UCEM - O Mundo

"Não penses que tu fizeste o mundo. As ilusões sim! Mas aquilo que é verdadeiro na terra assim como no Céu está além dos nomes que dás. Quando chamas um irmão, é ao seu corpo que tu apelas. A sua verdadeira identidade está escondida para ti por aquilo que acreditas que ele realmente é. " Lição 184

O teu mundo(ilusorio) é visto através dos olhos do medo. O mundo real representa o oposto daquilo que fizeste e só pode ser visto através dos olhos que o perdão abençoa. Para cada pensamento infeliz refletido no teu mundo, o mundo real possui uma contrapartida, uma correção vistos por olhos serenos e com a mente em paz. E o que vês é gentil.

O mundo real é o símbolo de que o sonho do pecado e da culpa terminou e o Filho de Deus não está mais dormindo. Seus olhos despertos percebem o reflexo seguro do Amor de seu Pai, a promessa certa de que foi redimido. O mundo real significa o fim do tempo, pois percebê-lo faz com que o tempo não tenha nenhum propósito. Lição 290 -8

"Os pensamentos de amor que a sua mente percebe nesse mundo são a única realidade do mundo. Ainda são percepções, porque ele ainda acredita que é separado. Contudo, são eternos porque são amorosos. E sendo amorosos são como o Pai e,

portanto, não podem morrer. O mundo real pode, de fato, ser percebido. Tudo o que é necessário é a disponibilidade para não perceber nenhuma outra coisa. Pois se percebes tanto o bem quanto o mal, estás aceitando ambos, o falso e o verdadeiro e não estás fazendo nenhuma distinção entre eles." Cap 10

"Perceber só o mundo real vai conduzir-te ao Céu real, porque vai fazer com que sejas capaz de compreendê-lo."

"quando o Céu e a terra vêm a ser um, mesmo o mundo real sumirá da tua vista. O fim do mundo não é a sua destruição, mas a sua tradução em Céu." Cap 11

"No mundo real não há nenhuma doença, porque não há separação nem divisão." Cap 11

"Se apenas os pensamentos amorosos do Filho de Deus são a realidade do mundo, o mundo real tem que estar em sua mente." Através dos olhos de Cristo, só o mundo real existe e só o mundo real pode ser visto." Cap 12

"O mundo real te foi dado por Deus em uma troca amorosa pelo mundo que fizeste e pelo mundo que vês. Apenas toma-o das mãos de Cristo e olha para ele. "Cap 12

Cap 13

Senta-te em quietude e olha para o mundo que vês e dize a ti mesmo: “O mundo real não é assim. Não tem edifícios e não tem ruas por onde as pessoas andam sozinhas e separadas. Não tem lojas onde as pessoas compram uma lista sem fim de coisas das quais elas não necessitam. Não é iluminado com luz artificial e as noites não caem sobre ele. Não há dia que se ilumine e depois vá se apagando. Não há nenhuma perda. Nada lá deixa de brilhar e brilha para sempre”

O mundo que vês tem que ser negado, pois ver isso está te custando um tipo diferente de Visão. Tu não

podes ver ambos os mundos, pois cada um envolve um modo diferente de ver e depende do que tu aprecias. A negação de um faz com que seja possível ver o outro. Ambos não são verdadeiros, embora qualquer um dos dois possa te parecer real na medida em que o valorizares.

o mundo real, o mundo dos sonhos felizes, dos quais o despertar é tão fácil e tão natural.

O mundo real ainda é apenas um sonho. Mas as figuras mudaram.

Agora mudou e veio a ser um sonho no qual tudo é alegria, porque esse é o propósito que ele tem. Só sonhos que perdoam podem entrar aqui, pois o tempo está quase no fim.

O

mundo real retrata a inocência dos Céus.

CAp 16

Essa beleza não é uma fantasia. É o mundo real, brilhante e limpo e novo, com tudo cintilando debaixo do sol aberto. Nada está oculto aqui, pois todas as coisas foram perdoadas e não existem fantasias para esconder a verdade. A ponte entre aquele mundo e esse é tão pequena e tão fácil de atravessar, que não poderias acreditar que ela é o ponto de encontro de mundos tão diferentes. No entanto, essa pequena ponte é a coisa mais forte que, de algum modo, toca esse mundo. Esse pequeno passo, tão mínimo que escapou à tua atenção, é um passo largo através do tempo até à eternidade, indo além de tudo o que é feio até à beleza que vai encantar-te e que nunca cessará de te maravilhar pela sua perfeição.

A percepção do mundo real será tão breve que mal terás tempo para agradecer a Deus por ela. Pois

Deus dará o último passo prontamente, quando tiveres alcançado o mundo real e estiveres pronto para

Ele.

O mundo real é atingido simplesmente pelo perdão completo do mundo velho, esse mundo que vês sem perdão.

O mundo real é o estado mental no qual se vê o perdão como o único propósito do mundo. O medo

não é a meta do mundo, pois escapar da culpa vem a ser o seu objetivo.

O mundo real é um estado no qual a mente aprendeu como é fácil abandonar ídolos quando eles ainda são percebidos, mas não são mais queridos.

O mundo real é alcançado quando percebes que a base do perdão é bastante real e inteiramente justificada. Enquanto o consideras como uma dádiva que não é devida, ele não pode deixar de sustentar a culpa que queres “perdoar”. O perdão não justificado é ataque. E isso é tudo o que o mundo jamais poderá dar. Ele perdoa os “pecadores” algumas vezes, mas

permanece consciente de que pecaram. E assim eles não merecem o perdão que ele lhes dá.

Mas a face de Cristo é o grande símbolo do perdão. É a salvação. É o símbolo do mundo real. Quem quer que olhe para

ela nunca mais vê o mundo. Está tão perto do Céu quanto é possível chegar estando ainda do lado de fora, antes da porta. Entretanto, dessa porta para dentro, não falta nada além de um passo. É o passo final. E isso nós deixamos para Deus.

Os olhos do corpo não são, portanto, o meio através do qual o mundo real pode ser visto, pois as ilusões que eles contemplam não podem deixar de levar a mais ilusões da realidade.

LIÇÃO 54

Os meus pensamentos farão um mundo falso ou me conduzirão ao mundo real. Mas os pensamentos não podem ser sem efeitos. Da mesma forma que o mundo que vejo surge dos meus erros de pensamento, o mundo real surgirá diante dos meus olhos à medida em que eu permita que os meus erros sejam corrigidos. Meus pensamentos não podem deixar de ser verdadeiros ou falsos. Têm que ser um ou outro. O que vejo me mostra o que são.

LIÇÃO 58

.Minha santidade envolve tudo o que eu vejo. A percepção do mundo real vem da minha santidade.

Da mesma forma que o perdão ofusca todo pecado e o mundo real virá ocupar o lugar do que

fizeste.

LIÇÃO 289

A menos que o passado esteja acabado na minha mente, o mundo real tem que escapar à minha

vista. O passado foi feito para ocultar o mundo real e por isso o mundo só pode ser contemplado agora. Ele não tem passado. Pois o que, senão o passado, pode ser perdoado e tendo sido perdoado, ele desaparece.

QUEM FEZ O MUNDO

O ego fez o mundo como o percebe, mas o Espírito Santo, que re-interpreta os feitos do ego, vê o mundo como um instrumento de ensino para trazer-te para casa.

Tu fizeste o mundo e depois te ajustaste a ele e ele a ti. E nem existe nenhuma diferença entre tu e ele em tua percepção, que fez a ambos.

É igualmente necessário que reconheças que fizeste o mundo que vês, assim como que reconheças que não criaste a ti mesmo.

LIÇÃO 132

Talvez penses que não fizeste o mundo, mas que vieste contra a tua vontade ao que já havia sido feito, dificilmente esperando que os teus pensamentos pudessem lhe dar significado. Entretanto, na verdade, achaste exatamente aquilo que procuravas quando vieste. Não há outro mundo à parte daquele que desejas e nisso está a tua liberação suprema. É só Mudar a tua mente quanto ao que querer ver e todo o mundo tem que mudar em conseqüência. Idéias não deixam a sua fonte. Esse tema central é declarado com freqüência no livro texto e tem que ser mantido em mente se quiseres compreender a lição para o dia de hoje. Não é o orgulho que te diz que fizeste o mundo que vês e que ele muda à medida que mudas a tua mente.

Mas é o orgulho que argumenta que vieste a um mundo que é bastante separado de ti mesmo, impermeável àquilo que pensas e bem à parte do que possas pensar que ele seja. Não há nenhum mundo! Esse é o pensamento central que o curso tenta ensinar. Nem todos estão prontos para aceitá-lo e cada um tem que ir tão longe quanto possa se permitir ser conduzido ao longo da estrada para a verdade. Ele voltará e irá ainda mais adiante, ou talvez recue por um momento para retornar outra vez.

Mas a cura é a dádiva daqueles que estão preparados para aprender que não existe nenhum mundo e que podem aceitar a lição agora. A sua prontidão par isso lhes trará a lição sob alguma forma que possam compreender e reconhecer. Alguns a vêem subitamente, à beira da morte, e erguem-se para ensiná-la. Outros acham-na em uma experiência que não é desse mundo , que lhes mostra que o mundo não existe porque o que contemplam tem que ser a verdade e, no entanto,

contradiz claramente o mundo.

LIÇÃO 152

Não é estranho que acredites que pensar que fizeste o mundo que vês seja arrogância? Deus não o fez. Disso podes estar certo. O que pode Ele saber do efêmero, do pecador e do culpado, do amedrontado, do sofredor e solitário, e da mente que vive dentro de um corpo que não pode deixar de morrer? Estás apenas acusando-O de insanidade ao pensar que Ele tenha feito um mundo em que tais coisas pareçam ter realidade. Ele não é louco. No entanto, só a loucura faz um mundo como

esse.

Atma Jordao
Enviado por Atma Jordao em 17/04/2023
Reeditado em 18/04/2023
Código do texto: T7766158
Classificação de conteúdo: seguro