaku..............................................................Akiko Yajima

Kagura...............................................................Izumi Ogami

Kouga.................................................................Taiki Matsuno

 

“Que vergonha... salvo por uma mulher. Entretanto, você é uma mulher e tanto.”

(Kanzuke Rasetsu)

 

“Eu vivi da forma que queria. Contudo, depois de experimentar a velhice e a doença, fiquei com medo de cair no inferno.”

(Kanzuke Rasetsu)

 

“Você quer ser salvo?”

(Kikyou)

 

“Ouvi dizer que até mesmo bandidos como eu podem encontrar a salvação.”

(Kanzuke Rasetsu)

 

 "A roda do destino nunca está em movimento, hein?"

(Kikyou)

 

Rasetsu era um grande criminoso em sua juventude, como ele conta, já velho e doente, a Kikyou, que em sua “jornada solitária” procura o Naraku, que há tempos desapareceu e não é encontrado sequer pelos “shinidamas”, os curiosos elementais esvoaçantes que servem à “miko”. Kikyou, nesse episódio, parece bondosa: ajuda os aldeões e até cuida do velho bandido, mas consegue dele a sua história. Afinal foi Rasetsu quem, vingando-se de uma traição, queimou o outro bandido, Onigumo, e o deixou nas proximidades da aldeia onde Kikyou era sacerdotisa. Aliás Kikyou, na época em boas relações com Inuyasha, serviu de pretexto: Onigumo convenceu Rasetsu a matar Kikyou com uma flechada para poderem se apossar da Shikon no Tama (a Jóia de Quatro Almas). Porém Onigumo só queria levar Rasetsu à morte e levar a sua quadrilha. O atentado fracassa com a intervenção de Inuyasha.

Cinquenta anos depois Kikyou fica sabendo da história pelo agonizante Kanzuke Rasetsu. E prossegue a sua jornada, agora buscando a distante montanha Hakurei onde, segundo soube, era um local de redenção. Ela leva uma mecha do cabelo de Rasetsu para enterrar, mas talvez busque a sua própria redenção. Rasetsu achava que podia ser perdoado se fosse enterrado (ou ao menos parte de seu corpo) no lugar certo.

O grupo de Inuyasha aparece pouco mas é singela a cena do acampamento onde, vendo Kagome espirrando, Inuyasha lhe oferece seu manto e Kagome, agradecida, repousa a cabeça em seu ombro para dormir, num gesto de ternura, enquanto os outros quatro (Sango, Miroku, Shippou e Kirara) estão todos com um olho aberto.

 

Rio de Janeiro, 3 e 5 de abril de 2023.