Abordagem filosófica-fenomenológica de "Efêmera Existência"

A abordagem filosófica-fenomenológica busca compreender a experiência humana em um nível mais profundo, explorando os significados e as percepções que surgem do encontro entre o sujeito e o objeto. Nessa perspectiva, o poema pode ser visto como uma expressão poética dessa experiência.

O poeta, por meio de sua linguagem e imagens, evoca sensações e emoções no leitor, levando-o a entrar em contato com a própria subjetividade e a refletir sobre sua relação com o mundo. A fenomenologia projeta uma luz sobre essa experiência, destacando o papel da consciência na construção de significados.

Podemos notar, nesse poema, uma ênfase nas percepções sensoriais e na introspecção. O uso de figuras de linguagem, como metáforas e metonímias, cria imagens vívidas que despertam a sensibilidade do leitor. Além disso, a repetição de certas palavras ou frases pode sugerir uma busca pela essência das coisas, uma tentativa de ir além das aparências superficiais.

Nessa perspectiva, o poema pode ser interpretado como um convite a uma reflexão filosófica sobre a natureza da realidade e nossa relação com ela. Ele nos convida a abandonar as interpretações prévias e a nos abrir para uma experiência mais autêntica, em que somos capazes de entrar em contato com o que é essencial, com o que está além das aparências.

Dessa forma, a análise filosófico-fenomenológica do poema nos leva a refletir sobre a natureza da experiência humana e a importância de nos despojarmos das preconcepções para nos permitirmos uma vivência mais autêntica.

Lorena Borba
Enviado por Lorena Borba em 05/07/2023
Reeditado em 09/05/2024
Código do texto: T7830147
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.