A trágica amizade de Kagura e Yomi 

 

GA-REI ZERO episódio 4: o dever de justiça

GA-REI ZERO episódio 4: o dever de justiça

Miguel Carqueija

 

Prossegue a história pregressa das duas meninas, anterior aos terríveis acontecimentos descritos nos dois primeiros episódios deste seriado.

Aparece um dos personagens mais bizarros já vistos em animê: o gigantesco Mestre Michael, criador de espadas e outras armas místicas para combater com seres sobrenaturais — uma esquisitice que porém é básica para o funcionamento do enredo.

Michael é um sujeito meio louco que anda de tanga, e até, conforme se comenta, às vezes é preso. Não cheguei a entender a razão do personagem funcionar desse jeito (Kagura fica horrorizada quando o vê pela primeira vez).

Porém ocorrem outras cenas meio sem-vergonhas no episódio, como a piada erótica que Iwahata, que é homossexual, dirige a Sakuraba Kasuki, da equipe que ele comanda; Kasuki, que acaba de se horrorizar com uma cena em que Yomi, também por piada e para zoar da inocência de Kagura, a beija na boca. Elas não são lésbicas, Kagura fica embaraçada e Yomi é noiva de Noriyuki, embora não muito entusiasmada. As duas irmãs de criação também aparecem nuas na banheira. Todavia, apesar das cenas de nudez e das piadas sexuais, a história não é pornográfica nem sobre sexo; concentra-se num drama humano em meio a um cenário de ataques de estranhos seres do plano espiritual. Este drama gira em torno do destino de Yomi e Kagura, pois elas “carregam o fardo do destino”.

 

As colegas de Tsuchimiya Kagura, que ignoram sua atividade de guerreira exorcista

 

Resenha do seriado de animação “Ga-Rei Zero”, episódio 4, “O dever de justiça”. Estúdio A/C Spirits, Japão, 2008. Direção: Ei Aoki. Trilha sonora: Noriyasu Agematsu.

Elenco de dublagem original:

Kagura Tsuchimiya..............................Minori Chihara

Yomi Isayama......................................Kaoru Mizuhara

Noriyuki Izuna.....................................Shinya Takahashi

Kazuki Sakuraba..................................Minoru Shiraishi

Garaku Tsuchimiya..............................Tetsuo Komura

Naraku Isayama...................................Mugi Hito

Mei Isayama........................................Ryoko Tanaka

Irmãos Nabuu......................................Norio Wakamoto

Chizuru Yonase....................................Chika Horikawa

Kazuhiro Mitogawa............................. Megumi Matsumoto

Ayame Jinguji.......................................Mai Aizawa

Yuu Isayama.........................................Takko Ishimore

Miku Manabe.......................................Nozomi Masu

Kohara Michael....................................Hirozaku Hiramatsu

Masaki Shindo......................................Tetsuya Kakihara

 

Kagura cuidando da espada

 

“Não acha que ultimamente o número de desastres sobrenaturais tem aumentado?”

(Kagura Tsuchimiya para Yomi Isayama)

 

Kagura e Yomi seguem em missão de exorcismo

 

Basicamente o que levou uma pessoa bondosa como Yomi a se corromper? Pequenos indícios já se mostram nesse episódio: Yomi posterga as provas de Kagura, que já queria estar na linha de frente dos combates. Yomi pretende que ela não está suficientemente treinada. Como se sabe, Yomi controla com a espada Shishiou o Ga-Rei Ranguren, uma besta espectral semelhante a um leão. Quando Kagura fala na hipótese dela mesma possuir um ga-rei, Yomi faz cara feia.

A emulação de Kagura, por ela treinada mas que já a está alcançando em pouco tempo, parece desagradar Yomi. A serpente do despeito deu início ao seu trabalho de destruição.

Mas o fato de que Kagura ainda fraqueja se os adversários têm forma humana (zumbis) e não é capaz de matá-los (apesar de que zumbis já estão mortos, como lhe diz Yomi), e sua hesitação coloca Yomi em perigo, é um detalhe importante. Kagura acaba sendo punida por seu pai, que no entanto se mantinha ausente. Ele dá duas pancadas nas mãos da garota, com a bainha da espada; o que provoca um protesto de Yomi. O patriarca Tsuchimiya ignora o protesto e vai embora, dizendo a Kagura: “Fique mais forte!”

Retornando ao capítulo 2, que se passa depois do capítulo 4, vemos como já em confronto Yomi zomba de Kagura porque ela não era capaz de matá-la. Até então Kagura só conseguira eliminar seres de forma não-humana.

 

Rio de Janeiro, 18 de junho de 2023.

 

 

O confronto com os zumbis ou, como diz Yomi, "espíritos humanos corrompidos".