A g@rota do lago  

Quando o assunto é thriller contemporâneo, um escritor muitas vezes içado pelos leitores, a geralmente ocupar o topo dos rankings, atende pelo nome de Charlie Donlea. O autor e oftalmologista norte-americano já assina sete livros, tendo todos sido trazidos para o Brasil pela Faro Editorial. Diante de todo o estrambólico sucesso, chegara a hora de dissecar um pouco do universo penejado por Donlea, quem sabe descobrindo, entre outras coisas, a razão para sempre ser elencado por expressivo número de adeptos do suspense. E para embarcar em grande estilo nessa marcha literária, a ideia foi seguir até o começo de tudo: A Garota do Lago.

A trama, do romance lançado em 2016, transpõe o leitor para a idílica Summit Lake, uma pequena cidade erigida entre uma região montanhosa, um cenário encantador não apenas pela condição bucólica, mas pelas casas dispostas às margens de um lago com suas distintas águas intocadas. A fórmula não é nada inovadora, mas geralmente funciona, trazendo o assassinato da proeminente jovem Becca Eckersley, crime bárbaro que abala toda uma pequena cidade, ansiosa por respostas.

O episódio acabou rendendo calorosos debates entre moradores da antes pacata cidade, que não apenas se veem desafiados a desvendar o mistério, como também temem que uma onda de violência se estabeleça na plácida comunidade. Esse parece ter sido o cenário que impulsionou uma renomada revista a mobilizar sua principal repórter, Kelsey Castle, a se instalar na cidadezinha, iniciando uma complexa investigação. Para triunfar terá de conseguir algum auxílio, lidar com a falta de cooperação dos investigadores da polícia estadual, além de conviver com suas próprias agruras.

A narrativa se desenrola de maneira interessante, seguindo dois distintos planos, pré/pós o assassinato, que caminham para conversão. De um lado, Kelsey Castle se esforça para descobrir porque as investigações aparentemente estão todas engessadas. Logo, a jornalista se dá conta de que respostas estão no passado da vítima, cercado de muito mistério. O outro plano se estabelece mostrando os eventos da vida de Becca Eckersley, antes de cruzar com seu impetuoso algoz.

A Garota do Lago não é um suspense brilhante, inclusive deixa muitas arestas soltas, mas mostra seus atributos, conseguindo despontar como um suspense envolvente em seu decorrer, afinal nos últimos anos tornou-se um dos livros de ficção mais vendidos do Brasil em um recorte feito nos últimos três anos. Ainda assim, seu desfecho pode evocar desgosto nos leitores mais exigentes. Apesar disso, as incursões pelo universo de Charlie Donlea reservam boas surpresas e há seis diferentes caminhos para seguir. Basta só escolher em qual deles irá viajar.

Rafinha Heleno
Enviado por Rafinha Heleno em 04/07/2023
Reeditado em 05/07/2023
Código do texto: T7829347
Classificação de conteúdo: seguro