O ELO PERDIDO episódio 12: o dia escamoteado

 

O ELO PERDIDO episódio 12: o dia escamoteado

Miguel Carqueija

 

Na série “O elo perdido” — cujo título original pode ser traduzido como “A terra dos perdidos” — não há muita preocupação com a verossimilhança. Há cabinas apelidadas “pilares” e dentro, mesas com pedras de diversas cores; se alguém mexer em suas posições faz até que o sol local deixe de surgir, ou seja, afeta até as leis astronômicas.

Eu tenho a impressão de que os roteiristas da série acabaram se perdendo de tanta confusão que fizeram.

Aqui o que acontece é uma conspiração dos sleestaks resultando na paralisação da noite. O Enik — o sleestak do passado, mais civilizado — se mete na história (ele na verdade já devia ter se mandado de lá, mas parece que ainda não encontrou a posição certa das pedras próximas ao portal que precisa abrir para retornar à sua época e convencer o seu povo a não degenerar; mas esse objetivo parece ter se perdido ao longo do seriado).

O motivo dos sleestaks quererem a “noite eterna” é banal.

 

 

Resenha do episódio 29 (12 da segunda temporada) do seriado de televisão "O elo perdido" (Land of the lost), “Blecaute”(Bleckout). Crofft Productions, EUA, 1974-1976. Criação e produção dos irmãos Sid e Marty Crofft. Co-produção: Dennis Steinmetz. Produção executiva: Albert J. Tenzer. Co-criação: Allan Foshko. Direção: Bob Lally. Roteiro: Roteiro: Donald F. Gaut. História de Donald F. Gaut e Dick Morgan.

 

Elenco:

Rick Marshall............. Spencer Milligan

Holly Marshall............ Kathy Coleman

Will Marshall.............. Wesley Eure

Enik..........................Walter Edmiston

Neste episódio também atuam Brian Heublen, Jack Tingley e Mike Westra como “sleestaks”.

 

“Não fazem mais pilares do tempo como antigamente.”

(Will Marshall)

 

Para os Marshall é questão de vida ou morte acertarem as pedras, pois sem o dia a temperatura vai cair muito. Os dinossauros são os primeiros a se ressentirem com o frio.

Os sleestaks — com exceção de Enik, que os demais consideram como anão — são muito altos, e num dos extras de comentários se explica que os atores, dentro de suas fantasias, moviam-se sobre andas. Por isso mesmo eram tão lentos.

Pelo que eu vi na internet os produtores do seriado, os irmãos Sid e Marty Croftt, ainda vivem, é claro, bastante idosos. A franquia, embora ridícula, deixou saudade.

 

Rio de Janeiro, 17 e 23 de maio de 2023.