Verborragia (Roque Santeiro)

               

 

                      Conquanto hoje seja avesso a canais abertos de tevê e suas programações alienantes e de mau gosto, num lapso de memória recordei de certo personagem de uma telenovela exibida quando eu era apenas um garoto. Numa época em que os conteúdos novelísticos ainda podiam ser assistidos por crianças, ao lado de seus pais e avós, sem o risco iminente de cenas constrangedoras ou carregadas de ideologias nefastas.

 

O personagem em questão era o professor Astromar Junqueira, que na minha humilde opinião figura entre os personagens mais icônicos da história da teledramaturgia brasileira. Seu intérprete, o inolvidável Rui Rezende, marcou para sempre a história através de sua impecável atuação na novela Roque Santeiro. Eu era muito novo para lembrar detalhes, mas por algum motivo recordo com vividez daquele homem alto e magro que fazia discursos num idioma que parecia qualquer coisa, menos português. Lembro de certa vez, após um desses discursos do professor Astromar, perguntar à minha mãe: "O que foi que ele disse?!" E ela, que certamente havia entendido tanto quanto eu, apenas me olhar de cara feia e responder: "Cala a boca e assiste, garoto!"

 

Por mais incrível que pareça, mesmo sem entender patavinas do que dizia Astromar Junqueira, eu admirava aquela oratória repleta de uma verborragia que parecia não ter fim. Apenas padre Hipólito, interpretado pelo saudoso Paulo Gracindo, parecia não se admirar com a capacidade do professor de se expressar através de palavras que pareciam vindas de um dicionário extraterrestre. Os demais habitantes de Asa Branca, incluindo Sinhozinho Malta, o homem mais poderoso da cidade e também o personagem mais expressivo na carreira de Lima Duarte; o prefeito, interpretado pelo genial Ary Fontoura; a sensacional Dona Pombinha, personagem de Heloísa Mafalda, bem como um sem número de outros personagens icônicos, todos aplaudiam de pé o discursar do professor, mesmo que nenhum deles tenha entendido uma só palavra de tudo o que fora dito.

 

Deixo abaixo o link para quem quiser assistir um desses discursos verborrágicos do inspirado professor Astromar. E mais abaixo minha "tradução" do referido discurso.

 

https://youtu.be/3_2x095U0qg

 

"Então, senhores…

Em uma sonora melodia, girando qual redemoinho de fogo ardente, nossa pequena cidade resplandecia mesmo quando o sol de verão nos queimava a pele. E seria interessante tornar manifesto, assim como seria imperdoável desprezar, a imensa e inominável afronta que quase nos fez desaparecer, qual enchente em terra seca nos dias de Babel.

 

Como enunciado, foi um momento crítico aquele, senhores. Como os grandes navios de Cabral, uma vez vencida a fúria do mar, chegamos ao resplandecente destino. Que não me tenham por arrogante por comparar nossa data especial com a ascensão de Roma.

 

Concluindo…

Meu sincero respeito e eterna gratidão aos pioneiros que transformaram este lugar distante e deserto em um celeiro viçoso, de generosidade e dignidade, hoje ameaçado pela libertinagem, pela esperteza, pela soberba e pela multidão de falcatruas. Está dito!"

 

Netokof
Enviado por Netokof em 10/04/2023
Reeditado em 16/04/2023
Código do texto: T7760513
Classificação de conteúdo: seguro