Kagome sempre leal a Inuyasha.

 

 

INUYASHA episódio 88: os três macaquinhos

 

INUYASHA episódio 88: os três macaquinhos

Miguel Carqueija

 

Uma das mais divertidas aventuras da série “Inuyasha” e que dá grande destaque à sensatez de Kagome Higurashi.

O quinteto de aventureiros — ou sexteto, se considerarmos o animal mágico Kirara, cuja forma habitual é pequena, menor que o Shippou, mas pode crescer nas horas de perigo — continua em sua jornada pelo Japão medieval, à procura dos fragmentos da Jóia de Quatro Almas e do Naraku, que ficou com a maior parte. E chegam a outra aldeia que, como sempre, está às voltas com grandes problemas.

Entre parênteses: é peculiar que só encontrem aldeias, nunca cidades.

Desta vez o problema são três macacos-youkais de pequeno porte, mas que conseguem apavorar os aldeões porque andam pela plantação. Na verdade a aflição exagerada dos aldeões é um ponto fraco da história: não se entende porque tanto pânico. Mas quando Inuyasha tenta afugentá-los é surpreendido por um truque mágico e uma enorme rocha se adere à sua mão direita por feitiço. Inuyasha até bate neles e fica fulo de raiva, porém Kagome tem o bom senso de tentar descobrir o que os macaquinhos realmente querem.

 

Mesmo levando cascudos (reparem nos galos) os três macaquinhos-youkais tripudiam de Inuyasha, preso a uma grande rocha por encantamento. Inuyasha é o único herói que bate em criança (felizmente tem a Kagome para moderá-lo). (Mas ele só faz isso quando abusam dele)

 

Resenha do episódio 88: “Os sanseirei do sarugami-sama”, do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

 

Elenco original de dublagem

 

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino

Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi

Shippou..............................................................Kumiko Watanabe

Miroku...............................................................Koji Tsujitani

Sango................................................................. Houko Kuwashima

Rin......................................................................Mamiko Noto

Jaken..................................................................Yuichi Nagashima

Sesshoumaru.....................................................Ken Narita

Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa

Kohaku..............................................................Akiko Yajima

Kagura...............................................................Izumi Ogami

Kouga.................................................................Taiki Matsuno

 

Kagome tem uma grande atuação nesse episódio, pois ela resolve tudo com alguma ajuda do Shippou, conseguindo conquistar a confiança dos macaquinhos. Pela terceira vez ela livra Inuyasha de um feitiço.

 

 

“Apelar para o Inuyasha? Eles devem estar muito desesperados.”

(Miroku)

 

“Nós já sabemos para onde ir.”

(Inuyasha)

 

Inuyasha tem um coração bom, mas sujeito a chuvas e trovoadas.

 

 

O que queriam os tais macaquinhos? É meio complicado explicar: eles serviam um “deus” — não sei o que dizem no original japonês, mas eu penso ser melhor dizer “gênio” — o Sarugami-sama, que estava num frasco (sic) chamado “go-shintai”, e este foi extraviado numa guerra onde o santuário foi queimado. E os macaquinhos (chamados “seirei”) mexiam nas plantações à procura do frasco.

A Kagome, com uma tranquilidade que Inuyasha não tem, consegue fazer amizade com os “seirei” oferecendo-lhes pirulitos (sic). A curiosidade é que Kagome traz gulodices da nossa época para o período Sengoku do Japão, em que vive Inuyasha. E também é Kagome quem localiza o frasco por conta do seu poder de enxergar coisas que outras pessoas não enxergam.

Surge uma inesperada pista do Naraku, que o Sarugami pressentiu, ele teria passado sobre a aldeia na direção de Uchitura — nordeste do Japão. O Sarugami parece mesmo um gênio, mas velho e de longas barbas, além de tranquilo.

Episódio engraçadíssimo, onde Inuyasha fica mais estressado que nunca.

Em tempo: Miroku e Sango têm pouca atuação desta vez.

 

Rio de Janeiro, 5 de maio de 2023.

 

Kagome é o anjo bom da saga, que direcionou Inuyasha para o bom caminho.