MAI, A GAROTA SENSITIVA volume 4: a crueldade adolescente

 

MAI, A GAROTA SENSITIVA volume 4: a crueldade adolescente

Miguel Carqueija

 

No quarto mangá de Mai configura-se um conflito entre a Kaieda e a Aliança da Sabedoria. Esta última supostamente controla o mundo, enquanto a Kaieda limita-se a controlar o Japão. No fundo, uma típica história de “teoria da conspiração”.

Senzo Kaieda, o exótico velho de barba branca e traje oriental medieval, revelou-se cruel e totalitário, manipulador; fica estranho de repente mostrar-se bonzinho, recusando-se a entregar Mai à Aliança da Sabedoria, colocando a menina sob sua proteção e até facilitando a ela rever as suas duas melhores amigas da escola. Além disso Madarao Idei, o velhote anão de Togakushi, daquele santuário cujos monges guerreiros foram todos mortos pelo gigante enviado por Kaieda, aparece em Tóquio e com ajuda de Takero Haguro (o Intetsu) chegou diante do prédio da Kaieda e penetrou nele, escalando por fora com uma “bat-corda”, aparentemente sem ninguém da rua ver... ora, até Madarao, depois de ter seus monges exterminados, aceita a aliança com Kaieda. Mas como acreditar nesse sujeito, se ele nem explica porque resolveu ser bonzinho?

 

Resenha do volume 4 do mangá “Mai, a garota sensitiva”, de Kazuya Kudo (roteiro) e Ryoichi Ikegami (desenho). Editora Abril, São Paulo-SP, 1992. Ikegami Shokukan, Japão, 1988. Neste volume, as partes 21 a 26 da história.

 

“Isto pode ser difícil para você compreender... mas existe uma certa organização que controla o mundo.”

(Senzo Kaieda para Mai Kuju)

 

O grande lance deste volume é o aparecimento de Turm Garten, de 13 anos, uma alemã oriental (portanto foi antes da queda do Muro de Berlim) dotada também de poderes telecinéticos. Todavia, diferente de Mai, Turm é perversa, e chega a destruir com seu olhar um avião que partia do Aeroporto Internacional de Leipzig, para matar uma colega de classe a quem odiava e que seguia a bordo; só que matou desse jeito umas 300 pessoas. Pois o líder da Aliança da Sabedoria resolve recrutar essa menina para confrontá-la com Mai.

O encontro das duas não se dá neste volume, mas deve ocorrer no seguinte.

Adolescentes já podem ser pessoas muito más. Turm já odeia Mai sem conhecê-la... só pelo fato de Mai também existir e ser poderosa.

 

Rio de Janeiro, 3 e 4 de junho de 2023.