A enfermidade de Kagome preocupa Inuyasha mais do que ele quer admitir.

 

 

INUYASHA episódio 89: o resfriado de Kagome

 

INUYASHA episódio 89: o resfriado de Kagome

Miguel Carqueija

 

O ato 89 do seriado de Rumiko Takahashi é minimalista, enternecedor, interrompendo as lutas que os personagens principais travam no fantástico Japão do passado.

Kagome Higurashi adoeceu, resfriou-se, com uma tosse seca persistente e febre alta. Inuyasha, que tem dificuldade em revelar seus verdadeiros sentimentos, preocupa-se embora se faça de agastado por estar Kagome involuntariamente atrasando a jornada. Afinal, uma pista do Naraku foi encontrada e é preciso segui-la. Mas Kagome, a conselho de Miroku, secundado por Sango e Shippou, resolve voltar para sua casa, na era atual, e poder se tratar. Assim ela reencontra a mãe, o avô, o irmão Souta e o gato Buyo. Logo porém é visitada pelas três colegas mais chegadas e pelo Houjo, o garoto que tem um fraco por ela — só que essas pessoas nada sabem da outra vida que Kagome leva, na era medieval.

 

Sango concorda em que Kagome volte para casa até se recuperar.

 

Resenha do episódio 89: “Confronto de visitas entre aquele sujeito e ele”, do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

 

Elenco original de dublagem

 

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino

Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi

Shippou..............................................................Kumiko Watanabe

Miroku...............................................................Koji Tsujitani

Sango................................................................. Houko Kuwashima

Rin......................................................................Mamiko Noto

Jaken..................................................................Yuichi Nagashima

Sesshoumaru.....................................................Ken Narita

Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa

Kohaku..............................................................Akiko Yajima

Kagura...............................................................Izumi Ogami

Kouga.................................................................Taiki Matsuno

 

As colegas de Kagome e o colega Houjo. O desenho exagera na curteza das saias do uniforme (não corresponde à verdade; em Sailor Moon as colegiais vestem saias de comprimento normal).

 

“Será que o que imaginei neste crepúsculo é mais do que posso fazer com minhas mãos?”

(canção-tema da abertura)

 

“Você não vai deixar sua marca em mim?”

(idem)

 

“Quero que você confie mais em mim.”

(Houjo para Kagome)

 

“Pode ter um gosto ruim mas vai funcionar sem dívida.”

(Inuyasha para Kagome)

 

Souta fica horrorizado ao ver que Kagome, sua irmã mais velha, realmente toma a poção oferecida por Inuyasha. Por incrível que pareça, a "coisa" cura Kagome.

 

Inuyasha, único que consegue atravessar o poço Come-Ossos de era a era, visita Kagome e a encontra preocupada com a prova escolar do dia seguinte, só que ela não melhora. Então, com uma dedicação que bem revela o seu sentimento, ele volta à era feudal e de lá traz uma poção que inclui fígado de javali e de outros bichos, além de raízes e ervas medicinais, e sem que Kagome saiba os ingredientes. A menina, porém, é corajosa e, enfrentando o cheiro e o gosto desagradáveis, toma a poção e fica logo boa, conseguindo fazer a prova no dia seguinte.

É um episódio muito terno, mostrando o desvelo de Inuyasha pela sua amada e a confiança que ela tem nele.

 

Rio de Janeiro, 27 de junho de 2023.

 

Inuyasha acaricia as pernas de Kagome por cima do cobertor. Há tempos Kagome decidiu que ama Inuyasha mas é a primeira vez que ele manifesta tanto carinho, usando as ações de sua falecida mãe como pretexto.